quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições Americanas, o dia seguinte II

Repercussões:
Lula
Segundo Lula, poucas vezes um negro chamou tanta atenção do mundo inteiro como o novo presidente norte-americano. "Eu penso que nós brasileiros, como segunda nação negra do mundo, depois da Nigéria, precisamos estar otimistas, esperançosos e com muito orgulho, porque não é pouca coisa eleger um negro para a presidência dos EUA"
Lula disse ainda que quem duvidava da vitória de um negro nas eleições dos Estados Unidos não pode mais ficar nesta posição. Segundo ele, isso só foi possível porque existe democracia. “Quem duvidava que um negro poderia ser eleito presidente dos EUA agora sabe que não pode [duvidar]. Só pode porque isso surgiu do processo democrático e permite que a sociedade se manifeste”.
O presidente pediu novamente o fim do embargo econômico a Cuba, porque, segundo ele, não há motivos para a manutenção do bloqueio. “Esperamos o fim do bloqueio a Cuba, porque não há mais nenhuma explicação na história da humanidade para o bloqueio”, argumentou. “De qualquer forma, há uma diferença muito grande entre ganhar uma eleição e governar um país como os EUA. Vamos esperar que ele tome posse para ver o que vai acontecer”.
fonte: site O Globo
Bush
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta quarta que "todos os americanos podem ficar orgulhosos de como as eleições da noite passada fizeram história", ao se referir à vitória do democrata Barack Obama, que será o primeiro governante negro do país.
Em declaração no Jardim da Casa Branca, Bush disse que o resultado é especialmente "encorajador" para a geração de americanos de raça negra que viveu os anos da discriminação racial. Ele também prometeu total cooperação de seu governo com seu sucessor democrata Barack Obama.
Bush ainda celebrou a possiblidade de ver Obama assumindo o governo. "Eu já posso ver o presidente Obama, sua mulher, Michelle, e suas duas lindas filhas atravessando as portas da Casa Branca", disse. "Eu sei que milhões de americanos estarão orgulhosos por este momento tão esperado", completou o atual presidente.
fonte: site Terra
A reação pelo resto do mundo
O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, disse esperar que a América se una à Europa para levar o mundo a um novo 'new deal'. "Espero, sinceramente, que sob a presidência de Obama, os Estados Unidos unam forças à Europa por este 'new deal', para beneficiar o mundo inteiro", declarou Barroso.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, felicitou Barack Obama por sua "vitória brilhante", em um comunicado difundido em Paris. "Receba as felicitações mais cálidas, minhas e de todo o povo francês. Sua vitória brilhante recompensa um compromisso incansável a serviço do povo americano", escreveu o presidente francês.

Já a chanceler alemã, Angela Merkel, incentivou Obama a enfrentar, com apoio da Europa, os desafios que o mundo enfrenta atualmente. "Estou convencida de que, graças à estreita e confiante colaboração entre Estados Unidos e Europa, enfrentaremos decididamente os novos perigos e riscos e saberemos aproveitar as múltiplas oportunidades que se abrem para nosso mundo globalizado", disse ela em um comunicado.

O presidente da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou que a vitória de Obama abre "uma nova era" para o diálogo nas relações internacionais. Fontes do Executivo espanhol disseram que Zapatero conversará com Obama nas próximas horas para parabenizá-lo por sua vitória.

O vice-ministro de Assuntos Exteriores russo, Grigori Karasin, disse que seu país espera que o triunfo de Obama leve Washington a uma interação mais construtiva com Moscou. "As notícias dos resultados das eleições americanas mostram que todos podem esperar uma renovação das posições dos EUA em relação aos problemas mais graves, incluindo os da política externa e, portanto, os vinculados às relações com a Federação da Rússia", disse Karasin.
Ásia e Oriente
O presidente afegão, Hamid Karzai, pediu mudanças na "guerra contra o terror" que o exército americano empreende no Afeganistão. "Espero que sua eleição traga paz e vida ao Afeganistão. Nossa reivindicação ao novo presidente é que apresente mudanças em sua estratégia de guerra contra o terror", disse Karzai.
O presidente afegão assegurou que espera trabalhar com Obama, embora tenha reiterado que a "guerra contra o terror" não deveria acontecer em cidades afegãs, mas nas bases que os insurgentes mantêm nas áreas fronteiriças com o Paquistão. Os EUA comandam no Afeganistão uma coalizão que conta com cerca de 15 mil soldados americanos.

Já o dirigente palestino, Mahmud Abbas, pediu que sejam acelerados os esforços visando uma solução pacifica para o conflito entre palestinos e israelenses. Segundo o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina, "o presidente Abbas espera que a nova administração continue fazendo da paz uma de suas prioridades"."O presidente Abbas felicita o presidente americano eleito Barack Obama em seu nome e em nome do povo palestino e espera que ele acelere os esforços para se obter a paz, já que a solução do problema palestino e do conflito árabe-israelense é a chave da paz mundial", afirmou o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina.

O Irã considerou o triunfo de Barack Obama nas eleições americanas como uma demonstração do fracasso da política externa do ainda presidente George W. Bush, e insistiu em que os Estados Unidos devem mudar de atitude. "O povo americano tem de mudar suas políticas", disse Gholamali Haddad Ali, conselheiro do líder Supremo da Revolução Islâmica no Irã, Ali Khamenei.

Na China, o presidente, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, deram ênfase à importância de manter o progresso nas relações bilaterais entre os dois países. "O governo chinês sempre prestou muita atenção às relações entre China e EUA. Nessa histórica nova era, desejo que possamos levar a cooperação construtiva e a confiança a um novo nível, a fim de beneficiar a população dos dois países e de todo o mundo", disse Hu.

A ministra de Assuntos Exteriores de Israel, Tzipi Livni, considerou a vitória de Obama uma "medalha de honra para a democracia americana". A chefe da diplomacia israelense e líder do partido governante Kadima destacou o compromisso de Obama com a segurança de Israel. "Durante sua visita ao país, o povo israelense ficou impressionado com sua pessoa e seu compromisso em relação à segurança de Israel", disse Livni.
Fonte: site Terra e agências de notícias

Nenhum comentário: