PS: para sermos justos com todos, de fato tem algo de novo no marasmo eleitoral americano, mas todas prévias têm. Ou seja, aquele candidato mais libertario que não tem chance alguma. O dessa vez por incrível que pareça é um republicano, ele se chama Ron Paul e defende um ideario anarquista... em pleno partido republicano.
De qualquer forma atentemos para dois azarões, que devem dar trabalho, apesar de como sempre perderem a indicação de seus respectivos partidos, são eles: o já citado Obama Barack e Mike Huckabee (este do partido Republicano), um daqueles candidatos quadrados e conservadores que a gente acha que só existe na ficção.
Por enquanto este blog, aposta (que horror será os próximos quatro anos) em Hilary pelos Democratas e Rudolph Giulliani pelos Republicanos. Pelo menos com esses dois as crianças não serão obrigadas a ler a bíblia antes das aulas.
DEMOCRATAS:
SENADORA E EX-PRIMEIRA DAMA HILLARY CLINTON - É a favorita. Senadora por Nova York e ex-primeira dama, faz campanha calcada em sua experiência. Votou a favor da ocupação americana do Iraque. Feito o marido, tenta ocupar o centro político num país polarizado.
SENADOR BARACK OBAMA - É a surpresa. Promete a retirada das tropas americanas do Iraque em 18 meses, o aumento do salário mínimo e a redução da influência dos lobistas nas decisões do governo. Conta com os eleitores jovens para impulsioná-lo.
SENADOR JOE BIDEN - Faz uma campanha de centro, com ênfase em sua experiência em política externa.
EX-SENADOR JOHN EDWARDS - Defende a retirada americana do Iraque num período de dez meses, um sistema nacional de saúde que dê cobertura aos 40 milhões de americanos que não têm seguro de saúde e um programa para eliminar a pobreza.
EX-GOVERNADOR DO NOVO MÉXICO BILL RICHARDSON - Propõe a retirada imediata do Iraque e o investimento dos U$ 10 bilhões gastos mensalmente naquele país em programas sociais, principalmente na saúde.
CONGRESSISTA DENNIS KUCINICH - Pede o impeachment de Bush e do vice-presidente Dick Cheney. Tem o apoio do ator Sean Penn.
SENADOR MIKE GRAVEL - Foi uma das vozes mais insistentes contra a ocupação do Iraque. Propõe a retirada das tropas em 120 dias, a entrega dos contratos de reconstrução para empresas iraquianas e a diplomacia com a Síria e o Irã.
SENADOR CRHIS DODD - Integra o Comitê de Relações Exteriores do Senado há 25 anos. Propõe revitalizar a zona rural americana e reverter decisões do governo Bush que, segundo ele, ameaçam os direitos civis dos americanos.
REPUBLICANOS:
EX-PREFEITO DE NOVA YORK RUDY GIULIANI - Faz do combate ao terrorismo o ponto forte de sua campanha, tentando relembrar os eleitores da atuação que teve como prefeito durante os atentados de 11 de setembro de 2001.
EX-GOVERNADOR DE ARKANSAS MIKE HUCKABEE - Por ter governado o mesmo estado que Bill Clinton, tenta se passar por um Clinton da direita. É pela expulsão dos 14 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos e não acredita na teoria da evolução de Darwin. É pastor batista.
SENADOR JOHN MCCAIN - Prisioneiro de guerra no Vietnã: "Enfrentamos um inimigo que tem o compromisso de matar americanos e destruir nossos valores." Defende um governo menor e corte de impostos. Enfatiza sua experiência em política externa.
EX-GOVERNADOR DE MASSACHUSSETS MITT ROMNEY - "Militares fortes, economia forte, família fortes". Ele se apresenta como um gerente eficaz por ter experiência no governo e na iniciativa privada.
FRED THOMPSON - Ator do seriado "Law and Order", o ex-congressista prega gastos militares, corte de impostos e jogo duro contra os imigrantes ilegais. Quer ser o Ronald Reagan do século 21.
CONGRESSISTA RON PAUL - É libertário. Defende a extinção do imposto de renda, da Guerra contra as Drogas, do controle sobre a venda de armas e do Patriot Act, que dá poder ao governo federal em detrimento dos direitos civis. Quer que os Estados Unidos se retirem da OTAN e das Nações Unidas.
CONGRESSISTA DUNCAN HUNTER - Defende uma emenda constitucional para definir o casamento como "união entre homem e mulher" e prega investimentos em Defesa como essenciais para a economia americana.
Um comentário:
parabens pelo blog,salve cassiano,ah! toco guitarra e tenho musicas nos primeiros discos do tony tornado,ali'as participei da banda que o acompanhava depois do festival,mas 'e isso ,feliz 2008,to terminando disco novo deve sair em abril.
abs
Hyldon
Postar um comentário