segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Sobre as eleições no ano que vem

Como todos sabemos, ano que vem é ano eleitoral. Se vocês acham que estou falando das eleições municipais, esqueçam. Aliás para que eleições municipais se sabemos que todos eles são comandados pela máfia dos transportes (e isso quem disse foia Veja, lá pelos idos de 1992). O finaciamento de vereadores é um escândalo... aliás existe coisa mais escandalosa do que Camara Municipal, o Congresso é pessímo, as assembléias idem, então tente imaginar as camaras municipais. Imaginou é muito, muito pior do que Você pensa. A daqui de BH então é um pavor. Dito tudo isso, vamos ao que interessa. As eleições a que me refiro são as presidenciais norte-americanas, afinal sejamos honestos conosco mesmos, não passamos de quintais deles mesmos. Duvida? Dê uma corrida na net que Você perceberá isso, ou então olhe para o governoi Lula. Dito isso, reproduzo abaixo os minicurriculos de todos os candidatos dos dois grandes partidos norte-americanos (a fonte é o site do Azenha, link aqui do lado). Qual será o menos ruim? Sei lá, para mim todos são péssimos, incluindo ai o Obama Barack (talvez mude de idéia, segundo o mesmo Azenha o cara realmente séria alguém de foram do main stream- a conferir, mas é uma fonte boa, afinal o Azenha morou lá nos states por 18 anos e conhece um bocado da política de lá), mas como o simbolismo importa. E muito. Esse blog já torce para que este afro-americano chegue ao poder. Ainda que tudo isso não passe de um devaneio, ou de um jogo de cena pseuo-democrático para no final, como sempre o eleito ser um representante da velha WASP: ou seja, um anglo americano branco e protestante.

PS: para sermos justos com todos, de fato tem algo de novo no marasmo eleitoral americano, mas todas prévias têm. Ou seja, aquele candidato mais libertario que não tem chance alguma. O dessa vez por incrível que pareça é um republicano, ele se chama Ron Paul e defende um ideario anarquista... em pleno partido republicano.
De qualquer forma atentemos para dois azarões, que devem dar trabalho, apesar de como sempre perderem a indicação de seus respectivos partidos, são eles: o já citado Obama Barack e Mike Huckabee (este do partido Republicano), um daqueles candidatos quadrados e conservadores que a gente acha que só existe na ficção.
Por enquanto este blog, aposta (que horror será os próximos quatro anos) em Hilary pelos Democratas e Rudolph Giulliani pelos Republicanos. Pelo menos com esses dois as crianças não serão obrigadas a ler a bíblia antes das aulas.

DEMOCRATAS:

HILLARY.jpg

SENADORA E EX-PRIMEIRA DAMA HILLARY CLINTON - É a favorita. Senadora por Nova York e ex-primeira dama, faz campanha calcada em sua experiência. Votou a favor da ocupação americana do Iraque. Feito o marido, tenta ocupar o centro político num país polarizado.

townhall.jpg

SENADOR BARACK OBAMA - É a surpresa. Promete a retirada das tropas americanas do Iraque em 18 meses, o aumento do salário mínimo e a redução da influência dos lobistas nas decisões do governo. Conta com os eleitores jovens para impulsioná-lo.

BIDEN.jpg

SENADOR JOE BIDEN - Faz uma campanha de centro, com ênfase em sua experiência em política externa.

JohnEdwards_20082007.jpg

EX-SENADOR JOHN EDWARDS - Defende a retirada americana do Iraque num período de dez meses, um sistema nacional de saúde que dê cobertura aos 40 milhões de americanos que não têm seguro de saúde e um programa para eliminar a pobreza.

178px_Bill_Richardson_at_an_event_in_Kensington_2C_New_Hampshire_2C_March_18_2C_2006.jpg

EX-GOVERNADOR DO NOVO MÉXICO BILL RICHARDSON - Propõe a retirada imediata do Iraque e o investimento dos U$ 10 bilhões gastos mensalmente naquele país em programas sociais, principalmente na saúde.

demkuci.jpg

CONGRESSISTA DENNIS KUCINICH - Pede o impeachment de Bush e do vice-presidente Dick Cheney. Tem o apoio do ator Sean Penn.

20070502gravel.jpg

SENADOR MIKE GRAVEL - Foi uma das vozes mais insistentes contra a ocupação do Iraque. Propõe a retirada das tropas em 120 dias, a entrega dos contratos de reconstrução para empresas iraquianas e a diplomacia com a Síria e o Irã.

img_0585.jpg

SENADOR CRHIS DODD - Integra o Comitê de Relações Exteriores do Senado há 25 anos. Propõe revitalizar a zona rural americana e reverter decisões do governo Bush que, segundo ele, ameaçam os direitos civis dos americanos.

REPUBLICANOS:

giuliani.jpg

EX-PREFEITO DE NOVA YORK RUDY GIULIANI - Faz do combate ao terrorismo o ponto forte de sua campanha, tentando relembrar os eleitores da atuação que teve como prefeito durante os atentados de 11 de setembro de 2001.

196px_Mike_Huckabee_speaking_at_HealthierUS_Summit.jpg

EX-GOVERNADOR DE ARKANSAS MIKE HUCKABEE - Por ter governado o mesmo estado que Bill Clinton, tenta se passar por um Clinton da direita. É pela expulsão dos 14 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos e não acredita na teoria da evolução de Darwin. É pastor batista.

mccain.jpg

SENADOR JOHN MCCAIN - Prisioneiro de guerra no Vietnã: "Enfrentamos um inimigo que tem o compromisso de matar americanos e destruir nossos valores." Defende um governo menor e corte de impostos. Enfatiza sua experiência em política externa.

romney.jpg

EX-GOVERNADOR DE MASSACHUSSETS MITT ROMNEY - "Militares fortes, economia forte, família fortes". Ele se apresenta como um gerente eficaz por ter experiência no governo e na iniciativa privada.

200px_Fred_Thompson_Iowa.jpg

FRED THOMPSON - Ator do seriado "Law and Order", o ex-congressista prega gastos militares, corte de impostos e jogo duro contra os imigrantes ilegais. Quer ser o Ronald Reagan do século 21.

160px_RonPaul.jpg

CONGRESSISTA RON PAUL - É libertário. Defende a extinção do imposto de renda, da Guerra contra as Drogas, do controle sobre a venda de armas e do Patriot Act, que dá poder ao governo federal em detrimento dos direitos civis. Quer que os Estados Unidos se retirem da OTAN e das Nações Unidas.

DuncanHunter.jpg

CONGRESSISTA DUNCAN HUNTER - Defende uma emenda constitucional para definir o casamento como "união entre homem e mulher" e prega investimentos em Defesa como essenciais para a economia americana.




Um comentário:

Hyldon disse...

parabens pelo blog,salve cassiano,ah! toco guitarra e tenho musicas nos primeiros discos do tony tornado,ali'as participei da banda que o acompanhava depois do festival,mas 'e isso ,feliz 2008,to terminando disco novo deve sair em abril.
abs
Hyldon