segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Dados sobre Quilombolas no Brasil

Essa semana a Voz do Brasil vem apresentando uma série de reportagens especiais por causa da semana da Consciência negra. As matérias de hoje foram muito bem produzidas e apresentou bem o panorama da questão do negro no Brasil.

Mas vamos ao que nos interessa uma das matérias se referia a questão quilombola e o Art. 68 do ADCT, a reportagem buscou explicar a especificidade deste artigo e a importãnci de não confundir os quilombolas com os antigos quilombos de negros fugidos. Além disso a matéria trouxe o mais recente censo sobre os quilombolas feito pelo poder executivo. Os números abaixo:

cerca de 4000 comunidades quilombolas
cerca de 1000 municípios brasileiros possuem comunidades quilombolas
cerca de 325.000 brasileiros são quilombolas
A última chamada alimentar apontou que esses grupos sofrem maiores vunerabilidades e privações alimentares, quando comparado com outros grupos.

Um comentário:

BLOG VERMELHO DO HIP HOP disse...

Salve, seô Carlos

Já está no ar o documentário interativo que produzimos na Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br) sobre a luta quilombola. Dá uma passada por lá: http://www.agenciabrasil.gov.br/grandes-reportagens/2007/10/16/grande_reportagem.2007-10-16.3152825702/grandes_reportagens_view