quarta-feira, 4 de junho de 2008

OBAMA É O CANDIDATO DEMOCRATA III

Série de Pequenas notas do Blog do Sérgio Dávila

Condi "comemora" escolha de Obama
O.k., comemora não é exatamente o caso, mas a secretária de Estado de Bush chegou perto, ao elogiar o marco racial da escolha de ontem. "Acho que estamos começando a ver uma extraordiária expressão do fato de que 'Nós, o povo' está começando a querer dizer todos nós", disse, referindo-se à primeira linha da Constituição dos EUA. Condoleezza Rice chegou a ser cotada como uma das candidatas à vice-presidência na chapa de John McCain, mas nega sistematicamente que vá continuar na política depois de 2008.

Mundo "prefere" Obama - Brasil incluído
Pesquisa realizada pela Ipsos para a versão em inglês da Al Jazeera junto a "elite e formadores de opinião" em 22 países diz que a maioria acompanha com atenção as eleições norte-americanas e que, entre essa maioria, Barack Obama é o candidato preferido. É o que respondem 55%, ante 31% para Hillary Clinton e apenas 14% para o republicano John McCain.

No Brasil, 59% dos que acompanham a eleição preferem Obama, ante 26% que optam por Hillary e 15% para McCain --ou seja, a voz da maioria destoa da do governo, que não-declaradamente torceria por uma vitória do republicano, que apenas em tese seria menos protecionista em assuntos de comércio exterior.

Quênia comemora escolha de Obama

No país-natal do pai de Barack Obama, fãs de Obama, copo de cerveja com o nome do candidato na mão, celebram a escolha do mais famoso parente; "Vai ser bom se ele for eleito presidente", diz Mamma Sarah, uma de suas "avós" (na verdade, uma das mulheres de seu avô paterno). Repare que o cartaz que ela segura com o autógrafo ainda é da campanha do político ao Senado, de 2004. Desde que anunciou sua candidatura à presidência, em 2007, Obama não voltou a visitar a família queniana. Da última vez, conforme relata Obama em uma de suas biografias, Mamma Sarah pediu dinheiro..

Nenhum comentário: