segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

De Abraham Lincoln a Barack Obama

A admiração de Obama a Lincoln é notória e repetida várias vezes por Barack. Mas quem foi Abraham Lincoln? Em comum com Barack Obama, Lincoln fez carreira política em Chicago. Lincoln era um republicano, sim como já dissemos naquela série de post sobre a história política norte-americana, até a eleição de Delano Roosvelt, outro dos heróis de Obama, o partido progressista era o Republicano. O partido fundado pelos moradores do norte, pró-abolição e pró-confederação. Enquanto isso o partido democrata era dominante no sul racista, segregacionista, separatista e escravista. A eleição de Lincoln difere em tudo da de Obama, sua vitória fora apertada e sua posse já se dera sobre o efeito do que viria a ser a guerra civil: sete estados já estavam em rebelião aberta contra a União, para criar a Confederação sulista.
Além disso segundo várias publicações respeitadas norte-americana, inclusive a Enciclopédia Lincoln, a famosa viagem de trem, agora repetida por Obama, se deu em um clima bastante tenso. Segundo informações nunca totalmente confirmada, Lincoln seria assassinado durante essa viagem: segundo essa versão da história, os escravocratas de Mryland revoltados com a promessa do fim da escravidão teriam conspirado para assassinar Lincoln em Baltimore.
Alertados por uma agência de detetives contratada para a segurança do presidente eleito (sim naquela época não existia serviço secreto) a comitiva de Lincoln teria trocado de trem e abortado a parada na cidade de Baltimore. A respeito da possível conspiração não existem provas irrefutáveis mas é fato que a comitiva não parou em Baltimore, o que aliás foi motivo de chacota dos escravistas como na charge de Harper’s a 9 de março de 1861, sob o título “Flight of Abraham” (A fuga de Abraão).
Tudo isso é importante, pois se Lincoln que carregava o nome de patriarca e, como, tal foi um dos construtores da América moderna, hoje esse fardo cabe a seu admirador Obama. Esperemos que o fim da história seja diferente. Para quem não sabe, quatro anos após essa possível conspiração Abraham Lincoln seria assassinado no balcão do Ford’s Theatre pelo ator John Wilkes Booth.
PS: para os Obamaniacos ou os mais jovens toda euforia exagerada corresponde a uma decepção idem. Eu vi e vivi algo assim em 2002 e deu no que deu. Aliás como se parecem ambas as festas e a enormes expectativas.

Nenhum comentário: