domingo, 11 de novembro de 2007

De persona non grata à estrela pop

Uma ótima pedida para amanhã. Quanto ao D2 estou na turma dos fãs; ainda que, seja uma viuva do Planet Hemp, essa sim uma das melhores e mais inovadoras bandas dos anos 90. Uma década que o Recife com seu mangue beat e o Rio com o seu rock psicodelia hardcore funk, acrescentando o samba para citar uma letra do próprio Planet nos brindou com uma excelente renovação musical.

Vamos Fazer Barulho retrata o polêmico percurso de Marcelo D2 até o estrelato

Erick Araújo
Portal Uai


Apesar de ter pouco mais de 10 anos de carreira, Marcelo D2 já viveu o suficiente para ter sua vida biografada. “Vamos Fazer Barulho – Uma Radiografia de Marcelo D2”, livro escrito pelo jornalista Bruno Levinson, retrata a obra e vida desse polêmico artista carioca, que já foi camelô, defendeu a legalização da maconha – e foi até preso por isso –, e, hoje, segue em busca da batida perfeita em uma bem-sucedida carreira solo.

Marcelo D2 e Bruno Levinson apresentam o livro nesta segunda-feira (12), em Belo Horizonte, em mais uma edição do projeto Sempre um Papo. O encontro acontece, às 19h30, no auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1.200 - Santo Agostinho). A entrada é gratuita e serão aceitas doações de livros para as bibliotecas comunitárias adotadas pelo projeto.

Levinson e D2 se conheceram em 1994, quando o jornalista produzia a primeira edição do festival carioca “Humaitá Pra Peixe”. Nesse tempo, Levinson já dizia que o “Planet Hemp era a banda e Marcelo D2 era o cara”.

Do cara rebelde ao artista respeitado pela mídia, do Planet Hemp ao sucesso das turnês internacionais na carreira solo, nas páginas de “Vamos Fazer Barulho – Uma Radiografia de Marcelo D2” está boa parte do percurso do artista. A obra lembra, por exemplo, que, antes de virar cantor e D2, Marcelo Maldonato Peixoto foi entregador de jornal, office-boy, porteiro e até faxineiro.

Dentre os depoimentos que integram o livro, estão os de familiares, gente do universo musical, artistas, críticos, jornalistas e até o desembargador Siro Darlan, que perseguiu Marcelo na época do Planet Hemp e hoje tece elogios ao cantor.

A edição, recheada com fotos, reúne a discografia de D2, além do capítulo especial “Tapas e Temas”, uma coletânea de impressões do artista sobre música e artes, em geral, religião, drogas, Brasil e a vida.

Sempre Um Papo com Marcelo D2 e Bruno Levinson
Data: 12 de novembro, às 19h30
Local: Auditório da Cemig
(Av. Barbacena, 1200, Santo Agostinho)

Informações
(31) 3261-1501

“Vamos Fazer Barulho – Uma Radiografia de Marcelo D2”
Editora: Ediouro
Autor: Bruno Levinson
Páginas: 240
Preço: R$ 49,90

Nenhum comentário: