sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

88 anos de Glórias

Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô Vencer Cruzeiroooo!!! (3 vezes)
Se o Cruzeiro vai jogar!
Se o Cruzeiro vai jogar...Eu vou!
Se o Cruzeiro vai jogar ...Eu vou!
Não importa aonde for!
Vamos! Vamos CruzeirÔ!Vamos! Vamos pra ganhar!
Vou aonde você for!Só pra te ver jogar!Meu coração! Com muito amor...
É o meu Cruzeiro mais querido do Brasil!
Vamos! Vamos CruzeirÔ!Vamos! Vamos pra ganhar!
Vou aonde você for!Só pra te ver jogar!
Cruzeirooooo...
Quem conhece sua história!De conquistas e vitórias!Nunca mais te esquecerá!
Cruzeirooooo...
Sua história é tão bonita!Já faz parte da minha vida!Para os meus filhos vou contar!Cruzeirooooo...O guerreiro dos gramados!Sou cruzeirense apaixonado!E para sempre vou te amar!
Um sentimento indescrítivel. Só quem tem a honra sabe, o que é cantar essa música acima no Mineirão. Só de lembra fico arrepiado e emocionado.
Estado de Minas
O Cruzeiro comemora nesta sexta-feira, 2 de janeiro, 88 anos de história. Fundado em 1921 pela colônia italiana de Belo Horizonte com o nome de Societá Sportiva Palestra Italia, o clube tornou-se ao longo das décadas uma das potências do futebol mundial.
A fama de clube “copeiro” na América do Sul se deveu a sete conquistas internacionais, sendo as Libertadores de 1976 e 1997 as mais importantes.
No Brasil, os grandes feitos foram os títulos da Taça Brasil de 1966 sobre o Santos de Pelé, do Brasileirão de 2003 e das Copas do Brasil de 1993, 1996, 2000 e 2003.
Em nível estadual, o Cruzeiro tem 53 conquistas, das quais 34 são Mineiros.
Graças a essa trajetória de sucesso, o Cruzeiro tem hoje a sexta maior torcida do país, com cerca de sete milhões de pessoas.
São 88 anos de história e o que não falta são motivos para a torcida se orgulhar. O Cruzeiro Esporte Clube foi fundado em 2 de janeiro de 1921 e desde então vem dando alegria aos torcedores. De um clube pequeno, restrito à colônia italiana de Belo Horizonte, tornou-se uma força respeitada mundialmente, com brilhantes conquistas nacionais e internacionais.
A trajetória vitoriosa começou ainda com o nome original de Societá Sportiva Palestra Itália. A mudança para Cruzeiro ocorreu em 1942, devido à Segunda Guerra Mundial. O grande salto, no entanto, veio com a construção do Mineirão, em 1965. Logo no ano seguinte, a equipe celeste conquistou a Taça Brasil, com duas vitórias sensacionais sobre o famoso Santos de Pelé: 6 a 2 no Mineirão e 3 a 2, de virada, no Pacaembu. Destaque para jogadores como Tostão, Dirceu Lopes, Piazza, Raul, entre outros.
A partir daí, os títulos foram se sucedendo. A primeira Copa Libertadores foi conquistada em 1976, com uma nova fornada de craques, como Nelinho, Zé Carlos, Palhinha, Jairzinho e Joãozinho, autor do gol do título na vitória por 3 a 2 sobre o River Plate, em Santiago do Chile. Outro impulso na história do clube ocorreu com a criação da Supercopa dos Campeões da Libertadores. Vice na primeira edição, em 1988, o Cruzeiro foi bicampeão em 1991 e 1992. Em seguida, teve início a série de quatro títulos na Copa do Brasil. Em 1997, nova conquista da Libertadores.
O mais recente motivo de orgulho para o torcedor celeste foi a Tríplice Coroa de 2003: o clube foi campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro no mesmo ano, com o time comandado por Vanderlei Luxemburgo fora de campo e pelo armador Alex dentro.
Ainda a 12 anos de seu centenário, o Cruzeiro esbanja uma estrutura administrativa e patrimonial de dar inveja a vários clubes brasileiros. São dois centros de treinamentos, a Toca da Raposa 1, que servia aos profissionais, agora toda destinada às categorias de base, e a Toca da Raposa 2, inaugurada em 2002, que oferece as melhores condições de trabalho para jogadores e comissão técnica. Os sócios também dispõem de espaços e eventos para seu lazer e confraternização.

Nenhum comentário: