sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Algumas palavras sobre futebol, o Cruzeiro

Neste post vamos fazer um pequeno balanço do que estou vendo a respeito doCruzeiro nesse começo de ano:

1- Não é possível criticarmos e nem elogiarmos jogadores que não conhecemos. Do contrário é pura futurologia, aliás como bem afirma Chico Maia esse papo de reforço não existe, o que existe é contratação; se é reforço só o campo nos mostrará e isso serve para maior jogador do mundo na atualidade, ninguém pode garantir que a chegada deste é de antemão reforço. Dito tudo isso, no entanto, acredito que podemos e devemos sim criticar (analisar), os currículos dos contratados e com base nesses fazermos inferências, que obviamente poderão ser corretas ou não. E deste ponto de vista é imperioso afirmar que as contratações que o Cruzeiro fez, com raríssimas exceções, como Apodi e Jadilson, estão abaixo da tradição do Clube.

2- Outra realidade que deve ser refletida e infelizmente a mídia esportiva mineira não o faz, e ai deveríamos questionar o porque dessa não reflexão, diz respeito as contratações feitas pelo Cruzeiro. Veja bem não tenho nada de pessoal contra os jogadores contratados e aliás me irrito sempre quando a torcida vaia esses jogadores, pois eles são os menos culpados: eles não obrigaram ninguém a contratá-los ou a escalá-los. Portanto, feito este esclarecimento, que fique claro: minha questão não é com esses jogadores e sim com a explicação para as suas contratações. Eis ai, a grande questão que a mídia negligencia. A razão segundo a diretoria do Clube para essas contratações é de ordem financeira. Ou seja, a contratação desses jogadores não se dá por motivos técnicos (ou seja, uma opção deliberada por jogadores bons e desconhecidos) por uma política de contratação (baseada mais no futebol do que no nome) e etc. Tudo isso seria aceitável mesmo que passível de crítica, afinal cabe a diretoria a responsabilidade maior pela montagem de um time e cabe a ela também responder em caso de fracasso do mesmos. Cabe a eles as glórias do sucesso e as injurias do fracasso. E os sócios não satisfeito que mostre isso nas estâncias apropriadas (ainda que saibamos que estas não existem de fato nos clubes brasileiros). Mas na verdade, a contratação desses jogadores se dá em razão de um problema econômico. Ai esta o X da questão. Ora, como pode um clube que era modelo de administração, que foi entregue a atual diretoria sanado e que esta mesma diretoria fez milhões com a venda de jogadores e com bons patrocínios, esta em crise financeira?
E não adianta cairmos na esparrela da grande mídia de que o futebol é deficitário. É deficitário e todos nós sabemos e daí? Cabe as boas administrações fazer do limão a limonada, ora se é deficitário era obrigação da diretoria não gastar mais do que podia. Contratar melhor. Afinal todos gostam de dizer que os Perrelas são bons vendedores, mas são bons contratadores? Olha a lista de péssimas contratações feitas e a maioria das boas vendas são de jogadores prata da casa. Foi isso que acabou com o patrimônio, como bem disse o Luiz Chaves aquele economista e administrador americano do Minas Esporte e um dos poucos independentes da mídia esportiva, o pior é que essa série de times caros do Cruzeiros que dão prejuízo de cerca de 15 a 20 milhões por ano são ruins, ou seja, como se justifica gastar tanto por tão pouco. Veja bem fora os cerca de 23 milhões que o Cruzeiro recebe de televisão e patrocínios, o clube ainda dá um prejuízo desta monta, que me desculpe os puxa-sacos da imprensa más é incompetência mesmo. E esta crítica não tem nada de ´pessoal contra os perrelas é baseada em dados. Como em qualquer empresa isso é má administração. É excesso de funcionários desnecessários, estrutura para garantir poder e falta de foco. Por exemplo, grande parte dos gastos do Cruzeiro se encontram nas categorias de base e devem ser elogiados, afinal o trabalho maior lá é de formação de cidadãos mais do que de atletas. Veja bem os privilegiados atletas, pois assim Eu os considero podem sair do Cruzeiro com curso superior, falando várias línguas tendo tido os melhores tratamentos médicos, odontológicos, psicológicos, alimentares e etc que um jovem pode ter. O que é ótimo e esta de Parabéns a diretoria. Mas convenhamos é muita falta de foco tamanho investimento e tamanhas conquistas (Taça São Paulo, vice-campeonato invicto da Taça BH, perdeu nos penaltis e campeão brasileiro, ou seja uma verdadeira tríplice coroa) e investir em Eltinho, Marquinho, Henrique e etc, veja ai a falta de foco da diretoria, como disse acima não questiono os jogadores em si, mas o fato de que não é possível que em uma base tão vencedora não exista jogadores melhores do que esses; até por que se não existir tem algum probelma.Portanto, ou se gasta muito na base e aproveita seus melhores quadros ou então não se investe tanto na base e faz bons times profissionais, o que não dá é para investir tanto em uma base que fornecerá jogadores, para outros clubes.

3- Vamos uma análise do time do Cruzeiro em si. Que dizer pelo menos do time que Eu colocaria para jogar: Fábio, Apodi, Thiago Martineli e Welligton, Jadílson, Charles ou Léo Silva (aliás meu titular é o Leo assim que se recuperar da contusão, aliás outra mosca que a imprensa esportiva mineira comeu, foi não associar a queda do Cruzeiro a saída do Leo, ele era super importante no esquema do Dorival) Ramires, Vagner e Fabrício ou Leandro Domingues (neste caso depende do adversário e da proposta de jogo do time, quando precisar adotar uma postura mais defensiva vai de Fabrício e mais ofensiva vai de Domingues) e no ataque Guilherme e Marcelo Moreno.
Veja bem, de forma geral é um bom time, mas ai se encontra o problema. Bons times não ganham campeonatos. Precisam de algo a mais, bons times fazem boas competições dão alguns momentos de alegrias mas não conquistam títulos. Ou seja, será que nossa sina futura é sempre ficar entre o quinto e o décimo lugar. Outro problema que vejo nesse time e já se repete a pelo menos uns quatro anos no Cruzeiro e o famoso time do se; se o Fábio não falhar feio em uma falta ou não der as costas para o jogo temos um grande goleiro; se o Apodi não sentir o peso da camisa e jogar como no Vitória temos um grande lateral para ser vendido por milhões no meio do ano; se o Martineli voltar a ser o Matineli do São Caetano é um bom zagueiro; se o Welligton jogar no time de cima o que joga na base é o novo Breno, ou seja seleção brasileira e ótimo negócio; se o Jadilson for o mesmo do Goias é um escelente ponta esquerda (por que ala e lateral ele não é); se o Vagner quiser jogar bola e não ficar com dorzinha aqui e acolá (como bem lembra sempre o Emanuel Carneiro na Itatiaia) é um grande maestro e camisa 10; se o Guilherme de fato quiser ser um grande jogador teremos um ótimo reforço, pois futebol ele tem para ser um dos maiores do mundo, mas quantos iguais a ele já vimos se perder. Ou seja, o eterno jogador brilhante mas mas sem garra que roda pelos vários clubes do interior. Esse é nosso problema SE tudo dê certo temos um bom time, para ficar nas posições intermediárias e SE de errado... corremos sérios riscos. Para finalizar só espero que o Adilson não cometa muitas besteiras, infelizmente não consigo ainda confiar nele como técnico, ainda mais com as entrevistas dele falando em jogador de confiança, ou comparado o MAIOR DE MINAS com times do Japão ou o Figueirense. Só espero que ele não escale seus jogadores de confiança, pois ai o time do Cruzeiro seria esse daqui: Andrey, Apodi, Martineli e mais um, Jadilson ou Fernandinho, Henrique, Marquinhos, Fabrício, Vagner e o ataque é o mesmo por falta de opção. Só mais um pitaco, para mim quem joga em todas não joga em nada, esse papo de que o Marquinho pode ser lateral direito, esquerdo, volante, meia e etc é muito estranho.

ACRESCENTADO DIA 12/01/2008

A contratação do Tiago Gossling e do Marcel, se encaixa e radicaliza tudo que escrevi acima; na verdade é até bom por que escancara de vez o cornubio imprensa-irmãos perrelas, ou seja, eles contratam quem eles querem e quem pertence a empresários amigos, o resto é conversa fiada. Se a imprensa não fala deve ter seus motivos. Quantos jogadores melhores e mais baratos que estes estiveram livres e procuraram o Cruzeiro e não foram contratados. Câde o Ministério Público para investigar esse Clube. É por essas e por outras que vou ser obrigado a fazer algo que me recusei a quatro anos atrás, votar no candidato do PTeco só para não eleger esse Perrela. Deus nos livre logo dessa Ditadura. Fico vendo no que se transformou o Vasco, me dá até calafrios...será que é neurose minha, mas o Cruzeiro caminha a passos largos para ser o novo Vasco.

Nenhum comentário: