domingo, 11 de novembro de 2007

Interatividade 2

Idem ao que disse no post abaixo, mais participações inteligentes nos comentários do Blog, dessa vez do grande Barba:

Barba disse...

Carlos,

Olha só, acho meio complicado "racializar" essa questão da empregada espancada. Não bateram nela porque ela era negra, e nem há qualquer indício disso - embora eu ache que eles muito bem poderiam fazer isso com um cunho racista.

A questão aí é outra. É a retórica permissiva que não condena o espancamento de prostitutas. É a hipocrisia de quem leva prostituta pra motel e as trata como lixo. Brasil é cheio dessa falsa moral, desse ódio contra mendigos e prostitutas que vitima índios e trabalhadoras.

Enfim, acho que precisamos expôr as mazelas e o racismo, mas tornar racial um evento que não se trata disso não esclarece a questão - torna a mais nebulosa.

Carlos Eduardo disse...

BARBA, primeiro quero te parabenizar pelas etapas vencidas no processo de seleção. Valeu como sempre pelos comentários.
Quanto ao texto, não é de minnha autoria e sim do jornalista Azenha, mas concordo com ele, tanto que reproduzi aqui; de fato, o tal espacamento não se trata de um ato racista e sim preconceituoso e acho que foi isso que o jornalista quis expor e que VC, como sempre, tão bem percebeu. A questão é exatamente a permissividade(da qual Vc fala) que permite espancar empregados e pobres independentemente da cor, nordestinos, prostitutas e ai por que não negros, homossexuais e outros... pior do que isso, é a desvalorização dos indivíduos. Não sei se Vc ficou sabendo, já que não foi muito divulgado, mas o imbecil do Boninho(filho do Boni que foi o fodão da Globo), pois bem esse imbecil já tem quase quarenta anos e recebe uma fortuna para ser o produtor daquela porcaria do BBB, disse um dia desses em entrevista que o esporte favorito dele é ficar jogando ovo podre nas pessoas pobres, ou sei lá que não se encaixa no padrão de humanidade dele, ou seja com perfil diferente da Zona Sul carioca e coisa do tipo. INCRÍVEL. ISSO ME DEIXA REVOLTADO, ALIÁS POR MORAR NAZONA SUL, VEJO ESSA IMBECILIDADE COTIDIANAMENTE...
COMO SEMPRE SÃO ÓTIMOS OS SEUS COMENTÁRIOS.

Rafael disse...

Valeu cara! Eu vi esse esquema do Boninho e de outros ricos escrotos do Rio de Janeiro - tem um vídeo sobre isso. Tem gente que não gosta quando falam que as elites do Brasil são cruéis com outras pessoas e alienadas com qualquer coisa que se passa ao seu redor...

Rio de Janeiro é o lugar ideal pra existir um O. de Carvalho e um grupo extermínio institucionalizado mesmo...

Nenhum comentário: