quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Rede de Saúde da População Negra

Rede de Saúde da População Negra será lançada na 13ª CNS

Ana Flávia Magalhães Pinto, Jornalista e mestre em História (UnB).
http://br.f609.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=anaflavia@irohin.org.br

Ativistas e profissionais de saúde lançarão a Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra na manhã desta quinta-feira (15) em Brasília. Formalização de trabalhos já desenvolvidos, esse lançamento será feito na 13a Conferência Nacional de Saúde, durante os trabalhos da mesa redonda "Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento", a qual contará com a fala de Fernanda Lopes, ex-representante do Movimento Negro no Conselho Nacional de Saúde e membro da Rede.
A Rede tem a missão de contribuir para a efetivação do direito à saúde da população negra. Para tanto, atuará a partir de três eixos: 1) Monitorar e avaliar a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos três esferas da administração pública; 2) Ampliar o diálogo e a articulação da sociedade civil para o enfrentamento do racismo e seus impactos na saúde; e 3) Contribuir para a formulação e a disseminação de um conceito de saúde fundado na perspectiva da população negra.
A Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra já tem a adesão de pessoas e entidades das cinco regiões do país. A Rede conta com um Comitê Executivo responsável por impulsionar suas atividades. Entre os membros deste estão: Babalorixá Celso Ricardo de Oxaguian (SP), Luis Eduardo Batista (SP); José Marmo (RJ), Jurema Werneck (RJ), Lúcia Xavier (RJ); Rejanne Soares (AP); José Antônio Novaes (PB); Ana Flávia Magalhães (DF); Stênio Rodrigues (RS), entre outros.

Contato:
Rede de Controle Social e Saúde da População Negra: http://br.f609.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=redesaudenegra@gmail.com

Nenhum comentário: