terça-feira, 4 de novembro de 2008

Eleições Americanas, começa a apuração

Agora as apurações

-A CNN indica que 72% dos novos eleitores votaram em Barack Obama, em contraste com os 27% que colocaram o seu voto em John Mccain. Este dado não é propriamente uma novidade. O dado mais interessante estes eleitores compõem 10 por cento dos que participaram nestas eleições.

-Os primeiros estados em que a apuração já se iniciou. LEMBRANDO QUE se alguns estados já apuram os votos outros ainda irão votar até por volta das duas horas da madrugada em nosso fuso, afinal a América é um continente.

Vermont para Obama, Kentucky para Mccain. Indiana, Georgia, Virginia e Carolina do Sul too close to call, ou seja no voto a voto. A grande novidade é o resultado desta sondagem na Carolina do Sul, onde se esperava que Mccain vencesse facilmente. Na Georgia está tudo muito empatado. No Indiana está mais para Obama. Na Virginia aparece muito razoável para Obama.
Com esses primeiros dados vitória certa para OBAMA. Lembrando que a tarde nos adiantamos e assumimos que Obama já havia vencido, será?

Agora algumas considerações por que fechamos tão fácil com a vitória de OBAMA. O candidato democrático segundo as pesquisas vencerá em todos os estados democráticos, ou seja aqueles que votaram em Al Gore e Kerry nas últimas eleições, em compensação Obama esta a ganhar em vários estados republicanos como Colorado, Novo México, Vírginia, talvez Carolina do Norte. Para se ter idéia a mais de 40 anos que a Vírginia racista não vota democrata. Eis ai uma das chaves da vitória. A outra foi a entrada em massa das minorias no processo: negros, jovens, latinos e pobres. Estes grupos que historicamente não vão as urnas, pois não se sentiam representados agora sentem como se um deles pudesse chegar lá. E o MAIS IMPORTANTE, QUE JUSTIFICARA DIVERSOS ESTUDOS SOCIOLÓGICOS, os jovens independentemente de cor, classe e origem apoiam massivamente OBAMA, isto estará a indicar a vitória da política dos direitos civis? Serão esse jovens efetivamente pós-raciais, os resultados indicam para isso. Veremos

22:40
Novos dados:
John McCain leva Kentucky; Barack Obama, Vermont. McCain, 8 votos no Colégio Eleitoral, Obama com 3.

Na Flórida, os primeiros votos indicam 55% para Obama na Flórida contra 44% para Mccain.

Começam surgir diversas denúncias na net sobre complicações no processo eleitoral sempre a prejudicar os eleitores democratas.

Uma multidão começa a se reunir no Grant Park, onde Obama pretende falar de madrugada.

Vermont que elegeu Obama, é o estado mais progressista dos EUA tendo inclusive um senador socialista. Isso mesmo um senador que se assume como socialista.

Veja o que diz o professor Idelber em seu blog:

Os números que realmente importam virão da Geórgia, de Indiana e da Virgínia. Geórgia é o coração do Sul mais atrasado. Democrata nenhum jamais deu bola para o estado. Obama montou campanha forte por lá e, mesmo que não vença, se conseguir um bom desempenho, já será anúncio de noite feliz. Mesma coisa em Indiana, estado bem conservador, que sempre vota republicano, mas que este ano Barack contestou. Se Barack vencer em Indiana, abra a cerveja, porque será goleada.

E a Virgínia, a Virgínia, a Virgínia, que não vota democrata desde que Castelo Branco era presidente do Brasil, foi a grande novidade da campanha de Obama: ele sacou a mudança demográfica do estado, deu uma banana para a estratégia "focalizada" que havia dominado o Partido Democrata nos anos 90 e chegou ao dia da eleição como favorito no estado.


23:23

- Os resultados continuam a chegar e cada vez melhor apara os Democratas. O senador Obama surpreende e continua a ganhar na Carolina do Sul, um senador democrata foi eleito na Virginia (aqui faço um parêntese, para afirmar que o senado também esta em jogo: caso os democrata atinjam o número de 60 senadores em 100 a maioria absoluta estará garantida e Obama gorvenará dá menira que bem quiser). Obama também surpreende com uma grande votação na Flórida, se bem que nesse caso devem ser os votos antecipados.


-Urnas fecharam em vários estados. Destes, as projeções consideradas seguras tanto por CNN quanto MSNBC: Massachussetts, Illinois, Connecticut, Nova Jersey, Maine, Delaware, Maryland e Washington, a capital, vão para a conta de Obama. No Maine, os membros do colégio eleitoral são divididos proporcionalmente – 3 ficam com Obama, um com McCain. Oklahoma e Tennesse ficam com McCain.

-Segundo a CNN agora Mccain tem 77 votos garantidos e Obama 34 votos, Ou seja resultados fabulosos para Obama. Pois os estados democráticos importantes ainda não foram computados. Alguns sites nos EUA já falam em goleado e eleição epica para Obama.

-Para a ABC já é OBAMA 94 Mccain 34.

Para o bem da justiça digamos, as únicas duas coisas boas de Bush dois Secretários de Estados negros, isso também e um fator histórico, faça se justiça a Bush.

-A NBC acaba de projetar: Vitória de Obama na Pensilvânia.

- Para o NYTIMES fala em vitória de Obama na Flórida e em Ohio, se relamente acontecer...sai de baixo lá vem goleada.

23:35

Texto interessante do jornalista Sérgio Dávila:

Obama chega à eleição menos negro, e McCain, menos herói

A primeira menção ao nome Barack Obama no arquivo do jornal "New York Times" é de 6 de fevereiro de 1990. O título da reportagem: "Primeiro negro eleito para comandar a "Law Review" de Harvard". Uma das primeiras citações do jornal ao nome de John McCain é de 28 de outubro de 1967: "Filho do almirante McCain, sobrevivente do "Forrestal", está desaparecido em ataque".


A primeira se refere à prestigiosa publicação da Escola de Direito da Universidade Harvard. A segunda, à queda do avião no então Vietnã do Norte que o tenente da Marinha pilotava -"Forrestal" era um porta-aviões destruído em incêndio quatro meses antes, e do qual McCain era um dos sobreviventes.


Na entrevista de 1990, dada a Fox Butterfield, prêmio Pulitzer por ter trabalhado na revelação dos "Papéis do Pentágono", sobre os desmandos dos EUA no Vietnã, um Obama de 28 anos dizia que o fato de ter sido eleito mostrava "progresso" e "encorajava": "Mas é importante que não se usem histórias como a minha para dizer que tudo vai bem para os negros", argumentava: "Você tem de se lembrar que, para cada um como eu, há centenas ou milhares de estudantes negros com pelo menos o mesmo grau de talento que não têm chances".


Na reportagem de 1967, assinada de Saigon por R. W. Apple Jr. (1934-2006), que viraria um dos nomes mais importantes do jornal, o repórter lembrava que, após o incêndio do porta-aviões, o filho do almirante tinha tido um ataque de consciência. "É difícil dizer", afirmou McCain, meses antes da queda, "mas depois que eu vi o que as bombas e o napalm fizeram ao pessoal do nosso navio, não estou certo se quero mais jogar essas coisas no Vietnã do Norte".


Amanhã, na eleição presidencial mais empolgante e também das mais longas das últimas décadas, os Estados Unidos decidem quem colocam na Presidência do país, se Barack Obama, 47, ou John McCain, 72.
Não será injusto dizer que o primeiro chegará menos negro ao cargo. Durante a campanha, o democrata deixou de lado seu discurso pelas minorias e se apresentou ao país como "pós-racial". Foi a maneira que encontrou de atrair parte da classe média que reluta em votar num não-branco e sem a qual não se ganha eleição nos EUA.


Também McCain chega à reta final menos herói. Assim como não levou adiante o desejo de não bombardear o inimigo em 1967 -foi atingido em missão de ataque a uma usina-, o republicano abriu mão da independência que marcaria sua carreira política por ataques negativos que mancharão para sempre sua biografia.
Ainda assim, não importa o escolhido, será um pleito histórico.



Escrito por Sérgio Dávila às 04h42

23:52

- A vitória por goleada pode ser que não ocorra segundo números mais recentes. Nas urnas Maccain vai ganhando a Carolina do Sul, a Virginia e Indiana, três estados sempre republicanos e até ai nenhuma novidade, no entanto algumas pesquisas mostravam Obama a frente nesses estados. Podemos estar aqui diante do efeito Bradley que já explicamos no blog, ou seja o fator racismo. O elitor diz por vergonha que votará em um candidato negro e vota no outro. São três notórios estados racistas, mas de todo modo vamos esperar mais um pouco, pois nos EUA os votos se dividem de acordo com as regiões e a formação econômica, assim por exemplo a região dá onde vem os votos são bastante importante e eu não estou analisando os votos de acordo com a região. Já demostramos isso também aqui no Blog, por exemplo em vários estados 90% da população vota republicano no entanto as grandes cidades ou cidades universitárias votam democratas, como por exemplo no Colorado, onde as duas principais cidades concentram já a maioria dos eleitores o que deverá garantir vitória a Obama ainda que todo o interior vote Mccain.

- Segundo o professor Idelber:

É oficial: na eleição do Senado mais importante da noite -- para o blogueiro, pessoalmente --, a queridíssima Kay Hagan derrotou a outrora poderosa Elizabeth Dole. É o primeiro assento roubado dos republicanos na noite. Rumo à maioria absoluta no Senado.

Pela primeira vez desde 1952, os EUA terão um governo sem nenhum Bush nem Dole.

24:00
Obama ganhou Vermont, New Hampshire (que McCain tinha esperança de vencer), Connecticut, Massachusetts, Nova Jersey, Delaware, o Distrito de Colúmbia (da capital Washington), Maine e Illinois.

McCain ganhou Kentucky, Carolina do Sul, Tennessee, Oklahoma.

Obama confirma a vitória na Pensilvânia, democrata deste Clinton e votou contra Bush duas vezes e em New Hampshire. O resto era o esperado.

00:12
-só para registro já que os números finais serão diferentes mas nesse momento Obama tem 102 votos garantidos e 49% dos votos populares e Mccain 50% dos votos populares e 34 delegados. Como esperado Obama até agora venceu em toda a costa nordeste e mais Pensilvania e Ilinois seu estado político. Se somar a esses a vitoria garantida na costa Oeste, estará repetido o mapa das últimas eleições, ou seja a borda nordeste a costa oeste democrática e todo o restão republicano, ai que entra a vantagem já dita neste post de Obama, esse ano ele ameaça os repúblicanos em algum desses estados do meião (com vitória paraticamente certa no Colorado, Novo México). Bom mesmo que perca esses estados do meião caso ganhe na Florida fim de papo, vitóia de Obama; caso perca no meião e na Florida e ganhe Ohio também fim de papo. Ou seja, continua tudo muito bem para Obama.

00:43

-Para vários analistas Obama já ganhou no Ohio, estado que nos últimos anos sempre votou republicano. Se assim acontecer. OBAMA é o Presidente de número 44 dos EUA.


00:47

OFICIAL

BARACK OBAMA HUSSEIM É O NOVO PRESIDENTE DOS EUA. O PRIMEIRO AFRO-AMERICANO A CHEGAR LÁ.

00:48
Agora é só saber qual o tamanho da vitória.

00:56
Impressionante como é ruim a cobertura da Rede Globo das eleições , apesar da imensa equipe a cobrir as eleições. Além de uma série de falahas até agora eles não mostraram a vitória de Obama, aliás lá eles parecem desconhecer uma série de informações que passamos aqui. A apresentadora fala em disputa apertada... vixe tá perdidinha no Jornal da Globo.

00:58
Já que critiquei a Globo fica aqui o elógio para o esforço da Record News. Cada vez mais, a melhor opção para um jornalismo crítico e opinativo. Aliás a Record só melhora seu time de jornalista, agora chegaram o Carlos Dorneles e o Luiz Azenha. Assistir os programas jornalistícos da Record e da Record News é cada dia melhor, principalmente o programa de domingo a noite com ótimas matérias investigativas.

01:10
Neste momento Obama estar a ganhar na Vírginia e também na Carolina do Norte, se ganhar estará a quebrar uma tradilção de mais de 40 anos. Ambos os estados nao votavam democrata a mais de 40 anos e o mais fabuloso trata-se de dois estados que se opuseram violentamente aos direitos civis.

A CNN já dá 207 votos para Obama sem contar Califórnia, Wasghiton (estado) e Oregon. Isso que dizer que se somar os 55, 07 e 11 delegados de cada estado Obama já tem 280 votos. Os especialistas já falam em mais de 300 votos para Obama.

Dentro de instantes Obama poderá pronunciar como presidente.

01:20
Estados em que Obama já ganhou, em azul. Os estados com borda amrela são indefinidos, mas como já disse acima no momento tendendo para OBAMA daí poder falar em goleada, caso ele vença na Vírginia, Carolina do Norte e Flórida :

map2

01:30

A correria dos últimos dias cobrou o preço. E como as eleições estão definidas vou ir dormir. Verei gravado as imagens históricas da festa em Chicago, aliás o Parque onde ocorrerá a festa esta lotado cerca de 100 mil pessoas e por toda a Chicago cerca de 1 milhão de pessoas.
Para não dizer que não falei a eleição de Obama se parece coma de Lula na efervescência da vitória de um outsider (veja bem só nisso se parecem) ou seja alguém que não deveria vencer e vence. Bom por outro lado, o governo de ambos também vão ser parecidos, infelizmente no mundo prático Obama também acabará tendo que compor com as forças de sempre. Mas esse tipo de análise fica mais para frente.
PS: NÃO DEU VI TUDO AO VIVO. Amanhã escrevo mais.

Nenhum comentário: