terça-feira, 30 de outubro de 2007

Nossa é o escambau

Da coluna Radar/ Enchendo o pé do site Trivela. O autor do texto que não é assinado falou tudo. Pena que mais uma vez a imprensa, de modo geral, fará o papel de promotora do evento;

Nossa é o escambau
30/outubro/2007

Se em algum dia houve a crônica de uma morte anunciada, além do livro do colombiano Gabriel García Márquez, foi a escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014. Hoje veio a confirmação, mas o acordo já tinha sido tecido nos bastidores e com a conivência de quase todos os envolvidos.

O Brasil receberá a Copa e terá um gasto de mais de US$ 10 bilhões. O discurso oficial é o de que a verba sairá da “iniciativa privada”. Não sairá. Não se iluda. Quem pagará a conta da farra do boi de 2014 é você que trabalha e paga seus impostos. Ou você acha que alguma empresa bondosa é que enfiará a mão no bolso para modernizar Maracanã ou Mineirão? E o Morumbi?

O Brasil tem um IDH (índice de desenvolvimento humano, um ranking de qualidade de vida) menor do que o da Malásia, Barbados e Panamá. O Rio de Janeiro tem uma taxa média de assassinatos de 50 pessoas a cada 100 mil habitantes por ano (em algumas áreas, o valor é cinco vezes maior, similar à zonas de guerra no Iraque). São Paulo tem índices similares. E ainda assim, você foi obrigado a ouvir Ricardo Teixeira afirmar que a violência no Brasil é ‘equivalente’ à de qualquer grande cidade, sem nenhum jornalista contestá-lo.

Hoje, em Zurique, a Fifa assinou um cheque em branco e o deu nas mãos da CBF, que certamente saberá fazer bom uso – em benefício próprio, claro – do presente. A corte dos políticos à entidade é um sinal inequívoco de como o torneio será alimentado com a sangria dos cofres públicos.

Seguramente, críticas à realização de uma copa do mundo não fazem amigos. O torcedor quer mais é ter um torneio tão sensacional assim acontecendo ao lado da casa dele. E quem critica é ‘inimigo’. Basta ver que a quantidade de tomadas de posição públicas contra a Copa do Mundo no país. Justamente por isso você tem de ver esse ‘entusiasmo’ com o evento por parte de um jornalista que, na coletiva em Zurique, se preocupou em perguntar se 2014 será a “Copa do Povo”, fazendo corar de vergonha até o puxa-saco mais profissional.

Muita gente que se chama de ‘independente’ ajudou a banda da CBF a passar o projeto da Copa. São as mesmas pessoas que continuarão indo a programas de TV ou a comícios para falar em “democracia” e “honestidade”. É o que o escritor Daniel Goldhagen chamava de ‘os carrascos voluntários de Hitler’: gente que não sujou as mãos nos campos de concentração, mas teve responsabilidade na matança. Grave as carinhas doces das atrizes fofas e dos jornalistas engraçadalhos que encamparam a idéia oficial. Quando, no futuro, alguém abrir o bueiro das contas da Copa, esses aí terão uma boa parcela de culpa.


http://www.trivela.com/index.asp?Fuseaction=Radar&id_secao=34&id_codigo=16339

Nenhum comentário: