terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Melhores do Ano

Dando uma peramblogada por ai, comecei a reparar uma série de eleições de os melhores do ano. Pensei em fazer o mesmo, e ai me lembrei que já tinha pensado algo do tipo ano passado mas acabei não colocando em prática. Então tomado por algo tão necessário: uma lista dos melhores. Resolvi criar uma lista dos melhores nas categorias musicais, cinematográficas, literárias, blogs, espetaculos e etc, para tanto seria necessário consultar pessoas cultas como eu, of corse. Escolhi para a empreitada 04 blogueiros amigos, sendo essa atividade e a amizade os critérios de seleção; ser cientista social foi efeito colateral do primeiro critério. Recebi 3 respostas positivas. As categorias foram:
O melhor (es) livro (s) que Vc leu em 2008 -
O melhor (es) filme (s) -
O melhor (es) disco (s) -
O melhor (es) espetaculo(s) -
O melhor (es) blogs -
O melhor (es) exposições -
O melhor (es) Categoria livre
Esclarecendo que aqui o importante foi ter sido feito, lido, ouvido e etc no ano de 2008 e não produzido nesse ano.
Daniel Martins, cientista social mestrando em Sociologia com especialidade em cultura, editor do blog http://peramblogando.blogspot.com/
O melhor (es) livro (s) que Vc leu em 2008 - Cultura Brasileira e Identidade Nacional - Renato Ortiz
1001 Discos pra Ouvir antes de Morrer (não lembro o autor)
Palavra e Sangue - Alain Tourraine
O melhor (es) filme (s) - Across the Universe
Hotel Ruanda
Cavaleiro das Trevas
O melhor (es) disco (s) - Black Ice - AC/DC
Metallica - Death Magnetic
Móveis Coloniais de Acajú
Skank - Estandarte
O melhor (es) espetaculo(s) - Show da Nação Zumbi no parque municipal
Teatro - Beatles Num Céu de Diamante
O melhor (es) blogs - Quem Matou a Tangerina
Abanjá
Kibeloco
Sedentário e Hiperativo
Irmãos Brain
O melhor (es) exposições - Do Gringo Cardia no Palácio das Artes
O melhor (es) Categoria livre - Tem o CQC, se tivéssemos uma categoria televisão e o Obama na política.
Ricardo Alvares, cientista social, mestre em antropologia com especialização em afrobrasilidades, consultor e editor de diversas listas sobre a temática quilombola e negritude e dos blogs http://quilombos.wordpress.com/ e http://diverjo.wordpress.com/
O melhor (es) livro (s) que Vc leu em 2008 - O Mameluco Boaventura, de Eduardo Frieiro.
Nunca havia lido nada dele e fiquei bastante impressionado com o estilo fluente e rápido que ele imprime ao texto. O livro é um romance histórico, ambientado em Mariana nos primórdios da colonização mineira, durante a febre do ouro. A história pinta o clima das relações sociais daquela época, ilustrando características dos valores morais de então, e o quanto os mesmos eram rígidos e hierarquizados segundo as posses (riquezas) e origens étnicas. Boaventura, apesar de rico e frequentar as rodas mais nobres da sociedade local, era mameluco, barreira intransponível para sequer sonhar em viver um amor proibido. Apesar de ser um livro da primeira metade do século XX, ter a oportunidade de lê-lo provocou em mim algo que sempre tive desejo e que somente agora estou fazendo: ler mais à fundo sobre a história de Minas Gerais.
Contos Escolhidos, de Artur Azevedo
Trata-se de uma coletânea de contos, alguns selecionados de livros e outros de jornais, escritos da segunda metade do século XIX até a primeira década do XX, todos ambientados no Rio de Janeiro de então, seja do período imperial ou da transição para a República. Bastante curtos, dá para lê-los rapidamente, quando se tem algum tempinho mínimo. Mas, o fato é que não se consegue parar de curti-los, pois são uma delícia. Por um lado, porque trás uma descrição dos costumes do Rio de Janeiro naquela época, principalmente no que diz respeito às relações amorosas, seja de namoro ou de concubinato. Por outro, justamente por esta última característica, uma delícia de se ler. Não chega a ser um Nelson Rodrigues, mas é bastante revelador, praticamente uma etnografia das relações amorosas da segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro.
O melhor (es) filme (s) - Na Natureza Selvagem, direção de Sean Penn
Baseado em um história real, conta a saga de um jovem recém formado, no início dos anos 1990, que rompe o contato com a família e resolve sair viajando pelos EUA, a caminho do Alasca. O filme demonstra os problemas psicológicos do jovem, em função de conflitos familiares, e como ele foi fazendo amizades por onde passou, estabelecendo outras relações pessoais que se mostraram mais profundas que as familiares. Após dois anos, consegue chegar ao Alasca, onde se isola durante o inverno e tem que lutar por sua sobrevivência, em um processo intenso de auto-conhecimento. Um pouco longo demais para os padrões atuais (2h28), mas muito interessante.
O melhor (es) disco (s) -Live in Gdansk, de David Gilmour
Ex- guitarra, vocal e alma musical do Pink Floyd, Gilmour lançou no segundo semestre esta coleção de CD, DVD e LP, isso mesmo, LP; aliás, cinco! "Trata-se de uma apresentação ao vivo, em 26 de agosto de 2006, ocorrida em Gdańsk, Polônia, com a participação da orquestra “The Baltic Philharmonic Symphony Orchestra In Gdańsk“, regida por Zbigniew Preisner. Foi a última apresentação da turnê de “On An Island”, a pedido da “Gdańsk Foundation”, a qual assistiram 50.000 pessoas. Para quem não sabe, o líder operário, ativista dos direitos humanos e primeiro presidente polonês após o fim do regime comunista, Lech Walesa, era líder operário em Gdańsk, no estaleiro naval ali existente, onde ocorreu a apresentação. Em um dos produtos foi registrado um encontro de David com ele." (http://diverjo.wordpress.com/2008/09/29/a-great-day-for-freedom-live-in-gdansk-david-gilmour/) Nesta gravação foi registrado o último concerto oficial no qual participou Richard Wright, também ex-Pink Floyd, que morreu em 15 de setembro de 2008. Para quem gosta de Música - veja bem, eu disse Música, com M maiúsculo, e não som), é um registro imperdível. Outras informações no link acima.
O melhor (es) espetaculo(s) - Encontro Marcado de Sá, Rodrix & Guarabira - 14 Bis e Flávio Venturini
Aconteceu em maio, no Chevrolet Hall. Não sou da geração deles, mas como gosto muito de "coisa velha", adorei este show. O Chevrolet Hall em si é uma bosta, mas o show foi muito legal, sendo que ao final ainda apareceu um Beto Guedes extremamente eufórico e doidão pulando, cantando e dançando no palco. Impagável. Confesso que fui porque ganhei os ingressos da Localiza... Se tivesse conseguido ir a alguma apresentação do Madrigale durante o ano teria sido muito melhor, tenho certeza.
O melhor (es) blogs - Sinceramente, não acompanho nenhum específico. De vez em quando caiu em um ou outro.
O melhor (es) exposições - sobre Eduardo Frieiro, que acabou me levando a ler o livro citado anteriormente. Então cito esta, que estava em exposição na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, mas nem lembro o nome.
O melhor (es) Categoria livre- Não respondeu
Nota do eleitor: Tenho dificuldade de me lembrar destas coisas. Por mais que me esforce, quase sempre acabo me lembrando apenas dos últimos. Assim, a lista possui esta ressalva, está bastante contagiada por este defeito pessoal.
Evelin Nascimento, poeta, cientista social, mestranda em Antropologia e Arqueologia, especialista em arqueologia histórica, editora do blog Totem e Tabu http://capitolina-totemtabu.blogspot.com/
O melhor (es) livro (s) que Vc leu em 2008 - Achei as releituras de Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Machado de Assis e o Livro das Ignorânças do Manoel de Barros.
O melhor (es) filme (s) - se não me lembro de nenhum é porque nenhum mereceu o título.
O melhor (es) disco (s) - Otto (Sem Gravidade)
Beirut
Little Joy
O melhor (es) espetaculo(s) - Não respondeu
O melhor (es) blogs - Não respondeu
O melhor (es) exposições - Não respondeu
O melhor (es) Categoria livre -
1) Melhores trabalho em 2008: Relatório Antropológico da Comunidade Quilombola de Marques; Cinema nos Trilhos - Maranhão (e os que me deram e estão me dando mais trabalho)
2) Melhor parceiro de trabalho: Carlos Eduardo Marques (só pra babar seu ovo)
3) Melhores viagens de 2008: Maranhão; Caraça.
4) Melhor compra de 2008: um máquina de lavar;
5) Melhor decisão de 2008: fazer uma disciplina isolada no mestrado (hihihihi)
6) O pior de 2008: engordei 5kg
Nota do eleitor: De repente preciso pescar em minha memória tudo que aconteceu em 2008 para me lembrar dessas coisas. Não acho que seja fácil assim, porque posso ter lido um livro muito bom que não foi lançado em 2008. Da mesma forma posso ter um visto um filme antigo que não havia visto antes e posso ter ouvido um álbum de um artista que não conhecia. Posso achar que o livro que li ou a música que ouvi foram as melhores de 2008 porque eles têm um significado maior. Porque estavam comigo durante um período de mudança e passaram a fazer parte dela. É assim que me lembro das coisas, pelo momento e o que elas representaram nele. Por isso talvez um perfume tenha mais significado que um livro, uma cerveja signifique mais que um espetáculo. Fiquei pensando em como responder por isso decidi criar minhas próprias categorias.
Eu mesmo, cientista social, mestre em antropologia, professor universitário e ditor deste blog
O melhor (es) livro (s) que Vc leu em 2008 - Radical Chique e o Novo Jornalismo de Tom Wolfe, para ver uma critica aqui http://abanja.blogspot.com/2009/01/o-novo-jornalismo-radical-chique-e-o.html ;
As Regras do método sociológico, tem livros que Você acha que leu, mas de verdade nunca os leu. É o caso deste livro, somente este ano quando como professor tive a chance de lê-lo com maior atenção e reler junto com os alunos em seminários que percebi a grandeza do mesmo. um grande livro subestimado nos dias atuais. Sobre o livro e o autor: é aquela coisa quando você entra na faculdade lhe é dito que tal autor foi muito bom mas sua teoria é ultrapassada seus escritos idem e acriticamente você aceita. Sim a teoria de Durkheim esta ultrapassada e sua visão de mundo me desagrada bastante, mas esse é um grande livro;
Manifesto Comunista como a poeta disse acima, alguns livros a cada releitura se mostram mais potentes, nessa categoria cito este livrinho no tamanho e livraço no conteúdo de Marx e Engels;
Em defesa da sociologia de A. Giddens, vou ser direto como um historiador da sociologia é um autor brilhante, e esse livro é a exemplificação, como teórico da sociologia divide com Bourdieu (meu favorito da dupla) o título de autores mais influentes dos último quartel de século na sociologia, ainda que o segundo se considere e tenha produzido belissimas obras na antropologia. No entanto, Giddens se sente melhor como pensador e ai tudo que foi dito acima se degringola...numa baboseira de terceira via, para alem da direita e da esquerda, crítica ao marxismo, defesa de uma esquerda de mercado e outras bobagens do genêro que acaba afastando alguns de sua obra teórica.
O melhor (es) filme (s) - Cinderela Man, Ron Howard em seu melhor filme desde os anos 90 supera até mesmo Mente Brilhante e revela novamente o brilhantismo de Russel Crowe também em uma atuação tão digna como em Mente Brilhante. Em uma frase: o filme que mais emocionou nos últimos anos.
A queda, as últimas horas de Hitler pode até não ser um filme brilhante mas gosto de filmes históricos e nesse caso o interessante é a visão de dentro do Bunker, ou seja, a partir das memórias daqueles que estiveram com Hitler até seu suicídio. O melhor do filme esta após os créditos. Quando assiste a esse filme lembre-se dessa dica.
O melhor (es) disco (s) - Refavela de Gilberto Gil, lindo, lindo, emocionante para ler crítica ver http://abanja.blogspot.com/2008/09/msicas-msicas-e-msicas-x-ii-refavela.html
New York City Live (2007) de Hypnotic Brass Ensemble para ler crítica ver http://abanja.blogspot.com/2008/09/msicas-msicas-e-msicas-x-i-new-york.html
Festa Funk de Almir Ricardo, prova que existiu coisas boas nos anos 80, um disco nada cerebral mas totalmente coerente com o nome "Começando pelo nome poucas vezes um nome reflete tão bem um disco, realmente trata-se de uma festa. É o tipo do disco que Você colocava na vitrola do apartamento e já granatia a festa da moçada." ver mais http://abanja.blogspot.com/2008/09/msicas-msicas-e-msicas-de-volta-ix.html
Perola Negra (1973) de Luis Melodia, na ausência de palavras para classificá-lo digamos assim: a melhor obra das excelentes obras do Negro Gato.
Wilson Simoninha Vol. 2 do caralho honra o soul brasileiro e a memória de seu pai.
Viola Ética de Pereira da Viola, discasso que no meu caso ganhei do próprio Cara com dedicatória e muita cerveja e bom papo, veja http://abanja.blogspot.com/search/label/dias%20hist%C3%B3ricos%20no%20Mucuri
O melhor (es) espetaculo(s) - Instituto apresenta Tim Maia Racional. Bela banda, excelente vocalistas, soul, funk yeah...tudo de bom. Mistura de grandes músicos, belas canções e com a vantagem de ter sido convidado para o projeto dois excelentes interpretes: negra Li, Li de linda (oh mulher bonita, poderosa,gos...) e B' Negão.
O melhor (es) blogs - Peramblogando
Blog do Argemiro Ferreira
O Biscoito Fino e a Massa
Amálgama
Boteco Sujo
Liberal, libertário, libertino
O melhor (es) exposições - infelizmente não tive tempo de visitar nenhuma
O melhor (es) Categoria livre - por incrível que pareça, esse negócio do tempo é mesmo relativo, mas foi no ano de 2008 e não no outro ano, ou a três anos ou mais que me tornei mestre, parece quem tem anos...mas foi nesse. Então fico com essa opção pessoalmente gratificante e historicamente uma vitória.
Ps: faço minha as palavras do Ricardo tenho enorme problema de memória quando se refere a esse tipo de assunto. Por outro lado, quando fui responder começei a me questionar exatamente sobre esse formato de melhor disso e melhor daquilo, não deixa de ser uma concordancia com esse sistema baseado nas idéias de competição e melhor ... como disse a poeta tenta-se racionalizar algo que não é racional ... sei lá. Más pelo menos, nos permite fazer uma retrospectiva. Acho que para o ano que vem vou criar novas categorias como: melhor bar, com que Vc queria trepar, com que Vc não treparia, uma paixão, um desejo, uma mulher, um homem e coisas desse tipo intangível...

Nenhum comentário: