sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Plantão Médico

Fevereiro chega ao fim e com ele um fenômeno da cultura de massas, mais precisamente da cultura televisiva. Chegou ao fim depois de 15 anos a série E.R, no Brasil, Plantão Médico. Só para se ter idéia nesta última temporada a série ainda era vista por 9,5 milhões de pessoas, o que lhe garantia ainda o terceiro indice de audiência na gigante NBC, isso no território norte-americano. Em seu auge foi a série mais vista da Tv norte-americana e chegou a faturar 13 milhões de dolares por epsódio. Como ilustração em seu primeiro momento de auge a série revelou para o estrelato um ator chamado George Cloney. No Brasil, ao que me lembro Plantão Médico foi a última das séries norte-americanas a ocupar um horário nobre na Globo, quando era uma das maiores atrações dessa emissora. Fica portanto aqui nossa homenagem a esse fenômeno da cultura de massas.
****
Falando em séries, a minha sorte é não ter condições de pagar Tv a cabo, pois se tivesse estaria perdido de tão fã que sou das séries. Já que não tenho Tv a cabo me viro pela séries que passam principalmente no SBT. Sempre me perguntou porque diabos a Tv brasileira insiste nesta baboseira de novela e não nas séries. Bom a título de registro ando viciado desde que assistir o primeiro epsódio (isso já faz um tempão) em Grey's Anatomy. Uma série que supera e em muito House que é já é uma série inacreditavelmente brilhante. As séries norte-americanas são a exemplificação de que é possível fazer cultura de massa de altissíma qualidade e profundidade. House e Grey's são os exemplos mais eloquentes em uma lista ainda maior. Enfim que é bom é. Na verdade é muiotooo bom. Hoje a Tv só serve para duas coisas assistir algumas séries e os jogos do Cruzeiro. Venhamos os jogos ouço no rádio e só vejo as imagens, senão fosse pelas séries poderia vender a caixinha aqui de casa.
****
Para confirmar a seriedade das séries veja a lista dos mais bem pagos desse ramo e atente-se para o último nome, o de Shonda Rhimes (autora de Grey's e o que é melhor para o ego desse blog: a genial autora da série com os dialogos e roteiros mais sensacionais da Tv é uma negra): 01- Para segurar a barra de Jack Bauer por mais três temporadas (a sexta e mais duas) ele vai receber 40 milhões de dólares. A gente fez as contas: dá 555.555,55 dólares por episódio. 02.
Mariska Hargitay a detetive Olivia Benson de LAW and ORDER: SVU se tornou a atriz mais bem paga da TV ao fechar contrato para mais duas temporadas. Ao fim de dois anos ela terá recebido 15 milhões de dólares só de salário 03. Charlie Sheen com TWO AND A HALF MEN ele se tornou o comediante mais bem pago atualmente. São 350 mil dólares por episódio, mais participação nos lucros e uma grana extra (750 mil dólares) pelas reprises da série (ele merece principalmente para quem assistiu suas ótimas atuações no fins dos anos 80 e início dos anos 90 numa série de filmes que satirizavam outros grandes sucessos do cinema) 04. Christopher Meloni parceiro da detetive Benson, ele se deu tão bem quanto ela na negociação de um novo contrato em LAW and ORDER: SVU. Vai receber até 340 mil dólares a cada episódio como Elliott Stabler. 05. Kyra Sedgwick na semana em que recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz de série dramática a Brenda Johnson de THE CLOSER renovou contrato, passando a receber até 300 mil dólares por episódio. Em quatro anos ela chega aos 16 milhões 06. Marg Helgenberger a Catherine Willows de CSI é outra na seleta lista dos mais bem pagos da atualidade. A cada episódio embolsa 300 mil dólares. (veja como é grande a lista das séries policialescas e de investih=gação, não sou muito fã dese genero mas que faz sucesso faz. Nesse ramo para mim a excessão é Cold Case, ou no Brasil Arquivo Morto) 07. Ray Romano o recorde do protagonista de EVERYBODY LOVES RAYMOND vai ser difícil de ser superado. Na última temporada da série ele recebia 1,3 milhão de dólares por episódio. Agora multiplica isso por 16... 08. Jerry Seinfeld ele recebia 1 milhão de dólares por episódio de SEINFELD quando resolveu que hora de a série acabar. Num lance desesperado o canal NBC ofereceu 5 milhões (!!!) por episódio para prolongar a sitcom um pouco mais e ele não topou (ainda bem que o Seinfield não topou encerrou sua série no auge, mas que dá saudade dá- um grande comediante comandando um elenco melhor ainda) 09. Friends caso raro na TV, os seis atores recebiam a mesma coisa: 1 milhão de dólares a cada episódio da última temporada. Quando a série acabou Matt Le Blanc, o Joey, até brincou que o que faria mais falta seria o salário (essa é para meu amigo Daniel do Peramblogando cresce cada dia mais o fuxico de que Friends se tornará um filme, alguns dizem que as negociações já até se iniciaram).
10. Shonda Rhimes: Vencedora do Globo de Ouro de melhor série dramática a criadora de GREYs ANATOMY valorizou seu passe com o sucesso da série. Vai receber 10 milhões de dólares para contar as histórias do Seattle Grace por mais três anos.
****
Para terminar esse papo televisivo: foi anunciado que o governo brasileiro atendendo a Globo proibiu a multiprogramação. Com isso, essas emissoras ficam proibidas de transmitir quatro programações diferentes no mesmo espectro (em definição “standard”), possibilidade prevista no sistema nipo-brasileiro de TV digital. Só me resta reproduzir aqui a pergunta do Nassif: "Fico me perguntando qual a serventia tão prometida por essa TV Digital?
Afinal, ela está sendo moldada pelas grandes emissoras que não tem o minimo de interesse em mudar alguma coisa. A escolha do padrão Japonês pela qualidade, em detrimento a diversidade já foi balde de água fria em quem esperava ver mais canais e mais produções.
O jeito é ficar na internet mesmo… Já que ver televisão - salvo raríssimos casos - está cada vez pior."
****
Pos Post
- Só para registrar já que não toquei no assunto, entre minhas séries favoritas da atualidade é lógico: Everybody Hates Chris, de autoria do genial Chris Rock. Outra é essa abaixo:
- A Fox norte-americana anunciou, nesta quinta-feira (26/2), a renovação de Os Simpsons para mais duas temporadas. Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie permanecerão no ar até, pelo menos, 2011.Com 22 temporadas garantidas, Os Simpsons será a série em exibição há mais tempo no horário nobre da televisão norte-americana. O recorde pertence ao seriado de faroeste Gunsmoke, que teve 20 temporadas exibidas entre 1955 e 1975 pelo canal norte-americano CBS. Há 12 anos, Os Simpsons desbancaram Os Flintstones e abocanharam o título de animação há mais tempo no ar no horário nobre da televisão norte-americana. Ícone da cultura pop, Homer Simpson ganhou até um verbete no Oxford English Dictionary: o seu gutural “D’oh!”.

Nenhum comentário: