sábado, 3 de novembro de 2007

Ordem do Mérito Cultural

Abaixo os agraciados com a maior honraria na área cultural brasileira, destaque para a premiação de 3 antropológos: Abdias Nascimento, Luiz Mott e Claude Lévi-Strauss, um Museu Antropológico: o Museu Paraense Emilio Goeldi e destaque também para a premiação do Cacique Raoni e de D. Selma do Coco.


A solenidade da Ordem do Mérito Cultural deste ano será realizada em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira, dia 7 de novembro, às 17h, no Palácio das Artes. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, fará a entrega das insígnias aos homenageados.

Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a condecoração é uma homenagem do Governo Federal a cidadãos e instituições que, de maneira significativa, destacaram-se na prestação de serviços à Cultura do país.

Serão agraciados com a OMC 2007 cantores, atores, escritores, cineastas, compositores, artistas plásticos e outros profissionais que colaboram em larga escala para a promoção e a difusão da cultura brasileira. E, ainda, instituições e iniciativas que se destacaram no cenário nacional. Também receberão homenagens póstumas personalidades que contribuíram para a riqueza cultural do país.

Neste ano em que se comemora o centenário de nascimento de Oscar Niemeyer, o MinC promove o arquiteto à classe Grã-Cruz, a mais alta graduação da Ordem do Mérito Cultural. Pelo mesmo motivo, um dos quatro eixos temáticos ressaltados nesta edição é Arquiteturas, Cidades e Territórios.

Além deste tema, foram ressaltados nomes ligados à proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, à arqueologia brasileira e às experimentações e técnicas inovadoras na área da convergência tecnológica. Confira, a seguir, os homenageados, os agraciandos e as iniciativas que serão condecoradas em 2007:

Cartola (in memoriam)
Dodô e Osmar (in memoriam)
Glauber Rocha (in memoriam)
Grande Otelo (in memoriam)
Hélio Oiticica (in memoriam)
Hermilo Borba Filho (in memoriam)
Lina Bo Bardi (in memoriam)
Luiz Gonzaga (in memoriam)
Orides Fontela (in memoriam)
Solano Trindade (in memoriam)
Tom Jobim (in memoriam)
Walter Smetak (in memoriam)

Abdias Nascimento
Álvaro Siza Vieira
Bárbara Heliodora
Cacique Raoni
Céline Imbert
Cildo Meireles
Claude Lévi-Strauss
Jean-Claude Bernardet
Jorge Ben Jor
Judith Malina
Kanuá Kamayurá
Lia Robatto
Luís Otávio Souza Santos
Luiz Mott
Moniz Bandeira
Marcello Grassmann
Oscar Niemeyer
Ronaldo Fraga
Selma do Coco
Sérgio Britto
Tônia Carrero
Tostão
Vânia Toledo

Associação Cultural Cachuera!
Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
Clube do Choro de Brasília
Escola de Circo Picolino
Grupo Nós do Morro
Museu Paraense Emílio Goeldi
Programa Castelo RÁ-TIM-BUM

FONTE: Memória Lélia Gonzalez

Nenhum comentário: