domingo, 9 de dezembro de 2007

Pedido aos leitores, se é que temos algum?

Acho que nos próximos dias, devido as dificuldades de data - por compromissos multiplos, dos membros da banca e meus - que se tornou minha defesa de dissertação. Agora adiada para não sei bem quando, que dizer possivelmente pós carnaval, meados de fevereiro. Tenho um certo tempo até provavelmente meados de janeiro, quando terei que viajar...

Portanto, vamos ao pedido? Como não tive muito tempo cultural pediria aos amigos que enviassem para mim, ou como comentário neste post ou como e-mail, publicarei aqui uma listagem com os bons filmes assistidos por Vocês esse ano, bons discos ou músicas, livros etc. Sintam-se caso queeiram a vontade para darem dicas, podem também se quiserem e tiverem tempo comentar as escolhas, etc.

ESPERO QUE ALGUÉM RESPONDA, PARA NÃO FICAR MUITO FEIO, RS,RS, RS.

2 comentários:

Unknown disse...

Carlos,

Acho difícil fazer dicas desse tipo. Primeiro, pelo famoso fato de que gosto não se discute. Como diz o ditado: gosto é igual "nariz", cada um tem o seu. Mas, principalmente porque não faço anotações dessas coisas e, infelizmente, minha cabeça de bagre não é das melhores para memorizar nomes de filmes etc.

Bom, livros fiquei praticamente restrito aos obrigatórios, o que não é pouco. Então, não é de agora, muito pelo contrário, mas como já conversamos, indico a leitura de "Lavoura Arcaica", de Raduan Nassar.

Quanto aos filmes, até que vi uma quantidade razoável. Não sou nenhum cinéfilo, como o Mezenga, mas pude ver alguns bons filmes. Meu medo é confundir o que é desse ano com o que é do ano passado. E tenho certeza que vou esquecer a maioria mesmo. Portanto, faço aqui uma lista dos nacionais que neste momento, e nem sei se já estão disponíveis em DVD:
==> Brasileiros:
- O dia em que meus pais saíram de férias
- Batismo de sangue
- Baixio das bestas
- O homem que desafiou o diabo
- Tropa de elite

E sei (sem lembrar o nome agora) de vários outros, nacionais ou não, que não consegui ver.

Nacionais ou não, que já têm DVD (2006):

- Babel
- Os infiltrados

Daniel disse...

Antes tarde do que nunca (como diria Vargas...)

Estou um tanto quando desinformado quanto ao que há de bom no cinema/dvd... Sugiro o "Pequena Miss Sunshine" (simples e bom) e o Cassino Royale (pela primeira vez vi um 007 apanhar, sangrar, matar os outros de maneira cruel... ou seja, um agente do M16 de verdade e não aqueles do Pierce Brosnan -- é assimq ue escreve? -- que mais pareciam um projeto mal resolvido de Batman!)

Na música tenho algumas sugestões, não tão atuais, mas que valem uma audição:

Muddy Waters - "Muddy Waters at Newport"
John Mayall's Blues Breakers - "John Mayall's Blues Breakers With Eric Clapton"
Baden Powell - "Canto on Guitar" - 1970.
Santana - "Abraxas"
Chico Buarque - "Construção"
Lynyrd Skynyrd - "Pronounced Leh-nerd Skin-nerd"
Pink Floyd - "The Dark Side of the Moon"
Bob Marley and the Wailers - "Natty Dread"
Gilberto Gil e Jorge Ben Jor - "Ogum Xangô"
Fela Kuti and Afrika 70 - "Zombie"
Iggy Pop - "Lust for Life"
Grandmaster Flash and the Furious Five - "The Message"
Afrika Bambaataa and the Soul Sonic Force - "Planet Rock"
Living Colour - "Vivid"
P.J. Harvey - "Rid of Me"
The Verve - "Urban Hymns"
Gotan Project - "La Revancha Del Tango"
Common - "Be"
Ali Farka Touré - Savane"
The Good, The Bad & The QUeen - "The Good, The Bad & The Queen"

Não são difíceis de encontrar... Emule ou rádios online costumam ter... se possível ouça os discos na íntegra... são obras que funcionam melhor como conjunto do que como singles.