domingo, 13 de dezembro de 2009

Futebol...sempre ele

Algum tempo optei por parar de postar sobre futebol aqui no Blog. Tal opção me parece correta visto que, em geral, post sobre o jogo de futebol fogem das características do Blog. Assim sendo, durante o ano Futebol apareceu aqui de forma secundária, ou como um gancho para se discutir outros temas. No entanto, como indica o título do blog, ele, sempre ele, em nossas vidas. E principalmente após um campeonato como esse sensacional. Agora que fique claro sensacional pois foi nivelado na mediocridade.Mas mesmo assim sensacional em termos de emoção.
Assim sendo coloco abaixo uma lista (inicialmente elaborei esta lista para uma "conversa por e-mail" com alguns amigos também amantes do futebol) de reforços que penso ajudariam meu time a fazer uma campanha melhor. No fim coloco algumas sugestões do amigo Daniel do sempre ótimo Peramblogando.
Com o fim do Brasileirão. Pode-se eleger a lista de reforços para o seu time. Partindo do pressuposto de que no futebol mineiro os clubes nunca possuem reserva de caixa. Elaborei a lista abaixo de jogadores que ajudariam o meu time e custariam pouco ou praticamente nada em termos de direitos econômicos (ESTE FOI O CRITÉRIO- GASTAR POUCO COM INTELIGÊNCIA...MAS PARA ISSO NÃO SE PODE SER REFÉM DE EMPRESÁRIO...O QUE NÃO É O CASO, INFELIZMENTE DO MEU TIME...). Agora o pior é ver a pasmaceira reinando em Minas Gerais. Será que os clubes daqui repetirão os erros deste ano.
No caso do meu time pior ainda. Passei o ano vendo o iluminado e único –já que em sua ausência o clube desapareceria – Zezé (Alvimar, Geraldo, Gustavo, Paulinho) Perrela dizendo "perdemos a libertadores em detalhes e porque faltou experiência." “O time é bom falta experiência.” Primeiro não acho o time tão bom assim. Mas mesmo que concordemos com o guia supremo, falta então experiência.. Ai o iluminado me contrata Pedro Ken (não quero analisar o futebol do cara, mas a coerência da contratação) Ken esta há 04 anos no Coxa e não conseguiu ser titular absoluto. A verdade é essa não era titular este ano em boa parte do campeonato e tem 21 ou 22 anos e Jobson com seus 21 anos e a grande experiência do Brasiliense e de 07 jogos no Botafogo.
Para esclarecer na lista abaixo faltam alguns times. P. ex. Náutico, Sport, Vitória, Atlético Paranaense, Botafogo pois nenhum jogador me agradou nestas porcarias. Fla, Flu porque os que me agradam não cabe no critério bom e barato. E Palmeiras porque fica no misto acima, poucos jogadores bons e estes muito caro:

Inter: Andrezinho (tai um cara que ajeitaria o meio campo do meu time. Principal jogador do Inter na Copa do Brasil e na arrancada final do Brasileirão e é reserva lá no super elenco do Inter. Valeria um esforço).

Grêmio: Rever (fecharia bem a defesa de ambos os times mineiros esta em fim de contrato quando o Palmeiras, S. Paulo ou outro contratar começa a choradeira).

Avaí: Leo Gago (posso esta ficando doido mas é o volante que mais se aproxima do futebol do Ramires –defender e atacar – com eficiência. Se for verdade a notícia que esta indo para o Vasco. Ai eu paro com o futebol mineiro).
Muriqui: (ta longe, longe de ser um craque mas tem velocidade e finaliza razoavelmente. Seria um excelente opção tática).

Coritiba: Marcelinho Paraíba (este é craque desde os anos 90 no S. Paulo. Tai sem contrato, foi oferecido no começo do ano ao Cruzeiro. Mas os ditadores de plantão não devem gostar do empresário dele...fez falta este ano).

Sto André: Nunes (se é para ter camisa 09 que seja um de fato).

Barueri: Val Baiano (na linha dita acima).

S. Paulo: Borges (é outro que pode não ser craque mas é uma excelente arma tática no ataque e já foi bom finalizador. Sendo inclusive artilheiro do campeonato na época de Paraná).
Washigton: falem o que quiser mas de 1998 para cá ninguém faz tanto gol quanto ele. Já foi 3 vezes artilheiro do campeonato e este ano terminou na vice artilharia. O S.Paulo não o queria os outros times deram besteira e ele renovou recebendo bem menos só para ter um time para jogar.... desisto de novo do futebol mineiro...

Corinthians: Chicão outro que chegaria e arrumaria a defesa. Estava em fim de contrato.

Goiás: Vitor (tudo bem aqui assumo fui incoerente mas uma vez só vale....joga muito mas este deve ser bem caro).
Júlio César: (este já é do Cruzeiro, mas se depender do guia não volta sabe-se lá pq. Ou será que é muito o Cruzeiro ter os 02 melhores laterais do campeonato...o que na verdade é um engodo. POIS Juan e Leo MOURA SÃO INFINITAMENTE MELHORES E MAIS VENCEDORES...).

Atlético Mineiro: Márcio Araújo (esta sem contrato dando sopa...dos melhores a uns 5 anos volantes em Minas).


Opinião do Daniel do Peramblogando:

"Concordo com todos os jogadores. Incluiria o Eltinho, lateral esquerdo do Avaí e o Fernandinho do Barueri. Dois bons jogadores... Mas acho que o Fernandinho já deve estar inflacionado...E falou tudo... Pedro Ken? Quem?... É tipo Pedro Oldone... não é o cara que vai resolver... só vai inchar elenco... O Jobson eu não sei..."

PÓS-POST: acabo de ler o post abaixo do blog do Mauro Beting a respeito da campanha do meu time. Esclarecealgumas questões.

Em 2008, o Cruzeiro só não esteve na 14ª. rodada no G-4. Em 2009, só em 3 das 38 rodadas esteve entre os bambas. Justamente na que valeu o retorno para tentar o tri da Libertadores, em 2010. Título que escapou no Mineirão, na virada do Estudiantes. Tropeço que tirou o time de campo, o foco e o fogo no BR-09. Talvez tenha tirado a chance do bi brasileiro. Ainda assim, de terceiro em 2008 para quarto em 2009, o desempenho continua muito bom. Graças ao ótimo returno, armado por Gilberto, com os gols de Wellington Paulista, e o ótimo apoio dos laterais Jonathan e Diego Renan.

Se havia sido o melhor mandante no BR-08, em 2009 o Cruzeiro foi quem melhor mandou fora. Ganhou nove jogos, empatou cinco e perdeu cinco. Não perdeu como visitante no returno.
Ano passado, só havia faturado 35% dos pontos como visitante. Um dos cinco que menos empataram no campeonato (8 jogos). No BR-08, também havia sido – isoladamente – a equipe que menos empatou - apenas 4 jogos.

Teve o sexto melhor saldo entre os bambas. Fez os mesmos 58 gols do campeão Flamengo e do quinto colocado Palmeiras. Por seis rodadas chegou a ter o pior ataque da competição. Mas se recuperou brilhantemente no returno. Foi a nona melhor defesa. Com 1,4 gols em média.

Foi a segunda equipe que menos faltas cometeu – 17 por partida (em 2008, foi a quarta). A terceira equipe com menos cartões amarelos (em 2008, a segunda). Repetindo também em faltas cometidas o fair-play da temporada passada. Mas… em compensação… foi a terceira com mais vermelhos – 14. Novamente foi uma das que menos apanhou: a terceira (em 2008 foi a segunda).
Resumo da obra – os jogos mais corridos dos últimos anos envolvem o Cruzeiro. É dos times que menos fazem faltas e que menos as sofrem. O problema para Adilson é que, na prática, é também o time que menos desarma – apenas 22 bolas por jogo. Três a menos – em média – que o rebaixado Santo André. Em 2008, havia sido o quarto time com melhor desempenho no desarme.

Teve o segundo melhor passe – 89%.
Foi a sexta equipe que mais trocou passes. Mas apenas a oitava posse de bola.
Foi o time que mais virou a bola no BR-09. Mas com apenas o oitavo aproveitamento no fundamento.

O Cruzeiro cometeu 5 pênaltis. Teve 11 a favor.
Só o Náutico teve mais marcados.


APROVEITAMENTO: 54% (foi de 58% em 2008)
RODADAS NO G-4 – 3

RODADAS NO G MENOS 4 – 1


BASE: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Marquinhos Paraná; Fabrício e Henrique; Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
(5 da base do BR-08)

TREINADOR – Adilson Batista


OS 42 DO CRUZEIRO NO BR-09 (foram 34 no BR-08)

GOLEIROS: Fábio (33), Andrey

LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Jonathan (26), Jancarlos, Patric

LATERAIS-ALAS-ESQUERDO: Diego Renan (28), Gerson Magrão, Fernandinho, Sorín

ZAGUEIROS: Leonardo Silva (24), Gil, Thiago Heleno, Vinícius, Cláudio Caçapa, Leo Fortunato, Gustavo, Luizão, Neguete

VOLANTES: Marquinhos Paraná (32), Henrique (31), Fabrício (30), Elicarlos (24), Fabinho, Mateus, Rômulo, Anderson Uchoa

MEIAS: Gilberto, Guerrón, Athirson, Bernardo, Leandro Lima, Wagner, Ramires.

ATACANTES: Thiago Ribeiro (29), Wellington Paulista (23), Kléber, Dudu, Wanderley, Eliandro, Zé Carlos.


(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)

O ASSISTENTE – Gilberto (6, em 19 jogos – igualou Fabrício, no BR-08)

DESARMES – Henrique (2,6 em média –inferior a T.Heleno, em 2008)

DRIBLADOR – Jonathan (2,1 por jogo – menos que Jadilson, em 2008)

O FALTOSO – Leonardo Silva (2,5 por jogo)

A VÍTIMA – Kléber sofreu 5,9 faltas por partida – o dobro de Wagner, no BR-08.

O FINALIZADOR – Wellington Paulista acertou 55 % das conclusões.

PASSE CERTO – Leonardo Silva acertou 94,0% dos passes – como Thiago Heleno, em 2008

DONO DA BOLA – Jonathan a dominou por 1min43s em média, a cada jogo. – menos que Jadilson, no ano passado.

MELHOR DO TIME NO BR-08– Gilberto

REVELAÇÃO – Diego Renan

DECEPÇÃO – Athirson (pelas contusões)
EXPECTATIVA PARA O BR-09 - Libertadores. Confirmada.


GOLEADORES PRINCIPAIS –

Wellington Paulista (13 gols; média 0,5);
Thiago Ribeiro (8 gols, média 0,2);
Gilberto (7, média 0,3).

Nenhum comentário: