sábado, 5 de abril de 2008

Martin Luther King Day

É hoje, dia 04 d abril um dos raríssimos feriados nacionais dos EUA. Hoje é o Matin Luther King Day. Nesse dia a exatos 40 anos ocorria o assassinato do pastor batista e líder máximo da ala pacifista do movimento negro e anti-racista norte-americano (em razão dessa militância foi merecedor do Prêmio Nobel da Paz. Concedido por sua atuação pacifista em favor da extensão dos direitos civis a todos os americanos, sem distinção). O assassinato, ocorreu em Memphis, no Tennessee. Em sua homenagem, foi instituido no EUA em 1986 o feriado nacional The Martin Luther King Day e fundado The Martin Luther King, Jr, Research and Education Institute, com a missão de manter vivos os ideais de King para as futuras.

Pastor batista, Luther King se tornou conhecido em 1955, ao incentivar um boicote ao transporte rodoviário de Montgomery, no Alabama. Persuadiu os negros de que era preferível andar a pé a viajar em ônibus segregados. Mesmo preso durante a campanha, obteve o almejado êxito. Por decisão da Suprema Corte Americana tornou-se ilegal a segregação em qualquer transporte público. Emergia, então, o respeitado líder.

Luther King foi seguidor das idéias de desobediência civil não-violenta preconizadas por Gandhi, aplicadas com inteligência em suas manifestações. Organizou marchas contra o sistema de segregação, reivindicando igualdade sócio-política, entre outros direitos básicos. Conquistou progressivo espaço na mídia e apoio da opinião pública pelo cumprimento dos direitos civis, transformando essa numa das mais discutidas questões dos EUA nos anos 60.

Luther King Jr, tinha um sonho "I have dream". Nós continuamos esse sonho.

Nenhum comentário: