quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dia 02 de fevereiro, dia de Yemanja

Estava em viagem, portanto aqui de maneira atrasada o registro que no último dia 02 de fevereiro foi dia de Yemanjá, a Rainha do Mar. A mãe dos orixás. Vaidosa, a senhora das águas salgadas gosta de ganhar espelhos, pentes, brincos e pulseiras de prata, perfumes – o de alfazema é seu preferido – e sabonetes. Também recebe rosas brancas e champanhe, manjar de leite e oferendas à base de peixe e carneiro.
Lembrando que a imagem mais comumente conhecida de Yemanjá aquela da Umbanda de uma mulher branca e de cabelos lisos não condiz com a Orixá nascida no Reino de Oyo (na hoje Nigéria), portanto se quiserem ter uma imagem pense em uma negra com seios volumosos e semblante calmo. Dono do movimento das águas, da sensualidade e da fertilidade. É considerada um orixá com características da maternidade. Odoyá, mãe das mães.

2 comentários:

Daniel disse...

Tive a oportunidade de acompanhar a festa de Iemanjá bem de perto, lá em Salvador. Sem dúvida foi uma experiência incrível poder observar toda a devoção de um público extremamente variado para com a rainha do mar.

Carlos Eduardo disse...

Ainda assistirei a uma. Aliás preciso arranjar parentes na capital baiana, pois o ideal é uma temporada (o que é impossível ficando em Hotel)e assim começar com a virada (revellion), passar pela procissão do Nosso Senhor Bom Jeus dos Navegantes e Nsa Sra Conceição da Praia, no começo de janeiro depois pela subida a Colina Sagrada para purificar na lavagem da escadaria do Bonfim e no começo de fevereiro a Festa de Yemonjá. Se for ainda mais festeiro, talvez chegar antes em dezembro para acompanhas as festas das Ayabas(orixás femininos) principalmente de Oxum em 12 de dezembro, afinal como canta a canção Salvador tem como Orixá uma Ayaba "toda a cidade é da Oxum".