sábado, 25 de outubro de 2008

Endosso a Leonardo Quintão 15

Abaixo uma série de razões que me levaram com muita dor a apoiar Quintão 15:

Uma coisa ficou clara neste último debate: o que Lacerda chama de projeto de modernização da administração municipal nada mais é do que um eufemismo para o choque de gestão. Em outras palavras, reduzir a presença do estado na condução das políticas públicas.

Todos sabem quais são, historicamente, as políticas do PSDB, partido do governador e que integrará, de forma bastante presente, o governo de Lacerda: privatização dos serviços públicos essenciais, privilégio para o setor financeiro, que não gera empregos, estado mínimo, com parcos investimentos em áreas sociais, como a saúde e a educação. Sabe qual é o vencimento básico atual de um professor, com ensino superior, que começa a lecionar na rede estadual? Não mais que 535 reais. Isso é salário de um educador? Com esse vencimento, é possível termos uma educação de qualidade? É o governador insiste em dizer que está tudo bem!

O próprio Lacerda já manifestou publicamente que irá implementar em BH o choque de gestão, feito pelo governador e bastante publicizado, a um custo muito alto, pela VEJA e pela mídia mineira. Mas agora, no debate, se recusou a assumir e deu um outro nome para a coisa.

Belo Horizonte, que está entre as maiores capitais brasileiras, não pode aceitar a imposição de um nome. Não pode aceitar o voto de cabresto!

Não se trata de um projeto político qualquer, mas de uma tarefa a serviço de dois projetos pessoais: um de governador e o outro de presidente. Almejar a presidência e o governo do estado é algo legítimo, mas não da maneira que foi feita. Chega a ser vergonhoso para o cidadão de BH aceitar, goela abaixo, a imposição de um nome, que nem sequer conhecemos. Márcio Lacerda não tem nenhuma participação política na capital nem sequer desejava ser candidado.

Veja o que ele disse sobre a candidatura:"O governador e o prefeito só me falaram da candidatura depois que meu nome estava na imprensa havia quinze dias". E tem mais: "Em setembro, o Aécio me chamou ao palácio e disse que eu deveria me filiar a algum partido. Pensei que era apenas para alguma composição de governo, de secretariado. Escolhi o PSB, que é o partido com o qual eu mais me identifico. Algum tempo depois, fui surpreendido com essa conversa de ser candidato". Suas declarações estão publicadas no site da VEJA. O que as afirmações evidenciam é a submissão dele e não o desejo de governar BH. Algo vergonhoso, que não pode contar com a anuência da povo da capital mineira!
Os endereços das declarações, para quem quiser conferir:


http://veja.abril.com.br/280508/p_056.shtml%20/

http://veja.abril.com.br/240908/p_066.shtml

Mesmo que negue, não há dúvidas de que Lacerda tem trânsito livre entre os mensaleiros. Todos sabemos que o relatório final da CPI do mensalão resultou de um acordo entre governo e oposição, com o intuito de colocar panos quentes no assunto. Na época, começou a circular a informação de que a prática nascera aqui em Minas, sob os olhos do PSDB mineiro, partido do senador Azeredo e do então presidente da Câmara, Aécio Neves. Douraram a pílula e, entre acordos e apertos de mão, muitos escaparam de uma acusação formal.
Veja o vídeo sobre a declaração de Marcos Valério e tire suas conclusões:


http://br.youtube.com/informabh

Lacerda entrou para a política de uma forma pouco usual: foi um dos maiores doadores privados da campanha de Ciro Gomes (mais de dois milhões de reais), quando este tentava a presidência da república. Logo depois, assumiu um cargo no Ministério da Integração Nacional, na época sob o comando de Ciro. Em seguida, assumiu um cargo no governo de Minas, justamente para fazer parte do projeto do governador. Nada mais!

Não há dúvidas de que Lacerda ganhando, será criado um clima aqui na prefeitura de que nada está errado, assim como o Aécio Neves faz no Estado.

Já parou para ver que em Minas não há conflitos? Faça um teste: abra as páginas do jornal Estado de Minas, durante uma semana, e veja se há problemas no estado nas áreas de saúde, habitação, educação, segurança, moradia, saneamento básico, enfrentamento da pobreza nas regiões precárias... Por que será? Desconfiemos dessa ausência de conflitos, mesmo quando tudo parece estar indo bem. A grande mídia, infelizmente, é controlada pelo governador. Assista aos vídeos sobre a relação do governador com a mídia e novamente tire suas conclusões:
Vídeo Aécio Neves: o dono da voz


http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1033


>> Vídeo Liberdade, essa palavra
http://video.google.com/videoplay?docid=-5733023976376278578

Qualquer governo está sujeito a retrocessos, por inúmeras circunstâncias. Mas, se o prefeito for Márcio Lacerda, a única certeza que o retrocesso virá, rápido e forte!
Terezinha Avelar

Abaixo, texto de uma professora do Curso de C. Sociais. O texto que eu queria ter escrito sobre essas eleições:

Eu não voto no Márcio Lacerda sob nenhuma hipótese. E, esse meu "não voto" é um compromisso que tenho com meus princípios, meu passado e minha história. História que, em muitas medidas, foi feita acompanhando a "esquerda" e, por isso, em diversas ocasiões, fui punida.

Eu estudo campanhas, partidos e retóricas discursivas por puro prazer e curiosidade intelecutal; sigo os horários de campanha; tento entender a cabeça do eleitor e, estou convencida que, depois de levantar as mãos aos céus e dizer que "o meu partido é BH" no horário eleitoral (veículo fundamental no pequeno espaço que o eleitor dispõe para coletar informação) - eu somente posso dizer que fiquei "estarrecida" e que desisti de entender quais foram (e quais são?) as razões que podem levar um partido a negar seu passado.


Palavras de baixo calão, vídeos apelativos apresentados ao público (sabe-se lá quanto e quem pagou por eles); acordos de bastidores e Martha Suplicy convocando a homofobia são razões suficientes para eu não votar em quem quer que seja em Belo Horizonte que compactue com tudo isso.

Se eu já era órfão de pai e de partido, agora acho que o PT ficou orfão da dignidade. O PT pode perder, mas não deveria perder a dignidade.

Eu não nego meu passado , não nego minha história e, por isso devo negar meu voto à Márcio Lacerda.

Agora Eu mesmo:

Deus queira que o pior não aconteça. Eleição não é só momento. Devíamos olhar a longo prazo: o que se teve aqui em BH foi uma campanha facista do candidato das elites apoiados pelas mídias controladas pelo governador. Temo muito pelo futuro. A tática do menos pior é uma abertura para a ditadura. Ou seja se hoje eu posso utilizar de meios escusos para derrotar alguém que é visto como mal maior por que não usar nas próximas eleições. Isso tudo volto a repetir é muito, muito perigoso. Aqui quem menos importa é Quintão e sim o que entendemos por democracia e cidadania. Espero (ainda que não acredite) a derrota de Lacerda.


Porque será das cartas públicas lançadas nas últimas horas por Patrus Ananias, André Quintão e outros. O próprio PT (mensaleiro) começou a reagir achando que a candidatura Lacerda foi longe demais. Ah, a era do terror já começou: todos os cargos políticos pertencentes a vereadora Neila Batista (da esquerda petista), do Rogério Correa (delegado regional do Desenvolvimento Agrário) e do PC do B foram exonerados.

Ruim por ruim eu fico com Quintão pois esse mesmo que fisiologicamente -, afinal só ele é fisiológico, demagogo e populista ah tinha me esquecido branco, rico e oligarca ...o outro candidato não tem nenhuma das características acima - assumiu um acordo com o PC do B com grande parte do PT (o não mensaleiro) com a CUT e os sindicatos dos funcionários da PBH de não mudar a estrutura de governo. Além disso a UNE , UBES e UEE também o apoiam pois esse assumiu a proposta da Vanessa do PSTU e da JÔ do PC do B de meio passe estudantil. Como é sabido em BH fale-se no demônio menos em meio-passe. Isso deve explicar tanto dinheiro na campanha do Márcio.

ISSO PARA NÃO FALAR NA ATUAÇÃO DO TRE MINEIRO ONDE O MÁRCITO NÃO PERDEU NENHUMA. ALIÁS COM PRÁTICAS INÉDITAS TIPO (QUEM DENÚNCIA É O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL): O MÁRCITO ESTA PERDENDO O PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUSPENDE A VOTAÇÃO E CONVOCA O JUÍZ FALTANTE ESSE EMPATA O JOGO E NO VOTO DE MINERVA VITÓRIA DO LACERDA. OU ENTÃO POR 4 VOTOS A 3 DE NOVO O VOTO DE MINERVA DECIDINDO (ASSIM MESMO JULGADO NA ÚLTIMA SEMANA DO PRIMERIO TURNO) O AECIO PODE PARTICIPAR DA CAMPANHA DA TV. A QUESTÃO VAI PARA O TSE NESSE TRIBUNAL POR 6 VOTOS A 0 REPITO 6 VOTOS A 0 O GOVERNADOR É PROIBIDO E UM DOS JUÍZES ALEGA ESTRANAHMENTO COM A DECISÃO DE MINAS, JÁ QUE NÃO SE TRATA DE LEI INTERPRETATIVA, NESSE CASO É MUITO CLARO A PROIBIÇÃO DE UM MEMBRO DE UM PARTIDO QUE NÃO PERTENCE OFICIALMENTE A COLIGAÇÃO EM PROGRAMAS ELEITORAIS.

Agora uma mensagem que mandei a alguns amigos e companheiros de movimento:

Acho que esta havendo um exagero nessas mensagens pró-lacerda. Exatamente por não defendermos a violência é que deveríamos não praticá-la mesmo que ao nível da troca de e-mails. Democracia e cidadania é respeitar o jogo: e o jogo indicou segundo turno. Não me parece correto sob o argumento do menos pior que se cometa violências e atrocidades. Também não me parece correto esse posicionamento de guerra ou mesmo de querer traçar o candidato Quintão como se ele fosse alguém que deva pagar pela ousadia de participar de algo que não lhe pertencia? Ou será que é isso mesmo: os donos do poder, da mídia, do dinheiro e agora progamadores dos nossos e-mails através ( e isso é que assusta de pessoas bem formadas que se prestam ao papel de bobos úteis) tinham a festa pronta e agora puniram com todo seu poder e ódio aqueles que ousaram estragar essa festa. Se é assim saiamos dessa posição hipocrita de democracia e defendamos que as elites tem o direito de em conchavos decidir o que é melhor para a cidade. Como disse o Marcio Lacerda ainda em maio: O Aécio e o Pimentel se reuniram decidiram pelo meu nome e só depois que me informaram. Márcio você será o candidato.
É isso ai. Isso sim que é esquerda, como diz alguns ideológica. Outros dizem esquerda democrática, outros esquerda popular. Então tá. Cada cabeça uma sentença respeitemos pelo menos o direito dos que divergem. Afinal a cidade de BH não deveria ser motivo para a contratação de comediantes....Por fim só para irritar o coro dos contentes e dos vencedores (e daqueles que permanecem aferrados a seus cargos e utilizam mensagens de e-mail como se fosse apenas uma corrente de cidadã) queria saber de onde vem tanto dinheiro para a campanha Lacerda? Como dinheiro não nasce em árvore os que hoje financiam irão cobrar amanhã. Por exemplo nas passagens de ônibus? Mas quem se importa com isso não é mesmo.

Para terminar a lista do marcathismo aecista e pimentelista, com o aval do quadrilheiro chefe LULA. Mas como dizem por aqui, nas eleições e em qualquer assunto: perdem-se os aneis para não perder o dedo. DANEM-SE PREFIRO PERDER OS DEDOS. ESTOU CHEIO DESSA CHANTAGEM. ESTOU CHEIO DAS PESSOAS CRITICAREM O JORNAL ESTADO DE MINAS POR SER UM VEÍCULO PARTIDÁRIO DO GOVERNADOR E QUANDO LHES INTERESSAM REPASSAR MATÉRIAS DESSE MESMO TEOR, COMO FICARAM NO FUTURO. OU SERÁ QUE A QUESTÃO DA ÉTICA E DA COERÊNCIA SÃO RELATIVAS: COMO EXEMPLO, FUNCIONARIA ASSIM SOU A FAVOR DAS POLÍTICAS QUILOMBOLAS O ESTADO DE MINAS DE MANEIRA ABSURDA MENTE DESLAVADAMENTE E APRESENTA A VERSÃO DOS OLIGÁRCAS RURAIS - NESSE CASO O JORNAL NÃO PRESTA- O ESTADO DE MINS JOGA NO LIXO O MANUAL DE BOM JORNALISMO E AGE PARTIDARIAMENTE CONTRA O CANDIDATO QUE NÃO É O MEU - AI O ESTADO DE MINAS É UM GRANDE JORNAL. TENHO MUITO MEDO DE ONDE TUDO ISSO IRÁ PARAR.




DOM - Diário Oficial do Município
Saturday, October 25, 2008
Ano XIV - Edição N.: 3207
Poder Executivo
Secretaria Municipal de Governo



ATOS DO PREFEITO


Exonera de cargo em comissão, nos termos do inciso I, art. 62 da Lei nº 7.169/96:


SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

-Edgar Silva dos Anjos, BM-84.758-9, Auxiliar de Gabinete, a partir da data de publicação.


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL CENTRO-SUL

-Hércules Marques de Sá, BM-78.527-3, Gerente de 2º Nível, da Gerência Regional de Assistência Social,

da Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços Sociais, a partir da data de publicação.


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL LESTE

-Ana Luísa Gonçalves Prado, BM-78.567-2, Gerente de 1º Nível, da Gerência Regional de Políticas Sociais,

da Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços Sociais, a partir da data de publicação.


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL NORDESTE

-Daniel Machado, BM-78.511-7, Gerente de 3º Nível, da Gerência Regional de Atendimento Social,

da Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços Sociais, a partir da data de publicação.


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL NORTE

-Eulália Regina Pires de F. Mendes, BM-78.730-6, Gerente de 3º Nível, da Gerência Regional de

Atendimento ao Cidadão, a partir da data de publicação.


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL PAMPULHA

-Isabel Cristina de L. Lisboa, BM-25.234-8, Secretário Adjunto de Administração Regional,

da Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços Sociais, a partir da data de publicação.

-Maria Ângela Antônio, BM-39.594-7, Gerente de 1º Nível, da Gerência Regional de Educação,

da Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços Sociais, a partir da data de publicação.

-Ubirajalma do Nascimento Júnior, BM-83.168-2, Auxiliar de Gabinete, da Secretaria Adjunta

de Administração Regional de Serviços Sociais, a partir da data de publicação.


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL VENDA NOVA

-Sônia Marcelino de Vasconcelos, BM-49.968-8, Gerente de 2º Nível, da Gerência

Regional do Programa Bolsa-Escola, da Secretaria Adjunta de Administração Regional

de Serviços Sociais, a partir da data de publicação.


Exonera de função pública, nos termos do inciso I, art. 62 da Lei nº 7.169/96:


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL LESTE

-Leonardo Silva Santos, BM-45.369-6, Gerente de Unidade de Apoio Comunitário,

do Centro de Apoio Comunitário Alto Vera Cruz, da Secretaria Adjunta de

Administração Regional de Serviços Sociais, a partir da data de publicação.


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL NOROESTE

-Valéria Silva Cardoso, BM-42.994-9, Coordenador dos Equipamentos Municipais de

Apoio à Família e à Cidadania, do Equipamento Municipal de Apoio à Família e

à Cidadania Vila São José, da Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços

Sociais, a partir da data de publicação.


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL MUNICIPAL VENDA NOVA

-Magali Ceotto Deslândes Cardoso, BM-32.975-8, Coordenador dos Equipamentos Municipais

de Apoio à Família e à Cidadania, do Equipamento Municipal de Apoio à Família e à Cidadania

Apolônia, da Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços Sociais, a partir da

data de publicação.


ENDOSSO LEONARDO TAMBÉM PORQUE EM SEU PROGRAMA DE GOVERNO SERÁ RECRIADA A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA (COISA QUE O CHOQUE DE GESTÃO DETESTARIA, O NEGÓCIO É FUNDAÇÃO QUE PODE CAPTAR NO MERCADO).

ENDOSSO LEONARDO TAMBÉM PORQUE EM SEU PROGRAMA DE GOVERNO SERÁ RECRIADO UM ÓRGÃO DE APOIO AS POPULAÇÕES NEGRAS DE NOSSA CIDADE E DE COMBATE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.


6 comentários:

Unknown disse...

Oi Carlos!
Te achei lá no blog do Idelber.
Achei a sua cara o coment que vc colocou lá e não deu outra: você é você mesmo!
Seus argumentos conseguiram me deixar indecisa.
Na verdade, concordo com tudo o que você diz.
Só não consigo votar no Quintão (acho).
Abraço,
Ana Flávia

Carlos Eduardo disse...

Ana Flávia,

ficamos realmente em uma sinuca de bico. Espero que reflita bastante essa noite e faça a melhor escolha. No mais caberá um grande trabalho nosso de fiscalização e cobrança(seja qual for o eleito.
De todo modo, como escrevi acima acho mais fácil um controle sobre o Quintão do que sob o Lacerda, temo muito as atitudes imperiais que ele possa tomar.
Abços.

Unknown disse...

Pois é.
Hora de prestar atenção mesmo. Você vem acompanhando de perto as pesquisas? Para mim, todas as pesquisas estavam dando vitória para o Lacerda. Mas acabo de ver que os números do Ibope e Datafolha para BH estão discordantes: um dá empate técnico, outro dá vantagem de 18 pontos para Lacerda. Alguém tá manipulando, não tem outra explicação. Vc já tinha notado isso? ou isso é um dado novo?
Veja o link: http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL836576-15693,00-CONFIRA+RESULTADOS+DE+PESQUISAS+IBOPE+E+DATAFOLHA+EM+BELO+HORIZONTE.html
Quanto à fiscalização, concordo em gênero, número e grau.
beijo

Carlos Eduardo disse...

Pois é Ana, foi exatamente isso que falei aqui em casa. Tecnicamente dizendo uma delas esta muito errada, na casa de uma possível fraude. A não ser que utilizam metodologias bastante diferenciadas. Por exemplo, pesquisar em uma determinada região central e outra que busque ir direto a múltiplas regiões da cidade; digo isso pois o grande erro do primeiro turno foi que as pesquisas não conseguiram medir por exemplo a verdade sobre o Barreiro (maios colégio eleitoral da cidade, onde o Leonardo acabou vencendo isso explica o empate técnico do primeiro turno).
Agora independente disso acho muito estranho uma pesquisa em que um candidato dispara 19 pontos na véspera da eleição... no dia anterior o Data Folha tinha dado o Lacerda com 50 pontos e nodia seguinte com 59 pontos... ai vem outraesperteza, essas são pesquisas diárias tipo as feitas nos EUA não tem muito valor (só para as campanhas pq pega o rumor de um dia ou mesmo depois de um determinado assunto) o que quero dizer é que divulgaram-a com um intuito.
Para finalizar voltamos a época da mineração como diz o ditado vai ser só na apuração.

Unknown disse...

Hum...
obrigada Carlos, agora pelo menos o mecanismo da discrepância está mais compreensível, mesmo permanecendo a má intenção!

Carlos Eduardo disse...

Bom Ana Flávia e demais. Eu errei e reconheço quando erro. Não errei na análise efetivamente uma das pesquisas estava bastante errada e terá de se explicar (aliás tive "boa companhia" nessa cobrança, pois o Aécio esta revoltado (pelo menos segundo o Jornal O Tempo) com o Ibope, mas errei ao acreditar na pesquisa errada. Provavelmente meu erro advinha de dois fatores: pelo menos no meu entorno a questão estava mesmo embolada e polarizada e por isso imaginei que o mais correto seria o empate técnico e provavelmente porque o empate técnico respondia melhor aos meus anseios particulares.

De todo modo, vale um estudo sobre toda essa questão. Até que ponto pesquisas influenciam o eleitor ou não e nesse caso a tendência seria de resultado ser o mais próximo possível da previsão da pesquisa. Esse é um debate antigo, já até pensaram em proibir as pesquisas em um período anterior ao voto. Digo tudo isso porque apesar do Ibope falar em empate técnico a campa do Jornal O Tempo de domingo trazia em metade dela os dizeres Lacerda abre 15 pontos em BH. ou seja, o Jornal em acordo a seus interesses partidários utilizou a pesquisa que lhe interessava e estampou a vitória de Lacerda (lembrando que a versão popular de O Tempo, o Jornal Super é o Jornal mais vendido do Brasil- oh tristeza) e muitos eleitores são pragmáticos na hora de votar, com uma manchete dessa acaba aderindo ao vencedor. Mas veja bem tudo isso são hipóteses...