sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sobre as eleições em BH

Já que sou bombardeado com a média de 10 e-mails por dia atacando o Leonardo Quintão me senti na liberdade de enviar para todos as palavras mal rascunhadas abaixo e no fim um texto do Idelber Avelar só para balancear um pouco. Já digo que minhas palavras e o texto abaixo não são diretamente favoráveis ao Quintão; na verdade é contra os dois candidatos, mas chama a atenção para algo que estranhamente sumiu dos debates nos últimos dias. E faço algumas indagações provocativas, afinal quem me conhece sabe que gosto de antes de aderir o coro dos contentes de questionar bastante (o que Vcs chamam sempre de meu lado chato..rs, e é verdade).

A candidatura Lacerda é um conchavo anti-democrático de 02 homens a impor um cabestro sobre a cidade. Esse é o fato o resto e inclusive esse texto são versões sobre esse fato. O meu problema foi e continua sendo esse, não tenho espírito para ser toado. Mas antes dos ataques mais violentos já adianto não acho o Leonardo algo postitivo, concordo que é populista e demagogo, mas e outro lado não é anti-democrático, arrogante e também demagogo. Isso para não dizer a campanha de baixo nível (e que não se tente negar o óbvio, o próprio Virgílio Guimarães e o Miguelzinho. .. coordenadores da campanha do Márcio assumiram isso em nota pública, aliás o tal de Miguelzinho até se pergunta em artigo publicado no Jornal O Tempo se vale a pena ser bonzinho em política. Seja lá o que significa isso... Outra coisa será que somente nós a elite somos capazes de perceber o óbvio, o quão ruim é o Leonardo e o restante da população são meros ignorantes que não sabem votar? Será que os que opuseram a aliança incluindo ai o respeitado Patrus não tem valor algum? Enfim poderia levantar uma série de perguntas desse tipo.
Isso para não falar em algo mais estranho o candidato da Aliança do primeiro turno é aquele que no segundo pede a todos votem nele e não em Aécio ou Pimentel. Pera ai respeite nossa inteligência.
Ou o candidato que se diz contra manobras e conchavos. Ahn???
Ou será que não é popiulismo e fisollogia reunir os delegados do OP para publicamente o apoiar e questionar a dignidade do adversário (ou seja, até mesmo o OP menina dos olhos do PT como exemplo de cidadania é maculado e se torna programa eleitoreiro. Afinal como disse uma delegada do OP Márcio precisa ganhar para continuar as obras), isso para não falar em outros setores com os funcionários municipais pressionados apoiar publicamente esse candidato. Ou aquele que acha que a PBH é mal administrada (vejam o Estado de Minas de hoje) e que o modelo petista é bem intencionado mas atrasado (diga-se de passagem a favor do Márcio que segundo ele o próprio Pimentel concorda com a afirmação ainda bem que a 04 anos atrás não votei nele e naquela época já dizíamos que ele não representava o PT de outrora) que a partir do ano que vem a PBH precisa de um choque de gestão como o feito pelo governador. Ah pera aí, o cara fala baertamente que vai destruir o modelo democrático-popular e substituir por um modelo baseado nos ideias liberais (veja se efetivamente o Estado é a maravilha apregoada na propagandas, converse com um funcionário público e veja o que ele acha do choque de gestão) e um bando de petista que se agarram ferozmente a seus cargos comissionados finge que não é com eles.
Por fim quero novamente deixar claro aqui não é campanha pró Quintão.

Até aqui devem estar pensando, ora esse é um texto a favor do Quintão. E digo, não, não é. É um texto contra os dois candidatos, mas no entanto como só recebo os dados de um lado resolvi construir esse desse modo para contra argumentar. Afinal não existe escolha entre o péssimo e o ruim , ou melhor dizendo entre duas coisas que não me representam. Provavelmente votarei nulo. Mas uma coisa é certa não conte comigo nesse teatrinho pró Márcio vs o terrível Quintão. Espero que pelo menos as pessoas mantenham o mínimo de senso crítico.
Como disse uma amiga no mais sábio dos e-mails que recebi (muito longe, por exemplo, dessas palavras mal escritas e apressadas) qual a lógica dessa guerra de e-mails? Nós estamos em uma competição para ver quem é menos sórdido? Para eleger o menos pior? Sinceramente Belo Horizonte e nós eleitores (principalmente aqueles que lutam em diversas áreas por mais justiça soial) merecíamos mais.
Perdão pelo erros de escrita e pontuação mas esse texto não se presta a campanha é só a expressão do que sinto e acho e por isso vai ficar da forma que veio.

Abaixo, o texto do Idelber Avelar, do muito bom blog Biscoito Fino

Dois mineirim

-- Só precisamos encontrar um candidato maleável, sabe como é?

-- Eu já tenho. Vai ser o Márcio mesmo.

-- Será que cola? Ninguém conhece. Além de tudo tem a fortuna dele, a história do valerioduto, aquela falcatrua na CEMIG....

-- Deixa de ser bobo, Fernando. Como está a aprovação da prefeitura?

-- Por volta de 82%.

-- Mais a máquina do estado. A imprensa já está orientada. O Estado de Minas, como sempre, fiel. O MG TV já está martelando a idéia da unidade para o bem de Minas. Transcender as divisões artificiais que nos separam, aquela coisa toda. Vai ser no primeiro turno.

-- Tem legenda?

-- Claro, o PSB daqui está no bolso.

-- Se vamos de PSB, não é melhor a Ana Lúcia, que tem história, é conhecida na cidade?

-- Vetada. Não é maleável. Tem mania de ser independente demais. Não dá para confiar. E os radicais do PT?

-- Fica tranqüilo. Esses a gente esmaga na convenção. Só no Santa Inês ontem nós filiamos mais 300. Com as Kombis, os sanduíches, coisa e tal.

-- E o Patrus e o Dulci?

-- Estão lá com o Lula. Não vão arriscar o desgaste.

-- Se o Patrus baixa aqui em BH, ele ganha eleição direta até para presidente do Cruzeiro.

-- O Patrus é atleticano.

-- Pois é.

-- Não se preocupe. A gente solta a notícia quando já for fato consumado.

-- E se os radicais lançam um Rogério Correia da vida com o PC do B?

-- Não têm fôlego, não têm grana. Não dão nem para a saída.

-- Então está limpo o terreno.

-- Limpíssimo.

-- É, meu caro, você pode ir pensando no seu vice para o Palácio da Liberdade em 2010.

-- Tenho a sua palavra, então.

-- Claro. E para a minha jornada ao Planalto já está tudo acertado com o PMDB se o Vampiro encrespar lá em São Paulo.

-- Conte comigo. E como começamos a campanha?

-- Um ato conjunto pela unidade do estado. Minas volta ao protagonismo na cena nacional. Retoma sua tradição de reconciliação e negociação.

-- Seu avô se orgulharia de você, amigo. E depois?

-- Já está marcada a caminhada de sábado com o Márcio no Mercado Central.

-- Nos encontramos lá então?

-- Sim, mas tem que mandar o motorista buscar o Márcio.

-- Por quê?

-- Ele não sabe chegar no Mercado Central.

-- Qual o seu cálculo de resultado?

-- Venceremos no primeiro turno com 65%. É só esperar abrir as urnas.


Escrito por Idelber às 05:50

Nenhum comentário: