sábado, 10 de maio de 2008

Sobre Futebol

Esse post era para ser sobre futebol, coisa que gosto muito e para dar uma aliviada. Já tinha escrito um texto enorme no qual entre outras coisas analisava o campeonato brasileiro e individualmente cada uma das 20 equipes, sem querer apertei o botão errado e perdi o texto todo. Uma pena já que foi legal analisar cada uma das 20 equipes, elenco técnico como não tenho tempo nem saco para escrever de novo, já era. ... Pelo menos repito aqui sem as devidas análises, a divisão de times em grupos de acordo com minhas expectativas:

FAVORITOS
Internacional
Palmeiras
São Paulo
Fluminense

2°GRUPO
Flamengo
Cruzeiro
Santos
Grêmio
Botafogo
Vasco
Atlético

GRUPO DOS QUE PODEM SUPREENDER
Sport
Coritiba
Atlético Paranaense
Figueirense

GRUPO QUE LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO
Nautico
Vitória
Ipatinga
Portuguesa
Góias


Na falto do meu texto coloco abaixo um texto que eu queria ter escrito sob o Adilson Batista (o fraco e covarde) e sobre a diretoria do Cruzeiro:

Adílson puxa a fila dos culpados

9 Maio 2008

Luis Viana

Adilson, os Perrelas, o elenco, a torcida, o Potosi, a atitude e a altitude foram os culpados pela desclassificação do Cruzeiro nesta Libertadores. Eduardo e Evandro não concordam que seja hora de mudar de técnico. Aliás, o Evandro é sempre dos últímos a entrar na barca. Mesmo com o PCG foi assim.

Adilson é limitado. Inteligente, mas limitado. Não sabe jogar sem seus “queridinhos”. Meus amigos disseram que todo técnico tem seus “protegidos”. Têm, é verdade. Mas são inteligentes o suficiente pra saber quando mudar. Luxembrugo tinha especial predileção por Felipe Melo, Zinho e Alex. Adilson tem por Henrique, Fabricío, Marquinhos Paraná, Marcinho e Jonathan. Há grande diferença de valores entre uns e outros.

Há diferenças entre os dois. Qiuando percebeu que Wendell era mais importante para o time do que o Felipe Melo, Recife, melhor opção que o Zinho e que o time jogava e girava em torno do Alex, Luxa escalou os caras certos. Já o atual treinador montou sua base em função de seus protegidos. Seu esquema os priveligia, mesmo se eles deixam o time torto, sem criatividade e limitado.

Adílson tem medo de perder, por não escala pra vencer. Luxemburgo é arrogante, mas sabe que só os vencedores sobrevivem. Do outro lado, os Perrelas, ano após ano, mantêm uma política de engordar e vender. Hoje, o Cruzeiro é dirigido pelos Perrelas e comandado por empresários e investidores. Não temos um time, mas um balcão de negócios. Jogadores vêm aparecer para o mundo no Cruzeiro. Empresários os colocam no clube em busca de mercado, não de títulos. A diretoria aceita isto passivamente e o técnico diz amém.

Adilson não sabe substituir sem usar seus prediletos. Ele veste pele de cordeiro mas no fundo é tão arrogante quanto Luxa. Quando chamado de Professor Pardal fez cara de arrependido, pediu desculpas, mas voltou a inisistir no erro e ainda criticou seus criticos como se todos fossem obrigados a dizer amém às suas invencionices. Adilson não desclassificou o Cruzeiro. Houve, na verdade, uma soma de fatores: elenco, erros da diretoria, contusões, erros do técnico, medo etc. Embora não seja o único, ele tem enorme parcela de culpa, sim. Errou nas escalações (ou seria melhor dizer inventou?). Nem na composição do banco ele conseguiu acertar.

Num jogo em que precisava fazer gols, entrou sem nenhum atacante. Ou melhor, entrou com um que é menos que meia-boca. Depois, entrou com Henrique. Pra quê? Minimizar os danos? Que danos? A desclassificação? Esta já tinha ido para o brejo. Minimizar danos seria buscar ao menos o empate e não segurar uma derrota por um gol de diferença. Não vejo grandes técnicos disponiveis no mercado. Mas vejo poucos que sejam tão a cara da diretoria e do seu time quanto o Adilson. Eles se merecem. A torcida é que não os merece.

Nenhum comentário: