terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama: 44° president of USA

Barack Hussein Obama já é o 44 ° presidente da história dos EUA. Bom fora as pompas e os cerimoniais, trago aqui o que considero mais importante dessa primeira fase da posse, pois a mesma ainda continuará com desfiles e festas.
Aretha Franklin: lindo, lindo, lindo sempre é lindo vê a Maria Betânia deles. Os que me conhecem sabe da minha paixão por ambas.
2° O discurso de posse. Neste caso me chamaram a atenção os seguintes pontos:
- Obama diz com todas as palavras que não importa o tamanho do estado e sim sua competência em atender ao seu público alvo. Nesta parte disse mais o mercado é bom mas insuficiente. Bom de forma velada como deve ser em um discurso como esse Obama joga na lata de lixo a onda neo-liberal. Foi ela segundo ele que levou a atual crise.
- Obama lembrou que as armas são importantes mas que respeito não se conquista com elas e sim com o ideal americano. Nesta parte também se disse aberto a cooperação com os amigos e ao dialogo com os inimigos. "É mais importante construir do que destruir". Ainda nesse tema Obama bateu pesado nos anos Bush e prometeu o retorno aos dogmas norte-americanos: a liberdade. Neste trecho ele então afirma que esta na hora da América voltar a sua tradição de cidadania.
- E por fim, se politicamente os momentos políticos foram os resumidos acima. O momento mais emocionante foi a parte final quando disse algo do tipo: há 60 anos um homem negro não poderia entrar em um restaurante e hoje seu filho faz esse juramento e assume a esse cargo.
Um grande discurso curto, potente, coerente e que deu recado.

Nenhum comentário: