terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cassia Eller

Hoje faz 08 anos sem Cassia Eller. Pois é 08 anos sem a maravilhosa voz grave e o ecletismo musical de Cassia Eller. De Cassia como muitos dizem, também guardo a memória de um Show inesquecivel no Mineirão, coisa tipo de festival, mas que ela transformou como sempre em um recital (o piro deste show é que foi senão me engano o último em BH cidade de seu grande amor, foi em um mês de outubro, portanto, ceca de dois meses antes de se tornar estrela definitiva) e olha que a danada me sobe ao palco com a Camisa do Galo. Mas ela podia afinal nada como paixões verdadeiras. Corta a cena, 29 de dezembro, me lembro como se fosse hoje, um sábado de tarde e aquela notícia inacreditável Cassia aos 39 anos havia falecido. Para falar a verdade durante alguns anos não acreditei muito nesta informação. Sinceramente taí que eu me lembre a única pessoa que não conhecia intimamente que me fez ficar mal. Nem Renato Russo tinha conseguido me abalar. Mas a morte de Cassia foi um duro golpe. Lembro inclusive da reação da minha mãe tentando me consolar. Enfim, este post aqui é somente porque uma artista como Cassia deve ser lembrada sempre. Pois ela ao lado de Bethania, Elza, Clara, Elis, estão entre as maiores.
Desnecessário dizer que certa vez Renato Russo, muito cioso de suas canções disse algo do tipo, não gosto de corvers ou versões das minhas canções, a única excessão é Cassia que as executam melhor do que eu. É isso Cassia tal qual Bethania minha outra grande paixão, foi acima de tudo uma interprete fabulosa. E como interpretava, em francês imolou a própria Edith Piaf, em inglês fez para mim a melhor versão que já vi do Nirvana, melhor do que os próprios - SE VOCÊS ACHAM QUE SOU LOUCO, APÓS ESCREVER ISSO RESOLVI PESQUISAR SOBRE O TEMA E EIS QUE: DAVE GROHL, ELE MESMO O GENIAL EX-NIRVANA E FOO FIGTHERS DECLAROU Á IMPRENSA NA ÉPOCA DO ROCK IN RIO III QUE CÁSSIA ELLER E SUA BANDA FIZERAM A MELHOR INTERPRETAÇÃO QUE ELE CONHECERA ATÉ ENTÃO DA MÚSICA SMELLS LIKE TEEN SPIRIT DE SUA AUTORIA COM KURT COBAIN E KRIST NOVOSELIC - ou versões definitivas de Beatles e Rolling Stones (neste caso ousou em uma versão semi-dançante e semi- operistica), mas Cassia era mais e deste modo cantou samba como poucos, neste genêro aliás resgatou o grande sambista baiano Riachão. Mas também resignificou Chico sua grande paixão, Caetano, Gil, Wally Salomão, o baião, alguns clássicos da MPB. Cassia acima de tudo uma artista. Pois que de timida se transformava em uma entidade no palco. Cassia Forever.
Segundo a Wiki: Cassia iniciou a carreira em 1981 quando apresentava-se no teatro, também como cantora de um grupo de forró, fez parte (durante dois anos) do primeiro trio-elétrico de Brasília, denominado Massa Real, trabalhou na Capital Nacional cantando e tocando em vários bares - um deles era o Bom Demais.
Sua versatilidade artística era ainda mais abrangente: cantou ópera, tocou surdo em um grupo de samba. Contudo, apenas em 1989 sua carreira decolou. Cássia, ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a música "Por enquanto" da autoria de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, resultando na contratação de Cássia pela gravadora e sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".
Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomendada, singulares, personalizadas.
Outra característica importante é o fato de ela ter assumido uma postura de intérprete declarada, tendo composto apenas três canções das que gravou: "Lullaby" (parceria com Márcio Faraco) em seu primeiro disco chamado
Cássia Eller (1990 - LP / vendagem: 60.000 cópias, devida ao sucesso da faixa "Por Enquanto" de Renato Russo), "Eles" (dela com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) e "O Marginal" (autoria dela com Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos) no segundo disco intitulado O Marginal (1992).

Nenhum comentário: