terça-feira, 18 de dezembro de 2007

A volta dos Dinossauros

A matéria abaixo, publicada no Estado de Minas retrtata a volta de velhas e boas bandas de rock´n roll. O que Vocês acham desses revival´s? Particularmente como não curto praticamente nada pós meados dos anos 90 produzido pelas mídias convencionais (afinal o movimento grunge de Seattle, o Rage, e outras pouca boas bandas são anteriores ao meados dessa década) a princípio seria bom esses retornos, ainda que seja bem melhor ouvir os discos da época de ouro dessas bandas. O problema é realmente saber se de fato são os grupos que estão de volta ou somente suas grifes. O caso mais promissor parece ser mesmo o do Led Zeppelin com sua formação original (a excessão é claro de John Bonham falecido mas substitído atualmente pelo seu filho).

Led Zeppelin, Police, Genesis, Sex Pistols: 2007, o ano da volta dos dinossauros - 17/12/07

(AFP)

"Espero morrer antes de ficar velho", cantava a banda The Who em 1965: 42 anos depois, o refrão está superado e, de Led Zeppelin ao The Police, passando pelo Genesis e o Sex Pistols, de Johnny Rotten (foto), poucos grupos históricos resistiram esse ano à tentação de voltar aos palcos.

Duas motivações podem explicar este fenômeno: a busca da eterna juventude, como que fazendo eco a célebre frase de Neil Young "Rock and Roll Will Never Die (" O rock nunca irá morrer"), e as motivações mais monetárias, dignas de "We're Only in It For the Money ("Só estamos nessa pelo dinheiro") de Frank Zappa.

O Led Zeppelin foi o último caso do ano, com um show realizado no dia 10 de dezembro em Londres, depois de duas breves aparições para caridade em 1985 e 88.

O vocalista Robert Plant afirmou que esse show não será seguido por uma turnê, mas o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones foram menos categóricos. O baterista John Bonham, falecido em 1980, foi substituído pelo filho Jason.

O movimento de volta foi iniciado pelo The Police, que anunciou seu regresso no início de 2007, terminando um grande ano sabático que havia começado em... 1984 (o conjunto nunca havia terminado oficialmente). A turnê mundial do trio composto por Sting, Stewart Copeland e Andy Summers irá continuar em 2008.

Nesta categoria digna do filme "De volta para o futuro", o Genesis iniciou sua primeira turnê desde 1993. O grupo, formado por Phil Collins, Tony Branks e Mike Rutherford não conta com Peter Gabriel, que abandonou o conjunto em 1975.

Por sua vez, o The Who prosseguiram a turnê mundial que haviam iniciado no ano passado. O conjunto lançou no final de 2006 "Endless Wire", seu primeiro disco desde 1982. Neste caso, só restam dois membros do grupo original, o vocalista Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend que, para a bateria, recorreram a Zak Starkey, filho do beatle Ringo Starr.

Iggy Pop e os Stooges também organizaram uma turnê, enquanto que os ex-The Doors Ray Manzarek e Robbie Krieger atuaram com o nome de Riders on the Storm, com o vocalista Brett Scallions substituindo o lendário Jim Morrison, falecido em 1971.

Anos luz de distância do "No future" punk, o Sex Pistols voltou ao cenário musical no dia 8 de novembro em Londres. Sly & the Family Stone, o Black Sabbath (com o nome de Heaven and Hell) e os Eagle também retornaram nos últimos meses.

Os sexagenários não são os únicos dispostos à volta, já que o fenômeno também está acontecendo em bandas dos anos 80 e 90: Van Halen, Rage Against the Machine, The Smashing Pumpkins, The Verve, Happy Mondays, Jesus and Mary Chain, My Bloody Valentine e, em um gênero bastante diferente, as Spice Girls, que iniciaram uma turnê mundial no dia 2 de dezembro.

Fãs de todas as idades assistem aos shows, o que demonstra que a música permanece através das gerações. Além disso, os fãs dos velhos tempos também envelheceram, e seu pode aquisitivo atual lhes permite pagar entradas para concertos com ingressos bastante caros.

Desta forma, apesar da nostalgia poder parecer incompatível com a essência do rock, sempre sem tem a enorme vantagem de ganhar dinheiro. Segundo a edição eletrônica da revista americana Forbes, os imortais Rolling Stones são os músicos que mais faturaram entre junho de 2006 e junho de 2007, com 88 milhões de dólares ganhos na turnê "A Bigger Bang".

Nenhum comentário: