segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

algumas palavras sobre política e Fórum Social Mundial

1- Li já não me lembro mais aonde um artigo interessante do Paulo Moreira Leite em que ele analisa o PSDB e sua plataforma para as próximas eleições. Antes um parêntese: já deixo claro por principio que tenho sempre problemas com as análises feitas pela mídia tradicional, pois ela já partem de um realismo que me incomoda. Dito de outra maneira, não existe nada diferente do que esta ai só variações sobre o mesmo tema (por isso logo abaixo comentaremos sobre o Fórum Social), no entanto dentro desta limitação ou dentro deste realismo pragmático o texto de Moreira Leite me chamou a atenção, pois vai em pontos chaves do que são os tucanos hoje. Abaixo o que acho deste partido:
-Os Tucanos são ideologicamente hoje de direita (quero acrescentar culpa de FHC que deturpou o programa do partido originalmente bastante próximo da esquerda democrática alemã). Por isso são privatistas a todo custo (mesmo quando a prática encontra em desuso nos países centrais). Ou seja, se alinharam aos ideologos do neoliberalismo (mesmo quando este se encontra em desgraça e renegado até mesmo por seus ideólogos no mundo central - EUA e Europa). Essa transformação é ruim pois deixou o partido refém da direita mais atrasada e retrograda aquela que por razões preconceituosa critica os programas sociais sem antes avaliar o impacto positivo ou mesmo a necessidade objetiva destes (sem propor nenhuma outra opção, ou que provavelmente ao assumir o governo continuará com os mesmos programas com finalidades eleitoreiras - a tal da desgraça preconizada por Sérgio Mota - 20 anos no poder- que vale tanto para PSDB quanto para PT, ou seja um compromisso não com o país e sim com o poder - não se trataria de uma crítica política a esses programas e sim de uma desfaçatez eleitoreira e preconceituosa). Essa opção neo-liberal dos tucanos não permite que eles critiquem os pontos falho do governo Lula, ou seja sua política econômica (por exemplo os juros extorsivos). Refém dessa direita preconceituosa estaremos refém de um desmonte seletivo do estado social brasileiro construído mal e porcamente por esse governo atual. Mas a título de registro: não confundam essa nota como apoio ao governo atual, continuo considerando esse um governo medíocre dos piores que já tivemos, a questão aqui é de pêndulo, como sou de esquerda (o que hoje diante da esquerda convencional deve ser chamado de extrema - esquerda) acho pífio o governo Lula. E vou mais longe e já disse isso a alguns amigos com Dilma, Serra ou Aécio só nos restará o exílio (mesmo que somente mental), pois são todos farinha do mesmo saco e como já propos várias vezes esta na hora de PT e PSDB se fundirem pois foram gestados juntos. Tal fusão não ocorre (e disso concordam mesmo os cronistas ligados a direita), por razões puramente eleitoreiras, ou seja que irá ocupar os cargos comissionados.
**
2- A Carta Maior a Veja da esquerda Lulista (pois se criticamos a grande mídia direitista) devemos ser coerente e fazer o mesmo com a mídia dita de esquerda que tem o mesmo comportamento só que com sinais trocados como a Carta Maior traz uma matéria denominada Nasce, na França, o Novo Partido Anticapitalista. Segundo a matéria (re-lease do próprio partido): Novo partido reúne maioria da Liga Comunista Revolucionária (LCR), que aprovou sua própria dissolução para criar nova organização, além de militantes comunistas, socialistas e ecologistas. Segundo um dos principais líderes do NPA, as referências programáticas do novo partido são a ruptura com o capitalismo e a independência total em relação ao Partido Socialista francês. "Esquerda da esquerda" francesa acredita que já tem 15% de votos. (...) Para continuar a alargar sua base, o NPA quer "seguir o melhor das tradições do movimento dos trabalhadores, sejam elas trotskistas, socialistas, comunistas, libertárias, guevaristas, ou envolvidas na ecologia radical", como o afirma Olivier Besancenot. A referência identitária será portanto menos uma doutrina política que a "ruptura com o capitalismo" e a "independência total do Partido Socialista".
É de um partido com essas características e fisionomia que necessitamos no Brasil. Oxalá permita que possamos fundar um partido anti-capitalista neste país que rompa com o discurso único se na França é necessário rompimento com o PS no Brasil é necessário rompimento com o PT e o PC do B essas desgraças partidárias.
**
3- Apesar de esquerda nunca fui a um Fórum Social e digo mais sou crítico do mesmo. Tenho comigo o preconceito (já que nunca fui a um) de que se trata de um grande oba-oba de onde não se tem nenhuma decisão prática. Quase como um grande acampamento de esquerdistas, um woodstock político (o que diga se de passagem já é alguma coisa ou melhor muita coisa) que piorou bastante após a vitória do companheiro Lula, pois nesse caso o Encontro tornou-se aparelhado para usar uma palavra das antigas. No entanto, o Fórum que acompanhei mais de perto (a partir de blogs e mídia alternativa) foi o desse ano em Belém e me empolguei com certas notícias vindas de lá. Reproduzo, por exemplo, o texto abaixo escrito por um Dominicano que esteve no Fórum como observador de sua ordem religiosa, já traz algumas luzes aos que só tem como eu visões pré-conceituadas do Fórum Social Mundial. Deixo algumas provocações antes do texto: Será mesmo possível um outro mundo? Principalmente sem uma organização partidária (principalmente para todos "nós" que aderimos ao sistema liberal partidário) anti capitalista tal como a que surge agora na França? É possível um novo mundo em um mundo sem utopias?
CONCLUSÕES DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL - Frei Miguel Concha Malo, O.P.

Ao terminar os trabalhos do 8° Fórum Social Mundial (FSM), ao qual tive a oportunidade de assistir acompanhando a Comissão de Justiça e Paz dos dominicanos e dominicanas do Brasil, membros do Comitê Organizador Internacional informaram que 133 mil pessoas provenientes de 142 países participaram nas 2 mil 310 atividades autogeridas que se realizaram em Belém do Pará, de 28 a 31 de janeiro passados. Nelas se inscreveram 489 instituições, organizações, coletivos ou movimentos da África, 119 da América Central, 155 do México e América do Norte, 344 da Ásia, 4 mil 193 da América do Sul e 491 da Europa.

Pela primeira vez, Oceania esteve representada por 27 dessas entidades. Significativamente, no enorme acampamento dedicado aos direitos humanos reuniram-se durante esses dias 10 mil pessoas, considerado um recorde, e nele estiveram representadas centenas de redes e organizações.

Uma média de 250 pessoas assistiram a cada uma das numerosas atividades que lá se realizaram, nas quais sobretudo se discutiu sobre as violações aos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, levadas a cabo pelos governos e as empresas com seus grandes projetos hidrelétricos, mineiros e agropecuários, sobre a criminalização dos movimentos sociais, e sobre as perseguições e ameaças que sofrem as defensoras e defensores de direitos humanos. Informou-se igualmente que se realizaram mais 200 eventos, nos quais participaram aproximadamente mil artistas, que representaram a diversidade cultural dos povos do mundo. E que a imprensa colaborou com 4500 profissionais da comunicação. 2 mil credenciados e outros 2 mil que informaram sobre as atividades, conectando-se por meio de internet. Este conjunto compreendeu jornalistas independentes e representantes de 800 meios de comunicação credenciados em 30 países, entre eles, A Jornada do México, que por certo no encontro promovido pela Revista Margen Izquierda, da Editora Boitempo, sobre o futuro do fórum, foi repetidamente reconhecida pelo sociólogo Emir Sader, diante de um auditório atestado de pessoas, como um jornal crítico excepcional no mundo.

Levando em consideração a Carta de Princípios, que estabelece que o FSM não tem caráter deliberativo, e que embora funcione como instância articuladora, não tem a pretensão de ser um espaço de representatividade da sociedade civil mundial. Ao final da tarde do passado domingo 31 de janeiro foram lidos os documentos elaborados em 22 assembléias temáticas, nos quais se sintetizaram os principais pontos que se discutiram durante os quatro dias do Fórum. Tendo como eixos os direitos humanos, a justiça ambiental, os direitos coletivos dos povos, e ações para preservar a região panamazônica, neles se estabelecem compromisso para seguir enfrentando integralmente as conseqüências de morte do sistema capitalista, que na ótica dos movimentos sociais do mundo, gerou uma economia, uma política e uma civilização totalmente desconexas das necessidades mais elementares dos povos e dos direitos da natureza.

Como sempre aconteceu em todos estes Fóruns, nessa Assembléia Geral se acordaram também uma série de ações internacionais dos movimentos sociais que incluem, para este ano, mobilizações para defender o direito humano à água, a sua administração não comercial e sustentável durante o Fórum promovido pelas multinacionais em Istambul, Turquia, a partir da terceira semana de março; sua presença no encontro dos principais países industrializados e emergentes em Londres, os primeiros dias de abril, para pressionar o mundo por uma alternativa à atual crise inédita do sistema capitalista, e no dia 4 de abril em Estrasburgo, diante do parlamento Europeu, e depois, no dia 28 de julho na Itália, para seguir promovendo um mundo sem armas e sem guerras. Para o dia 12 de outubro está prevista uma mobilização global das organizações indígenas contra a mercantilizaçã o da vida, os transgênicos e a defesa de seus direitos à terra e a seus territórios, e em dezembro deste ano em Copenhague, palco da reunião da ONU sobre a mudança climática, um encontro global para promover as conclusões do Fórum sobre este urgente tema.

Em torno dos eixos da criminalização do protesto social, a violência de gênero, a discriminação e os direitos econômicos, sociais e ambientais, a declaração do Fórum sobre os direitos humanos estabelece também propostas concretas de solidariedade entre as organizações e os movimentos sociais, campanhas globais e mecanismos de vigilância, controle e comunicação por parte de agentes particulares e de governos, assim como ações de solidariedade com o povo palestino e a autodeterminação das nações e os povos originários. Ao final do Fórum quase todos os comentários dos participantes coincidiram em que este vai à direção correta, cada vez mais fortalecido pela crise atual do sistema capitalista, porém que é necessário atrair mais entidades da Ásia, África, Leste da Europa e outras regiões do mundo. Ficou, entretanto sem resolver a polêmica, também cada vez mais intensa, de se o Fórum pode assumir tomada de posição mais concreta em torno de temas urgentes, assim seja através das Assembléias dos Movimentos Sociais.

Frei Miguel Concha Malo, O.P.é promotor regional de Justiça e Paz de Cidalc.
(Artigo publicado sábado 7 de fevereiro no jornal mexicano "La Jornada")
Pós Post
Após concluir esse post, tive acesso a um outro texto do Frei Betto, que já encaminha resposta para uma das minhas indagações é possível um novo mundo sem utopias? Acrescento pois o texto aqui (com comentários meus após alguns trechos):
NOVOS VALORES PARA NOVA CIVILIZAÇÃO - Frei Betto

No Fórum Social Mundial de Belém se concluiu que as alternativas ao neoliberalismo e à construção do ecossocialismo não se engendram na cabeça de intelectuais ou de programas partidários, e sim na prática social, através de lutas populares, movimentos sindicais, camponeses, indígenas, étnicos, ambientais, e comunidades de base. Aqui entro eu: Será? Temos que ser mais realistas e menos idealistas; venho de um contato muito intenso com um setor do movimento social e hoje diria que apesar de concordar na teoria com a afirmação acima discordo na prática. Devemos ter claro que o MST, por exemplo, é uma excessão.

Para gestar tais alternativas exigem-se pelo menos quatro atitudes. A primeira, visão crítica do neoliberalismo. Este aprofunda as contradições do capitalismo, na medida em que a expansão globalizada do mercado acirra a competição comercial entre as grandes potências; desloca a produção para áreas onde se possam pagar salários irrisórios; estimula o êxodo das nações pobres rumo às ricas; introduz tecnologia de ponta que reduz os postos de trabalho; torna as nações dependentes do capital especulativo; e intensifica o processo de destruição do equilíbrio ambiental do planeta.

A segunda atitude - organizar a esperança. Encontrar alternativas é um trabalho coletivo. Elas não surgem da cabeça de intelectuais iluminados ou de gurus ideológicos. Daí a importância de se dar consistência organizativa a todos os setores da sociedade que esperam outra coisa diferente do que se vê na realidade atual: desde agricultores que sonham lavrar sua própria terra a jovens interessados na preservação do meio ambiente. Aqui entro eu de novo. Neste caso sim concordo até mesmo como antropologo que a solução se encontra com os próprio grupos.
Terceira atitude - resgatar a utopia. O neoliberalismo não visa a destruir apenas as instâncias comunitárias criadas pela modernidade, como família, sindicato, movimentos sociais e Estado democrático. Seu projeto de atomização da sociedade reduz a pessoa à condição de indivíduo desconectado da conjuntura sócio-política- econômica na qual se insere, e o considera mero consumidor. Estende-se, portanto, também à esfera cultural. Como diria Emmanuel Mounier, o individualismo é oposto ao personalismo. Pascal foi enfático: "O Eu é odioso". De novo é necessário irmos além das proposições vagas. NEM todo Eu é odioso mas sim o projeto capitalista de enfraquecimento da humanidade, pois em última análise ao ataque capitalista nem mesmo o Eu odioso de Pascal sobreviverá, visto que este Eu pode ser séria ameaça utópica ao projeto neo-liberal.

No seu apogeu, o capitalismo mercantiliza tudo: a biodiversidade, o meio ambiente, a responsabilidade social das empresas, o genoma, os órgãos arrancados de crianças etc, e até mesmo o nosso imaginário. Um exemplo trivial é o que se gasta com a compra de água potável engarrafada em indústria, dispensando o velho e bom filtro de cerâmica ou mesmo a coleta da limpíssima água da chuva após um minuto de precipitação.

Sem utopias não há mobilizações motivadas pela esperança. Nem possibilidade de visualizar um mundo diferente, novo e melhor.

Quarta atitude - elaborar um projeto alternativo. A esperança favorece a emergência de novas utopias, que devem ser traduzidas em projetos políticos e culturais que sinalizem as bases de uma nova sociedade. Isso implica o resgate dos valores éticos, do senso de justiça, das práticas de solidariedade e partilha, e do respeito à natureza. Em suma, trata-se de um desafio também de ordem espiritual, na linha do que apregoava o professor Milton Santos, de que devemos priorizar os "bens infinitos" e não os "bens finitos".

O projeto de uma sociedade ecossocialista alternativa ao neoliberalismo exige revisar, a partir da queda do Muro de Berlim, os aspectos teóricos e práticos do socialismo real, em particular do ponto de vista da democracia participativa e da preservação ambiental. Aqui para mim atingimos nosso calcanhar de aquiles; sei que assustarei muito mas não importa: é preciso rompermos com essa verdade absoluta chamada democracia e com essa sua vertente iluminada pelos intelectuais e gurus chamado Democracia Participativa. Principalmente se entendermos por democracia participativa, por exemplo, os projetos petistas. Vide o caso do OP e mesmo de políticas específicas como as dos quilombolas. Em uma locução "pra inglês ver".

O ecossocialismo se caracterizaria pela capacidade de incorporar conceito e práticas de igualdade social e desenvolvimento sustentável a partir de experiências dos movimentos sociais e ecológicos, assim como da Revolução Cubana, do levante zapatista do Chiapas, dos assentamentos do MST etc.

É vital incluir no projeto e no programa os paradigmas ora emergentes, como ecologia, indigenismo, ética comunitária, economia solidária, espiritualidade, feminismo e holística.

Este sonho, esta utopia, esta esperança que chamamos de ecossocialismo, não é senão a continuação das esperanças daqueles que lutaram pela defesa da vida, como Chico Mendes e Dorothy Stang, dois lutadores cristãos que deram suas vidas pela causa dos pobres, dos explorados, dos indígenas, dos trabalhadores da terra e dos povos da floresta
.

Nenhum comentário: