terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Neutralidade, Imparcialidade e Ideologia

Por que é terça-feira e estou assim assim....situação, no mínimo inusitada, nos últimos 11 meses:
- Cansei de ler por ai: o Filme Lula um filho do Brasil (esclareço que ainda não vi o filme e provavelmente não gostarei, mas isso tem haver com minha ideologia cinematografica, não gosto dos filmes simplórios e cheios de clichês do Fábio Barreto) é um filme político. Ora bolas. É um filme sobre um político....um político profissional na acepção weberiana do termo, lembremos antes de chegar a presidência Lula recebia um bom salário do PT. Posto isto durmamos com os idiotas do óbvio ululante...aqui nada ver com Lula.
- pior mesmo é só ter que aguentar um imbecis transvestidos de intelectuais, no fundo um bostas neocom tipo Ali "Não Somos Racistas" Kamel e seu indecifrável livro; "Dicionário Lula..." dei uma folheada nesta - bom não sei como classificar tal obtusidade- digamos assim obra. Nossa assustador....tudo bem que pelo autor já imaginávamos algo ruim, mas supera com louvor o prometido.
- Isto tudo me lembra minha luta acadêmica contra a neutralidade. Essa mentira moderna positivista. E crianças não confundam neutralidade com parcialidade. É totalmente possível ser imparcial e não ser neutro. Incrível como esta questão ainda rende no meu campo, as ciências sociais, quando já deveria ser algo dado como óbvio. Inclusive a Física, ela mesma chamada de ciência hard já deu várias provas de que não é possível falar em fazer absoluto. A relatividade de Einstein já nos mostrou com cálculos matemáticos tal realidade. Lembremos que estes cálculos são provas da inexistência da neutralidade.
- Portanto combinemos assim parcialidade, neutralidade e lógico sua prima-irmã a ideologia somente os outros possuem. Assim o filme sobre Lula é uma peça político ideológica, mas o livro de Kamel é uma obra científica(rs,rs,rs) neutra, imparcial e não ideológica. Aqui os risos não dizem respeito ao fato de Kamel não ter obras científicas e sim ao fato que a ciência é ela própria a expressão acabada da ideologia moderna, aquela que se quer pura e imaculada.

Nenhum comentário: