domingo, 3 de janeiro de 2010

Orixás do Ano e algumas previsões

Segundo o Candomblé, este ano será regido por Yemanjá, Xangô e Oxóssi. É bom lembrar que no Candomblé são os Odus através do Jogo de Buzios que revelam os Orixás que regem o ano, diferentemente da Umbanda (religião sincretica, para os praticanates da Umbanda - o que pode ser lido como uma simplificação do complexo sistema religioso Yourubano) quem determina o Orixá é o dia da semana que se inicia o ano, por exemplo, este ano para os praticantes da Umbanda será regido por Oxalá e Yemoanjá, afinal o ano se iniciou em uma sexta-feira dia destes santos.
No Candomblé como dito, cabe ao sarcedote a dificil arte de ler através dos Buzios, os Odus do ano bem como os Orixás que regeram em primeiro lugar o ano, afinal pode-se dizer que todos os Orixás acabam por influenciar durante o ano. No entanto, cabe aos regentes principais determinar as características do ano.
Assim sendo este ano terá a sua frente Yemanjá, Xangô e Oxóssi. Sendo que Xangô rege o odú EJI-LAXEBARÁ, o odú regente de 2010 (os Odus são forças espirituais que nos regem a vida são os responsáveis pela "sorte e destino" de cada um de nós e é através deles que os Orixás podem interceder e nos ajudar. Existem 16 Odus principais (os ODUS DE IFÁ), no entanto, ao todo a ciência dos Buzios permite a combinação de 256 Odus. Cada Odu tem sua força e vibração nos seres humanos, eles podem se apresentar tanto negativo (osogbo) como positivo (ire) em nossas vidas.
Tudo isso para dizer que neste caso vale mais a ciência do Yalorixá ou Babalorixá para sabermos de fato quais Odus e Orixás regerão este ano. Vamos seguir as previsões acima, mas é importante notar que alguns Baba e Yalorixás tem lido jogos diferentes em que o Ano seria regido por Oxalá e Oxum.
Segundo a Yalorixá Manuela da Nação Ketu e do Ilê Axê Kilombo dos Palmare indica Yemanjá, Xangô e Oxossi. Mas lembremos a influência forte de Oxalá e Oxum.
Os Orixás em 2010 assumem uma postura rigorosa, condenando a má conduta. A intensidade será também um lema para o próximo ano, onde a busca pelo poder poderá ser a causa de grandes conflitos.
Yemanjá
Senhora dos mares e mãe de quase todos os outros orixás, traz fartura, romantismo e gravidez. Março, Abril, Junho, Julho e Agosto são os meses mais favoráveis para as mulheres e também os mais rentáveis para todos os que trabalham com produtos dirigidos ao público feminino. Procure, sempre que possível, usar roupas brancas e decore o seu ambiente com vasos de flores.
Agora entra Eu: se tiver certo aqueles que preveem um ano de Oxum, enttonces rapazes se preparem que este é o ano do poder feminino.
Xangô
Representante da justiça que conta com o apoio de 12 ministros. O próximo ano será promissor para as pessoas batalhadoras, que vão à luta para realizar os seus sonhos e ambições profissionais. Aqueles que seguem pelo caminho certo e respeitam a justiça devem conseguir sucesso em vários pontos da vida
É também Xangô quem rege (junto com Logun Edé e Yemanjá) o odú EJI-LAXEBARÁ, que será o odú regente de 2010. Este odú, em 2010 irá trazer boas oportunidades para quem não se deixar abater por pequenos problemas. Por outro lado, este odú também traz problemas climáticos sérios, como chuvas, tempestades e raios.
Profissionalmente, este odú apela às pessoas para que sejam persistentes e organizadas no intuito de alcançar a oportunidade de colocar em ordem contas em atraso e dívidas em geral. Para quem está a equacionar a possibilidade de mudança na área profissional este é o ano, no entanto, nunca deixe de avaliar bem todas as situações antes de tomar uma decisão tão séria. 2010, no entanto, indica que com cuidado, haverá uma franca possibilidade de crescimento.

No Amor, devemos concentrar-nos em tudo o que há de positivo na nossa vida amorosa, e abrir espaço a novas oportunidades, sempre acreditando na felicidade. Este é o ano em que deve colocar definitivamente para trás das costas o seu passado, retendo dele apenas as lições aprendidas. Também no amor o ano de 2010 promete crescimento e desenvolvimento.

Na Saúde, o alerta vai para a ansiedade, da qual você se deve soltar. Procure especialmente dar atenção especial às doenças relacionadas a cabeça buscando orientação médica caso surja algum problema (pessoas com problemas de vícios e doenças mentais devem ter cuidados redobrados em 2010).
Oxossi
É o caçador, aquele que providencia a alimentação. Oxóssi avisa que em 2010, principalmente no mês de Novembro, você deve cuidar para que nada falte em sua casa. Controle com rigor o seu orçamento familiar.
Uma vez que será Yemonjá a principal regente do ano de 2010, deixo aqui algumas dicas para fazer a sua oferenda na entrada do ano:
Oferenda a Yemonjá: Velas branca, azul claro e prata, champanhe branca, uva branca, rosas brancas, palmas brancas. Pode fazer as suas oferendas à beira mar.
Ervas para banhos e defumações: Alfazema, Rosa Branca, Camomila Flor, Hibisco Flor, Manjerona, Mulungu Casca, Noz Moscada, Margarida.
Não gosto muito destas análises sobre fatos específicos, afinal, os Orixás indicam caminhos e não verdades absolutas, os Odus são forças vivas que podem ser modificadas constantemente. No entanto, a acreditar-se em algumas destas previsões mais diretas temos que:
será um ano bastante duro do ponto de vista climático.
será um ano de muitos escandalos políticos, Xangô não perdoa aqueles que não andaram na linha. Preparem-se. Inclusive sua regência sobre o campo jurídico pode trazer bons ventos no que se refere a punição dos mais fortes.
é um ano bom para as relações, Yemanjá é agrande mãe aquela que acompanha Oxalá. Portanto é um ano bom para as relações verdadeiras.
será um ano um pouco mais tranquilo em termos de conflitos grandiosos. No entanto, do ponto de vista interno ...
o Brasil tem chnace na Copa do Mundo, arriscaria (mais como amante do futebol) que Itália,França e Inglaterra tem grande chances também com uma possível surpresa do próprio continente africano. Mas isso é óbivio.
Nas eleições Serra leva (o que na minha opinião é lamentável) mas Dilma tem chance, de novo óbvio, vai ser pauleira essa campanha. Mas atenção alguns preveem uma figura nova nesse pleito, nova em termos de vitória, portanto, tem alguma chance Marina Silva. ALiás anotem ai também Pai Mago garante vai ser Marina Silva. De todo modo, tem alguma razão os que preveem novidades, visto que, se de fato Xangô agir com sua justiça grande parte dos antigos políticos cairão ainda mais em descredito.
Bota ai (do tipo de previsão que nçao gosto) para cobrar depois alguns pais de santo afirmam o basquete masculino renasceu e trará (vejam bem ) medalha da próxima Copa do Mundo.
Futebol MINEIRO
02 pais de santos diferentes, e duas tarologas chegaram a mesma conclusões para o futebol mineiro.
Em uma frase: tudo como dantes, ou seja,
Cruzeiro: fará novamente um ano melhor que o Galo levará a disputa mineira, no entanto, não levará a Libertadores (competição que terá mais dificuldade que no ano passado). Pausa: para os mais fanáticos chance sempre há...portanto....no Brasileiro novamente ficará entre os primeiros mas não levará.
Atlético: não é o ano de Luxemburgo particularmente. Talvez e ai já é opinião minha (interferência de Xango e seu Odu justiceiro marcará presença) dito de forma direta, será um ano em que se buscará acima de tudo a idéia do justo e não da imposição.
Voltando aos sacerdotes todos preveem que o Galo novamente não ganhará títulos de destaque e mesmo na cena local ficará atrás do Cruzeiro.
América
Na matéria da Globo nada fala, mas o pai de santo ouvido pelo Jornal Estado de Minas, acredita que este pode ser a grande surpresa no futebol mineiro.
No mais e ai é minha opinião....faz todo sentido e nem precisava de advinhações...os times do jeito que estão só podem colher estes não resultados.
Também nãoem precisa de advinho para saber duas coisas:
bicudos não se bicam. Eu estou pagando para ver como se relacionará Kallil e Luxemburgo. E outra coisa toda expectativa tem seu preço, estou impressionado como o Luxa é considerado o salvador, o supra-sumo. Ora é neste nível que ele será cobrado e ai infelizmente o que seria tolerável para os outros não será para ele. Mas isso não tem nada de advinhação é somente analisar os fatos

Nenhum comentário: