sábado, 2 de janeiro de 2010

A década se foi

Hoje são 02 de Janeiro de 2010, portanto, a primeira década do século XXI se foi.Pensei muito em fazer uma série de listas, como tem pipocado em vários sites, blogs e mesmo na mídia convencional. Mas ai esbarrei em um problema que faz toda a diferença. Não tenho boa memória para nomes e datas, ou seja, considero que tenho até uma memória privilegiada quando trata-se dos temas com os quais lido profissionalmente, com informações em geral mas não me peçam para decorar. Essa não é minha praia. Eu sou aquele tipo de pessoa que é capaz de descrever em detalhes um filme mas não se lembrar do nome do mesmo, ou de seu diretor, ator/atriz principal. Portanto, como fazer uma lista de filmes marcantes, por exemplo, se não lembrarei os nomes e assim sucessivamente.
Optei então ao invés de lista. Comentar fatos que me foi retornando a memória. Talvez estes fatos por terem retornado a minha memória sejam mesmo os mais marcantes para mim nesta década. Ah outra coisa não se trata de classificação em ordem, ou seja, não utilizei critério nenhum para descrever os fatos abaixo, somente como dito a memória.
Notícias Marcantes
- 11 de Setembro de 2001, o ataque que mudou a década, a geo-política, a economia e as relações diplomáticas.
- Tsunami do Natal de 2004, tragédia impressionante que vitimou mais de 285 mil pessoas. Talvez pela nossa distância, talvez pela insensibilidade dos nossos dias, talvez pela mediocridade de nossa imprensa. Mas o fato é que até hoje penso que tal tragédia não foi retratada em toda sua dramaticidade. Volto a repetir os mortos passaram de 285 mil, mas se falam em mais de 500 mil, ou seja meio milhão de pessoas, já que em determinado momento as contagens foram suspensas.
- Eleição do Lula, acho que não vou comentar. Pois tal fato necessitaria do meu ponto de vista de milhares de páginas. Portanto, sendo o mais sucinto que posso: foi um prazer eleger o Lula em 2002, foi uma felicidade que nem eles (os Ptecos serão capaz de me retirar) participar da posse de Lula, junto a milhares de outros brasileiros que deixaram os confortos de seus lares e das festas para viajar até Brasília. Foi um desprazer ter votado em Lula em 2002, sem termos já naquele momento cobrado do candidato e de seu partido maiores coerências. Afinal sabíamos e fingimos não saber da Carta aos Brasileiros e dos acordos espúrios. Acima de tudo não votei no Lula em 2006, e continuo - A FAZER OPOSIÇÃO E CRITICAS À ESQUERDA, REPITO À ESQUERDA, PORTANTO, NÃO CONTÉM COMIGO PARA ESSAS IDIOTICES DA DIREITA MIDIATICA. OU SEJA, APESAR DE FAZER UMA OPOSIÇÃO, QUE A MAIORIA CONSIDERA RADICAL AO GOVERNO E AO EX-PARTIDO DOS TRABALHADORES, DISCORDO E DEFENDO O GOVERNO EM PRATICAMENTE TODOS OS EMBATES COM ESSA MÍDIA PODRE. POIS REAFIRMO SOU OPOSIÇÃO A ESQUERDA E NÃO A DIREITA. Para finalizar, podem (AS ELITES CARCOMIDAS) Brasileiras espernearem a vontade, pois apesar das minhas criticas virulentas -repito de esquerda e socialistas- este governo é muito melhor, infinitamente melhor do que os anteriores. Que digam os estrangeiros que percebem claramente tal fato.
- Eleição do Barack Obama, desde só podemos dizer que feito, que dream (para usar a palavra mágica de Luther King Jr) um presidente negro na maior (e por isso na pior) potência do mundo. Tirante isto já sabíamos que no império, tudo muda para permanecer no mesmo lugar. Aliás uma análise do governo Obama se aproxima muito da análise acima do governo Lula, poderia e pode fazer muito ainda pela agenda da esquerda liberal norte-americana, mas lembremos sua principal plataforma (mesmo que transformada para pior pelos conservadores do Partido Republicano e também do Democrata) a criação de um sistema público de saúde acaba de ser aprovado. Isto mesmo, a maior potência do mundo, não tinha um plano público de saúde. Aliás tão bem retratado em filmes e documentários como os do Moore. Alguns já dizem (entre eles ganhadores do prêmio Nobel) que esta (o plano público de saúde) vai ser a maior revolução dos últimos 50 anos. Mico mesmo só o prêmio Nobel da Paz que além de descabido foi indevido.
ps: este blog modéstia a parte cobriu todo o período pré-eleitoral (prévias), as eleições e a apuração do pleito norte-americano. Algo que muito nos orgulha (quem quiser pode rever através das Tags ai ao lado). Nosso modéstia, ainda que aparte, não nos permite esconder que demos várias informações antes da grande mídia brasileira. Pois tínhamos todo uma série de outros blogs em rede.
-Cruzeiro Campeão Brasileiro de Futebol. Que feito, que ano sensacional aquele de 2003. Um feito que ainda não consigo traduzir em palavras.
-César Cielo, maior a parte (e não podemos desconhecer que cientificamente tais maior(es) são um avanço formidável tanto o são que foram proibidos das competições - mas lembremos que desde as Olimpíadas a Federação Internacional de Natação resolvera ela mesma distribuir aos atletas com menores condições financeiras modelos de maior(es) - assim a tecnologia em tese estava a disposição de todos) a César o que é de César. E em plena Roma dos Césares, o César Brasileiro com sobrenome de Céu em Italiano foi coroado Rei. Ave César, Ave. O que César Cielo faz pelo nosso esporte é comparável aos feitos de Maria Esther Bueno, Guga, Pelé, Fitipaldi.
- Tecnologia. Esta foi sem dúvida a década da tecnologia, da massificação da Internet, da alta velocidade, das mídias sociais (Facebook, Orkut, Myspace, Twiter), da explosão dos Blogs que queiram ou não mudaram os rumos da imprensa convencional e oligopolizada, do Google, do Youtube, do 3G. Enfim que década, e o mais importante, ainda não temos distanciamento para fazermos uma análise sociológica, mas sem dúvida, se estava correto o sociólogo inglês Giddens quando ao explicar o surgimento da época Moderna, e acredito que estava, como uma revolução tão estupenda que não podia ser comparada com as épocas anteriores, toda essa tecnologia irá gerar uma nova forma de sociabilidade tão revolucionária quanto a modernidade.
- Crises Econômicas, lembremos que esta década já surgira de duas grandes crises econômica e, para muitos assistiu nos últimos dois anos a maior crise econômica desde o crash de 1929. Pode até não ter sido tudo o que previram mas de fato foi uma baita crise. Aliás pode não ter sido aqui, pois no mundo desenvolvido de fato a crise foi estupenda. E aqui palmas para o governo Obama que conseguiu segurar a fera pelos chifres pois lá a coisa foi muito feia.
- O Surgimento do Brasil como potência, enfim o país do futuro chegou lá. E hoje já é considerado (para desespero das vivandeiras da elite carcomida) um país respeitável. Para muitos o país a ser ouvido em várias polêmicas. Segundo o Financial Times será a quinta economia do mundo. Segundo o Le Monde é a nova prima donna da diplomacia internacional. E pasmem, apesar das Folhas, dos Globos e outros tentarem esconder e pior, criticarem de forma leviana, a Diplomacia Brasileira, a conservadora e influente Revista Foreign Affairs, considerou a diplomacia Brasileira a melhor do mundo, o que eles lamentam, pois com tal atitude o Brasil torna-se potência e não irão se submeter mais aos mandos norte-americanos. E até pouco tempo éramos presididos por um imbecil, quem em uma típica atitude de colonializado achava bonito falar na língua do seu conviva e não em sua própria língua como manda a etiqueta diplomática.
- A morte do Rei do Pop, dele Michael Jacson. A respeito ver aqui no próprio Blog um texto que escrevi sobre esse ser humano, demasiado humano e por isso brilhante.
Discos
Esta foi a década do Samba e das cantoras. Ê Semba ê. Nesta nossa listinha fazem samba ou flertam com ele: Cassia Eller, Maria Bethania, D. Jandira, Aline Calixto, Marienne de Castro, Beth Carvalho, Elza Soares todas sambistas.
Ps: como já afirmei minha memória para nomes não é das melhores, portanto, podem ter injustiças, ou seja, posso ter esquecido discos que me foram bastante caros nesta década.
Outra coisa que já é sabido dos mais próximos, sou um verdadeiro apaixonado pelo samba, pela música brasileira dos anos 60 e 70, principalmente música negra (aliás grande parte dos posts deste blog são dedicados a este tema), gosto também da Soul/Funk/Gospel norte-americano e por fim do chamado Brock dos anos 80 e inícios dos anos 90. Tudo isso para dizer que ouço muito pouco do que tem sido produzido atualmente. Aliás oço pouco porque o pouco que ouço em geral me desagrada.
- Vou começar com dois discos da década anterior, mas como foram lançados em 1999, boa parte destes discos foram sucessos em 2000 e 2001.
Californication do Red Hot Chilli Pepers e
There's Nothing Left to Lose do Foo Fighters
- Qualque um da Cássia Eller lançado nesta década e, olha que estão abaixo, dos discos dela da década de 90. Destaque para Acustico MTV de 2001 e 10 de Dezembro de 2002, ainda não ouvi o disco que é resultado da grvação ao vivo do show no Rock in Rio, de 2006 mas como vi aquela apresentação, o disco deve ser ótimo.
- Maria Bethania. PAUSA. Da minha paixão por Bethania é publica e sabida aqui no Blog. Mas como disse Nelson Motta, será ela uma ENTIDADE, Maria Bethania não tem altos e baixos em cerca de 45 anos de carreira só teve altos. Cada disco é um acontecimento. Portanto Ave Maria Bethania que nessa década nos brindou com 03 obras fantásticas. Brasileirinho de 2005, disco que inaugurou o selo da autora. Sobre este disco só posso dizer. Obrigado. Santeria de 2009, belissímo. Maricotinha lindíssimo e olha que deixei de fora Mar de Sophia, Ao Vico com Omara portuondo entre outras obras impares.
- Sandra de Sá e seu wonderful MPB, Música Preta Brasileira. Eta disco maravilhoso, ao mesmo tempo dançante e emocionante. Como a boa tradição Soul, este disco apesar de ser para dançamos, a dança aqui é libertadora, por isso também é um disco para se emocionar, como alías se emociona sempre 9chega as lagrimas) Sandra em algumas canções.
- Joss Stone, todos. Se bem que gosto demais do primeiro disco, The Soul Sessions de 2003 da maior cantora negra-branca, ou seria, da maior cantora branca-negra do mundo. Os criticos adoram seu terceiro disco, Introducing Joss Stone 2007, que também é o favorito da própria cantora. Acho belo como os demais da cantora mas fico com o primeiro. Uma grande obra.
- Gilberto Gil Viva São João (2001), simplesmesnte lindo e emocionante. Principalmente para quem tem algumas raízes no sertão.
-Marienne de Castro e seu maravilhoso disco de estréia Abre Caminho. Taí uma grande sambista e grande cantora. Para saber mais veja aqui no próprio Blog uma pesudo-critica (já que não sou especialista) bastante grande da cantora e deste disco.
Elza Soares Do Cóccix Até O Pescoço (2002) falar o que desta mulher, que foi considerada pelo BBC de Londres como uma das vozes do século passado. Neste disco entre outras coisas ela faz uma versão definitiva de Haiti entre outros eptardos em sua voz unica.
- Dona Jandira e seus disco de 2007 com mesmo nome. Falar o que sobre essa voz espetacular. Fico com o sambista Dudu Nicácio é a nossa Janis Joplin. D. Jandira uma mulher negra de 71 anos e que gravou pela primeira vez com 69 anos, consegue canbtar samba com verve de blues e blues com o balanceio do samba. Desde Elza Soares não via tamanha voz.
Aline Calixto, essa mineira premiada e super respeitada no meio do samba, seu primeiro disco, Aline Calixto de 2009 é um belo exemplo de que o samba (tal como prova Marienne de Castro) continua a ser o grande ritmo brasileiro.
- Los Hermanos e Seu Bloco do Eu Sozinho (senão me engano de 20010 foi a prova de que o pop-rock comercial teve alguns poucos momentos de lucidez e bom gosto. Este é um discasso. Que em certos momentos me lembrou os melhores momentos de Cazuza e Renato Russo.
- N.U.C e sua Resistência (2004), com esse disco os Negros da Unidade Consciente do Alto Vera Cruz mostrou que o Hip-Hop combina perfeitamente com bom gosto. Neste disco temos o melhor que o hip-hop brasileiro produziu, ou seja, uma música de protesto, de denuncia social, de análise político-social mas ao mesmo tempo com pitadas da cultura negra genuinamente brasileira. Assim neste disco o hip-hop é também cantiga de Roda com a participação das Maravilhosas Meninas de Sinhá (um grupo de senhoras moradoras do Alto vera Cruz/Taquaril). "No Alto Vera Cruz tem um Furacão que estremece o chão, que estremece o chão!!!!"
- Renegado e seu grande disco Do Oiapoque a Nova York, este disco do antigo vocalista do N.U.C Flávio Renegado é uma bela biografia do músico, de sua vida e de sua arte, no entanto, mais do que um relato pessoal, sua história mimetiza a história de milhares de outros jovens, pobres, pretos, da periferia, filho de mães solteiras e etc. é isso ai, para n´so que conhecemos a galera do Alto Vera Cruz/Taquaril o Flávio chegou lá da rua Oiapoque até fazer show em Nova York, com direito a escalas em Cuba, mas acima de tudo e, por isso mesmo, um grande artista acima de tudo o filho da D. Regina do Morro do Taquaril.
- Menção Honrosas para Diogo Nogueira Tô Fazendo a Minha Parte (2009), Adriana Calcanhoto Adriana PartiPam (2004) como é bom ser criança inteligente, não fica devendo nada aos maravilhosos discos infantis de Toquinho, Vinicius, Chico Buarque e Raul Seixas. Beth Carvalho e seus Beth Carvalho - 40 ANos de Carreira - Ao Vivo no Theatro Municipal Vol 1 e 2. (2006) e Beth Carvalho canta o Samba da Bahia (2008).
TV
House e Grey's Anatomy, mostram que a boa literatura independente do meio que se utilize é algo mágico. Grey's Anatomy na minha modéstia opinião é um dos amiores produtos da cultura de massa de todos os tempos.
Destaque na verdade para as séries. Os yankees são muito bons realmente, estou cada vez mais sériemaniaco. São tantas e boas opções.
Cinema
Com os lapsos de memória, esta era a lista que não queria fazer, pois vi cada coisa maravilhosa fora do circuito comercial nos festivais que rolam por aqui, e vou te dizer só no ano passado foram sem exageiros uns 10 festivais em BH,mas com certeza não vou lembrar o nome dessas obras primas quase sempre de países não centrais, assim como não lembrarei os excelentes filmes que vi principalmente nos anos de 2001 e 2002 no Belas Artes (explico, nesta época os 10 primeiros alunos da UFMG podiam entrar de graça nesta rede de cinema e como teve uma greve, meu esporte era ir ao Cinema todos os dias) mesmo assim vai ai uma listinha (na maioria filmes yankees comerciais, este pelo apelo publicitário e mesmo pela net acabam por ficarem mais claros na lembrança):
- As Invasões Bárbaras (2003) de Dennis Arcande Cidade de Deus (2002) de Fernando Meireles, dois dos maiores filmes que já vi na vida, osúnico que na minha opinião entrariam em uma lista de verdadeiros clássicos de todos os tempos.
- Má Educação o meu preferido, mas para falar a verdade de Almodovar todos os que vi nesta década foram bons.
- Já que foi uma década dos filmes da pixar: Procurando Nemo, das melhores análises sociológicas que eu vi.
- Adeus Lenin (2002) de Wolfang Becker
- Uma Mente Brilhante (2001) de Ron Howard
- Quase Famosos (2000) de Cameron Crowe
- Snatch Porcos e Diamantes (2000) de Guy Ritchie
- Bicho de sete Cabeças (2001) de Lair Bodanski
- Lucia e o Sexo de (2001) de Julio Medem mais um da boa invasão espanhola do fim dos anos 90 e início dos 2000. Depois os espanhois resolveram invadir foi o tênis.
- Onze Homens e um segredo, na verdade aqui rendo homenagem a toda a franquia. É o tipo de filme gostosode se ver e ponto final. Bom elenco e direção brincando de atuar.
- X-Men outra homenagem a franquia. Sé é para fazer entreterimento que se fça com qualidade. O mesmo vale para a série Homem- Aranha.
-Sideways entre umas e outras de Alexander Payne de 2004, isso sim que é movierood e dos bons.
- O último Rei da Escócia de 2006 de Kevin Macdonald
- Madame Satã
- Cauza
Pois é ...faltando tanta coisa. Mas em termos de atuação doia década de Natalie Portman.

2 comentários:

Daniel disse...

Me lembrei de alguns discos dessa década que merecem uma boa audição:

"This Is It" - Strokes
"Back to Black" - Amy Winehouse
"Cordel do Fogo Encantado" - Cordel do Fogo Encantado
"Sujeito Homem 2" - Rappin Hood
"White Blood Cells" - The White Stripes
"Audioslave" - Audioslave
"Plastic Fang" - Jons Spencer Blues Explosion
"Songs for the Deaf" - Queens of the Stone Age
"Get Born" - Jet
"On and On" - Jack Johnson
"Catching Tales" - Jamie Cullum
"Futura" - Nação Zumbi
"Móveis Coloniais de Acaju" - Móveis Coloniais de Acaju
"Live at the Apollo" - Ben Harper
"Franz Ferdinand" - Franz Ferdinand
"A Rush Of Blood To The Head" - Coldplay
"Homem-Espuma" - Mombojó
"Monkey Business" - Black Eyed Peas
"Encanteria" - Maria Bethânia
"Essa Boneca tem Manual" - Vanessa da Mata
"Iê Iê Iê" - Arnaldo Antunes
"Tribalistas" - Tribalistas
"Them Crooked Vultures" - Them Crooked Vultures
"Contraband" - Velvet Revolver
"Acústico MTV" - Paulinho da Viola
"Acústico MTV" - Zeca Pagodinho
"Radiola" - Skank
"MTV ao Vivo" - Planet Hemp
"A Procura da Batida Perfeita" - Marcelo D2
"Samba Esporte Fino" - Seu Jorge
"Monobloco" - Monobloco"
"Vagabundo" - Ney Matogrosso e Pedro Luís e a Parede

Mazé disse...

Caro Carlos,
como mais uma na imensa fileira dos admiradores de MARIA BETHÂNIA, não pude me furtar a uma rápida correção.
Os lançamentos de 2009 são ENCANTERIA e TUA. E com MAR DE SOPHIA (Biscoito Fino)veio também PIRATA (Quitanda.)
No mais, parabéns pelo seu trabalho
Mazé Moreira