domingo, 13 de janeiro de 2008

O MAIOR DE MINAS

O amigo Ricardo, me mandou um e-mail com uma matéria da Folha de São Paulo. E ela diz o óbvio. O MAIOR DE MINAS tem a maior torcida. Isso suscita alguns questionamentos:
1- a grande torcida que o Atlético tem chama-se mídia, cara muito tempo não podia acompanhar de perto e estou assustado com a imprensa mineira, como ela favorece os Cocotas Carcarejantes; por outro lado, devemos ser honesto e reconhecer que os cruzeirenses de nossa imprensa são muito ruins, ai o outro lado dança de braçada. Que dizer não sei se a imprensa cruseirense é ruim ou por ter se acostumado a ser funcionário da diretoria do clube perdeu a mão e não consegue fazer coberturas interessantes.

2- é impressionante o número de torcedores do Fla em Minas (9%) impressiona, pois é metade dos Cocotas Carcarejantes; outra coisa a torcida do Grêmio maior que a do Cruzeiro, estranho demais. A população mineira é imensamente maior que a do RS, portanto os clubes daqui deveriam ter maiores torcidas.

Mais uma: pesquisa do Datafolha mostra que Minas Gerais e BH vestem azul

Da Toca II

João Marcos Dias

Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha divulgada neste domingo indica que Minas Gerais é azul. São 5,6 milhões de adeptos, contra 3,5 milhões do segundo colocado Atlético-MG. Quase o dobro. E não é de hoje que isso acontece. A cada levantamento feito desde 1993 pelos pesquisadores, a china azul reafirma sua posição como maioria no estado.

Em termos percentuais, o Cruzeiro responde por 29% dos fãs de futebol em Minas Gerais. O Atlético-MG tem 18% de adeptos. O Flamengo é o terceiro, com 9%. O Corinthians foi citado por 7% dos mineiros e o São Paulo por 3%.

A pesquisa foi veiculada em Minas Gerais na edição deste domingo do jornal O Tempo. O levantamento realizado em novembro de 2007 mostra que a idéia que a torcida celeste é maioria apenas no interior do estado já não passa de mito.

Em Belo Horizonte, a china azul é maioria, com 38%, ou 912 mil torcedores. O Atlético-MG aparece com 34%, o equivalente a 816 mil pessoas. Na capital, times de outros estados não têm muito espaço. Flamengo, Corinthians e Palmeiras têm 1% cada. América-MG, São Paulo, Vasco, Santos e Fluminense registram menos de um ponto percentual.

No interior o panorama muda. Em matéria sobre o mesmo levantamento, o jornal a Folha de São Paulo mostra neste domingo que 47% dos mineiros entrevistados torcem para Cruzeiro ou Atlético-MG. A maior "fidelidade" a clubes locais ocorre no Rio Grande do Sul: 84%. No Rio de Janeiro, esse índice é de 80%. Em São Paulo, 70%.

Em termos nacionais, o Cruzeiro tem 3% dos torcedores e a sétima maior legião de adeptos do País. O Clube manteve a média, já que oscila entre 3% e 4% desde o primeiro levantamento do Datafolha, feito em 1993. O Atlético-MG aparece em décimo, com 2%.

O Flamengo lidera a relação, com 17%, e é seguido por Corinthians (12%), São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (6%), Grêmio (4%), Cruzeiro (3%), Internacional (3%), Santos (2%), Atlético-MG (2%), Botafogo (2%), Fluminense (1%), Bahia (1%), Sport (1%). A Seleção foi citada por 2% e não se interessam por futebol 26%.

O Instituto Datafolha ouviu 11.741 pessoas em 390 municípios de 25 estados brasileiros, entre os dias 26 e 29 de novembro do ano passado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de confiança.

Nenhum comentário: