sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Músicas, músicas e músicas (de volta IX)

Em dezembro último e em janeiro deste ano postei uma série de post fazendo a crítica musical de uma série de discos ou artistas essenciais da Soul e do Funk brasileiro. Gostei muito daquela empreitada de férias foram 08 pseudo-críticas que recomendo principalmente para lembrar um pouco do funksoul brasileiro, olhe nas memórias de post do lado direito da tela). Agora ando na correria e talvez por isso mesmo sentia necessidade de repetir a dose. Desta vez a idéia inicial era focar em artistas desconhecidos ou esquecidos pelo grande público, mas já adianto que não consigo e as vezes volto aos ídolos de sempre. Começamos como não pdoeria ser diferente com mais um brazuca do Funk.

Ladies e .... com os senhores o grande Almir Ricardo e seu maravilhoso LP Festa Funk.

Bom antes do disco em si, uma pena não ter conseguido a capa do disco para reproduzir aqui, pois para quem não conhece teria a chance de ver o nipe da capa, bem anos 80 com jaqueta jeans e tudo mais... Mas vamos ao que importa o disco.
Começando pelo nome poucas vezes um nome reflete tão bem um disco, realmente trata-se de uma festa. É o tipo do disco que Você colocava na vitrola do apartamento e já granatia a festa da moçada.
Aqui trata-se de um disco de passagem do que foi o Funk tal como concebido pelos grandes nomes da Montown e dos pesos pesados brasileiros para o que o Funk viria a ser. Almir Ricardi e seu disco tardio já que o mesmo é de 1984 não era um novato na coisa musical, ou como diz um amigo meu não era juninho. Desde os anos 60 ele já mantinha uma sólida amizade e parceria com gente do tipo de Tim Maia e Erasmo Carlos. E é dessa amizade e dessa vivência que ele traz o groove e o balanço. Em certos momentos temos até mesmo a sensação de que a banda de acompanhamento é a famosa Vitória Régia, que por tantos anos acompanhou Tim, mas não trata-se de uma outra banda de peso de Lincoln Olivetti e Jorge Robinson.
Mas chega de falatório o negócio e colocar o disco na vitrola e sair rodopeando. Pois em Festa Fuynk não se pode ficar parado. Ah e como todo Lp (por razões técnicas) trata-se de um disco pequeno com 08 deliciosas músicas. Chamo a atenção para a faixa 1 Festa Funk. É uma pista para entender um pouco do Funk como le gusta de Paula Lima. Ou então a faixa 3 Tô parado na Tua. Destaque também para a ótima Rebola Bola e a crítica elogiosa e jocosa de São Paulo Higt Society( uhuh viva as festinhas da higth sociedade com direito a Amauri Júnior).
Bom eu adorei e me deu vontade de sair dançando...espero que Vocês também gostem principalmente os que viveram os anos 80 vão se sentir em casa com essa sonoridade ...
Para quem quiser copiar o disco recomendo copiar do cavalo23.blogspot.com

Nenhum comentário: