sábado, 15 de dezembro de 2007

Viva Oscar Niemeyer

Hoje é dia do grande Oscar Niemeyer. O arquiteto das curvas completa seu centenário, listado como um dos 10 maiores gênios vivos da Terra. Não que isso importe ao grande pensador e humanista Oscar, aliás homenagens não o apetecem muito. O que de fato importa como ele mesmo gosta de dizer são as pessoas. Viva esse grande humanista, comunista e acima de tudo um homem coerente com seu pensamento por todo um século.
Abaixo algumas frases epistolar do gênio:

* A arquitetura evolui em função da técnica e dos problemas sociais. No dia em que a sociedade for mais horizontal, não haverá palácios para os mais ricos. Mas os empreendimentos humanos, os estádios, os teatros, serão mais ricos ainda e mais pretensiosos, porque mais gente irá freqüentá-los.


* Quem vai a Brasília pode gostar ou não dos palácios. Mas não pode dizer que viu coisa parecida. Nossa procura na arquitetura é a surpresa, o espanto. Qualquer obra de arte deve pretender isso.


* A arquitetura hoje em dia é muito egoísta. A gente trabalha para quem? Para quem tem dinheiro no bolso. O sentido humano da arquitetura foi sempre esquecido.


* Brasília começou com Pampulha [em Belo Horizonte]. Juscelino me chamou e fui lá falar com ele, não o conhecia. Nesse dia ele se revelou para mim. Disse: 'Preciso do projeto do Cassino para amanhã'. Eu era moço e entreguei. E ele repetiu isso o tempo todo em Brasília, queria tudo para amanhã.


* De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte.


* Na arquitetura debrucei-me por toda a vida. Foi o meu hobby, uma das minhas alegrias, procurar a forma nova e criadora que o concreto armado sugere. Descobri-la, multiplicá-la, inseri-la na técnica mais avançada, criar o espetáculo arquitetural.


* Nunca me calei. Nunca escondi minha posição de comunista. Os mais compreensíveis que me convocam como arquiteto sabem da minha posição ideológica. Pensam que sou um equivocado e eu penso a mesma coisa deles. Não permito que ideologia nenhuma interfira em minhas amizades.

Nenhum comentário: