sábado, 15 de dezembro de 2007

Ainda mais sobre o gênio

O arquiteto carioca Oscar Niemeyer completa, hoje, 100 anos de idade.


Ícone da arquitetura mundial, ganhou fama nos anos 40 do século passado com o projeto da região da Pampulha, um dos cartões-postais de Belo Horizonte. Dez anos mais tarde, ajudou a criar Brasília.


Ateu e comunista convicto, começou trabalhando de graça no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Foi nessa época que conheceu o arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1965), pensador revolucionário da época.


Ao longo dos seus 100 anos, Niemeyer deixou sua marca no Brasil e no mundo: o Parque Ibirapuera (São Paulo), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Rio de Janeiro), o Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), a sede do Partido Comunista Francês e o Centro Cultural Le Havre (França), o prédio da editora Mondadori (Itália), a Universidade de Constantine (Argélia) e o MAM de Caracas (Venezuela).


Vencedor do prêmio Pritzker de Arquitetura em 1988 e dono da nona posição em uma recente lista que enumera os 100 gênios vivos da humanidade, Niemeyer não pára de trabalhar.


Entre os atuais projetos está o Centro Cultural Internacional Niemeyer de Avilés, sua primeira obra na Espanha. Em 2008, comandará a reforma do Palácio do Planalto.


Para saber um pouco mais da vida e das obras sugiro:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer
http://oglobo.globo.com/cultura/info/niemeyer/

Nenhum comentário: