terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Obama para todos os gostos Suely C arneiro- coluna Opinião

Abaixo um ótimo artigo da Suely Carneiro, recomendo a todos a leitura. Mesmo para os que não concordarem com os argumentos dela. Mas vele para vermos como é minado essa discussão sobre identidade, principalmente no Brasil e quando isso envolve a matiz étnico-racial. Particularmente concordo com ela. A respeito desta questão, recebi hoje por coincidência um e-mail do amigo Ricardo, que comunicava que o juiz federal Carlos Alberto Dias da Costa, de Santa Catarina, declarou a inconstitucionalidade das cotas raciais no vestibular na Universidade daquele Estado por violar o princípio da igualdade. Veja bem, não vamos entrar aqui no mérito das políticas de ações afirmativas, o que nos demandaria bastante tempo (que infelizmente não tenho por esses dias, no entanto para os interessados aqui do lado tem uma série de links interessante sobre o tema), o que me intriga, melhor me chateia nessa situação é que o Supremo Tribunal Federal irá julgar a Constitucionalidade ou não das políticas afirmativas, ou seja, é de praxe no campo jurídico de que quando um caso chega ao Supremo, o Tribunal Constitucional brasileiro, os demais juízes de instância inferiores ai incluindo os ministros do Superior Tribunal de Brasília se recuse a julgar tais casos, uma vez que a Corte Suprema irá analisar o caso. A pergunta que fica é: por que as tradições são sempre quebradas quando se esta em julgamento uma medida que visa favorecer os historicamente excluídos? Menos mal que o juiz referido acima julgou apenas um mandado de segurança e que o mesmo provavelmente será cassado dentre e em breve pela procuradoria da Universidade de Santa Catarina. No entanto a pérola se encontra na seguinte passagem da sentença do Meritissimo:

"9. Quanto ao requisito necessidade, essa análise deve enfrentar a seguinte questão: comparativamente a outros meios de "democratização racial do ensino", o Edital que privilegia vagas universitárias ao auto-declarado "negro" é o melhor meio para que parte da população, que antes não tinha acesso ao ensino, agora o tenha?

A resposta é negativa. O melhor meio para fomentar a não-discriminação é a criação de mais vagas e a melhoria da qualidade do ensino a todos aqueles que desejem o ensino universitário, e não somente ao denominado "negro", exclusivamente por ser "negro"."

Ou seja, o Meritissimo é especialista em educação, ele deve ter aprendido isso nas exaustivas aulas de Pedagogia que ele teve durante o curso de Direito, no entanto o mesmo juíz não é capaz de emitir uma posição a respeito do que é ser negro ou não, veja o que disse o Meritissimo. É uma pena que certas autoridades sejam tão cheia de si em determinados temas e não consiga se posicionar em outros, provavelmente, se o juiz caminhar pelo Tribunal que trabalha e conversar com os trabalhadores do Serviço Geral, descobrirá rapidamente quem é ou não negro:


"Conforme se vê, o candidato que não se declarar "negro", será automaticamente considerado "não-negro". Essa exigência de auto-declaração e classificação segundo o critério de cor da pele, é, por si só, constrangedora e racista, porque obriga aquele que pretender disputar as vagas reservadas a se auto-discriminar, sem que, para isso, haja fundamento científico ou empírico."



Agora o texto da Suely Carneiro, sobre Obama Barack, veja se não tem tudo haver com a notícia acima:

Jornal Correio Braziliense - coluna Opinião - 12/01/2008

Obama para todos os gostos
Sueli Carneiro
Doutora em Filosofia da Educação pela USP
é diretora do Geledés (Instituto da Mulher Negra)

A onda de mudanças políticas que parecia fenômeno latino-americano atinge
as eleições presidenciais dos EUA. Em cada lugar ela se manifesta de
diferentes maneiras guardando respeito às características culturais e
políticas de cada país ou região, mas elas têm em comum os ventos de
mudança. Nada mais emblemático do que a polarização das candidaturas do
senador negro Barack Obama e a senadora Hillary Clinton pela indicação do
Partido Democrata para a sucessão do presidente George Bush na Casa Branca.
Gênero e raça são temas importantes na sociedade norte-americana porque
representam um desafio para a realização da igualdade. E a possibilidade de
um homem negro ou uma mulher branca se tornarem presidente dos EUA renovam a
confiança na vitalidade da democracia americana, na sua capacidade de se
renovar e se reinventar. Os que simbolizam grupos historicamente excluídos
ou discriminados são chamados a ofertar originalidade, renovação, mudança e
esperança na (des)ordem do mundo.
Além do interesse que desperta, a simbologia que cada candidato carrega
presta-se a variadas apropriações, em diferentes contextos, que extrapolam
os limites geográficos e os interesses em jogo naquele país. A candidatura
de Obama, com alto grau de adesão da população branca norte-americana, é
vista por analistas como sintoma do progresso nas relações raciais nos EUA
que nessa leitura significaria ter ele se tornado opção eleitoral efetiva
para grandes parcelas dos norte-americanos a despeito de sua cor para uns,
ou, para outros, da suposta "neutralidade racial".
No Brasil, em razão dessas supostas características, Obama tornou-se a nova
arma dos formadores de opinião que combatem as políticas de igualdade
racial, em especial as cotas nas universidades brasileiras. Em chamadas de
matérias da imprensa nacional sobre as prévias nos EUA, lê-se, que "Obama
tornou cor irrelevante na campanha". Outras reiteram como aspecto mais
interessante de sua candidatura o que analistas consideram ser a sua
"laicidade" ou "desenraizamento " racial. Há os que atribuem as
características ao pertencimento birracial. Outros artigos destacam trechos
de seu livro A audácia da esperança, em que ele discorre sobre a necessidade
de ajustes nas políticas raciais norte-americanas.
Curiosamente, a inferida neutralidade racial atribuída a Obama e tão
enfatizada por certos analistas nacionais, tanto quanto o fato dele ser
filho de mãe branca e pai negro e ter parentes de diferentes tonalidades,
não são capazes de fazer que ele seja percebido dentro e fora dos EUA como
apenas um candidato à Presidência dos EUA. Ele é sempre referido como
candidato negro e só seria viável por não se fazer perceber como tal.
Tem-se, nesse caso, uma perversão daquela sentença que diz que à mulher de
César não lhe basta ser honesta. Ela deve também parecer honesta. No caso
dos negros essa idéia adquire bizarra formulação: pode-se até ser negro, mas
não se deve parecer negro.
Em outra dimensão, as abordagens sobre a candidatura de Obama expõem também
as contradições em que são enredadas as candidaturas negras lá e cá. De um
lado, ser um negro que faz da política de identidade racial o motor do
posicionamento político é visto como limitador ou impeditivo para que o
candidato possa alcançar um universo mais amplo de eleitores ou representar
interesses coletivos. De outro, relativizar a política de identidade numa
estratégia política tornaria o candidato um desenraizado, menos negro. No
entanto, em qualquer desses enquadramentos, o candidato permanece sempre
negro. A reiteração constante da negritude de Obama presta-se para negá-la.
Porém, o senador negro não cai facilmente na armadilha de prestar-se ao
velho jogo, sempre proposto pelo poder branco, de usar um negro de sucesso
para reiterar os estigmas que pesam contra os outros e barra-lhes as
reivindicações. No livro A audácia da esperança, ele descreve o que denomina
de "ritual de mesquinharias" que todo homem negro tem que suportar: de
segurança que o seguiram em lojas de departamentos, casais brancos
entregando a chave do carro a ele do lado de fora de restaurantes,
confundindo- o com o manobrista. "(...) Eu sei como é quando as pessoas me
dizem que não posso fazer algo por causa da minha cor e eu sei o gosto
amargo do orgulho negro engolido."
Como ele declarou num programa de TV: "Na calada da noite, em uma rua
deserta de qualquer grande cidade, um motorista de táxi iria vê-lo com certa
suspeita em vez de exclamar olha aí, um cara legal, meio branco, meio negro.
Os que preferem ver em Obama "neutralidade racial" são os que nos propõem a
dissolução da negritude num universalismo que suprime, autoritariamente, as
nossas identidades. Desvendando essa trama, Aimée Cesaire ensinou que "há
duas maneiras de se perder: por segregação na particularidade ou por
diluição na universalidade" . Há muitas formas de viver e politizar a
negritude. Obama é uma delas.

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