sábado, 29 de dezembro de 2007

Músicas, músicas, férias IV

Libere seu corpo meu irmão Libere sua alma, sua alma, sua alma, sua alma, sua alma....
A letra acima é de Miguel de Deus.

Um pouco sobre Miguel:

Miguel de Deus é um dos músicos mais versáteis dos anos 70, e ao mesmo tempo menos conhecido do grande público. Miguel nasceu em Ilhéus, na Bahia. Já morando no Rio de Janeiro em meados de 1969, formou a banda "Os Brazões" que explorava as influências africanas na música e na maneira de vestir e dançar. A banda fazia uma mistura de rock e psicodelia com elementos da música brasileira e africana. A banda acompanhou Gal Costa em uma de suas turnês no final dos anos 60.
Em 1974, Miguel de Deus criou a banda "Assim Assado", uma espécie de resposta ao sucesso do grupo Secos e Molhados. Em 1977, Miguel de Deus criou talvez o LP mais obscuro da black music setentista brasileira. O disco "Black Soul Brothers". Sobre esse disco não comentarei nada. POR FAVOR OUÇAM O DISCO É LINDO. Aliás, ao escutar o álbum siga os conselhos abaixo do amigo Daniel, que é um estudioso da musica popular brasileira. O que ele escreve sobre o post publicado abaixo, serve como luva para o álbum de Miguel de Deus:

Outro dia, estava conversando com o From Hell sobre como com o passar do tempo aprendemos a ler. Ao entrar na faculdade presumimos que sabemos ler. Ledo engano. Ao reler textos daquela época percebi como eram fáceis, básicos mas que no entanto nos causavam enormes dificuldades. Nossa capacidade cognitiva só vem aumentando desde então. Hoje podemos ler textos muito mais complexos sem a dificuldade que apresentávamos antes. Com a música o aprendizado é o mesmo. não sabemos ouvir. Não nos permitimos ouvir. Ouvimos a música sem prestar atenção na música em si. Nos concentramos em alguns trechos, na letra, um solo, mas não na totalidade. Assim como com a nossa capacidade de leitura, devemos apurar nossa capacidade de audição. Experimente ouvir o álbum sugerido no post atentando para toda sua magnitude. Preste atenção à todos os instrumentos e não só a voz de Ben. Com certeza irá descobrir uma música além da música. Nada que está ali está por acaso. Cada nota, instrumento, pausa, palavra, tem sua função e portanto deve ser apreciada de igual maneira.






Nenhum comentário: