quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Curtas

1- Queria comentar sobre a ditabranda da Folha de S. Paulo. Mas não consigo. Não consigo. Me dá nojo o estômago embrulha e ponto final. Para quem quiser existe centenas de post em blogs, sites e mídia independente. Nessa seara li muita coisa e de todos os lados, mas para início de conversa sugiro esse artigo, talvez o mais sensato ao analisar essa nojeira: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=526JDB001 . Agora nojeira mesmo é ver o silêncio dos vários funcionários da Folha, incluindo ai por exemplo, Juca Kfouri e pior ainda é imaginar que um bando de imbecis e idiotas assinam e compram em bancas tamanha aberração. Aliás esses mesmos idiotas lêem também Veja. ARghh!!!
****
2- O Supremo Gimar Dantas que dizer Mendes, o inacreditável levou uma e das merecidas. Viva José Rainha que disse o que muitos de nós queríamos dizer: "Nós estamos lutando pela dignidade humana e o ministro não pode nos dar tratamento diferenciado ao que deu, por exemplo, a Daniel Dantas. Não se pode deixar os ricos sempre a favor da lei e condenar os pobres por se valerem de lutas - disse o líder dissidente do MST."
****
3- A mídia daqui sempre errante e ideologicamente dirigida não tem repercutido com a devida atenção as primeiras medidas de Obama na presidência. De um lado, procurando resolver os problemas da saúde pública aumentando os impostos dos mais ricos. E por outro inicia uma luta gigantesca contra o sistema financeiro corrupto (através de estatizações e combate a fraudes e ao Deus Mercado aquele que tudo pode) e contra os paraísos fiscais (tipo o sistema bancário da Suíça na mira da justiça norte-americana).Além disso uma nova política externa esta em gestação em que aposta passa pelo multilateralismo e pelo dialogo nas instituições internacionais. E para finalizar o principal movimento o da ecologia e das energias sustentáveis. Esta tudo muito no começo mas pelo andar da carruagem Obama tem tudo para iniciar uma nova época, em que o ser humano volte ao centro e não o mercado. Dito de outro modo o reinado iniciado por Reagan pode esta chegando enfim ao ocaso. Adeus neo-liberalismo e estado mínimo.
****
4- Por outro lado aqui em Pindorama no desgoverno Lula, dos companheiros dos neo-liberais que outrora eles combatiam (tudo estratégia política é claro). Os gênios da ekipeconomica (como bem os apelidou Elio Gaspari ainda no governo de FHC 1º) enfiaram dinheiro nosso, pois público no rabo dos banqueiros (tipo Votorantim do companheiro Ermirio de Morais, exemplo de empresário brasileiro - eis ai uma verdade inegável: belo exemplo do cornubio estado-empresariado a favor sempre dos segundos) dos exportadores e de todo tipo de bandido financeiro, no entanto, nada para o setor produtivo; eis, ai que entra o drama da Embraer e suas mais de 4000 demissões. Bota na conta da política neo-liberal lulista, aquela que radicalizou os princípios de FHC, por exemplo, na questão dos juros e do superavit fiscal aquele para pagar a divida externa que várias auditorias a começar pela CNBB consideram ilegal e ilegítima. Mas nada como viver na Pindorama.
****
5- Carnaval: No Rio venceu a melhor escola, o melhor desfile, o mais empolgante.Ainda que pessoalmente tenha gostado muito do desfile da Vila Isabel que ficou em quarto lugar. Parece que estávamos adivinhando a uns dois posts abaixo leia a cronica que escrevi sobre a importância do tema África, africanidades e afro-brsilidades para o Salgueiro. Não deu outra ao voltar ao seu tema caro o Salgueiro retornou ao caminho dos triunfos e consagrou de vez a genialidade de Renato Lage, que na época de Mocidade sempre saia da avenida vencedor ainda que várias vezes preterido pelo júri. Falando em Lage lembramos da época áurea da minha Mocidade, dona do maior fiasco desse ano. A Mocidade tal como alguns clubes grande de futebol a quatro anos ronda a área da queda esse ano ficou na penúltima posição e durante a apuração ficou algumas vezes em último. Abre teu olho Mocidade que de tanto tentar uma hora consegue. Lembrando que a Estrela da Vila Vitem subiu para primeira divisão do samba em 1959 e de lá para cá jamais caiu. A verdade é que estamos perdido desde o fim do clã Andrade. é necessário que a Mocidade ou se profissionalize tipo Mangueira, Vila e outras ou então arranje rapidinho novos patronos ou seja contraventores do bicho. Mas do jeito que estar é que não pode continuar esse é o grito de um mocidadense angustiado e envergonhado com o ridículo Carnaval desse ano. Sorte foi a infelicidade financeira do Império que realmente foi muito aquém do esperado.

Nenhum comentário: