domingo, 13 de setembro de 2009

setembradas

Para variar os afazeres e a correria das viagens tem me afastado cada vez mais do brog. Vamos então a uma série de curtinhas ou setembradas.
- Antonio Olinto, nasceu 1919, em Ubá, Zona da Mata mineira, poeta, romancista, ensaísta, critico, jornalista, colunista de O Globo, ele ocupava a cadeira 8 da ABL, que deixou vaga ao morrer no Rio entre o dia 11 e 12 de setembro.
Em 1962 o Primeiro-ministro Tancredo Neves, sabendo da ligação que ele e a esposa, a jornalista e teatróloga Zora Seljan (belo-horizontina, filha de um etnógrafo croata), mantinham com a cultura negra, ofereceu-lhe o cargo de adido cultural na embaixada do Brasil na Nigéria.
Os tempos passados em Lagos renderam uma trilogia que, embora jamais indicada nos vestibulares brasileiros, foi traduzida para 19 idiomas. Escreveu dezenas e dezenas de obra sobre a África e sobre os afro-brasileiros.
Para entender melhor as ligações do Brasil com a África, vale a pena ler a trilogia Alma da África, composta por A Casa da Água, O Rei de Keto e Trono de Vidro.
-Dia 11 de setembro completou 08 anos dos atentados as Torres Gêmeas e como sempre as homenagens emocionantes e os discursos de combate ao terrorismo. Nisso pouco mudou o governo Obama em relação ao governo Bush. Aliás pouco mudou também no que diz respeito aos fracassos quer seja no Iraque quer seja no Afeganistão. A guerra ao Terror é um grande embaraço e desastre. Diga-se de passagem que neste último, em nome da geo-política, sempre ela, os EUA apoiaram e fizeram vencer nas eleições nacionais o maior traficante de ópio do mundo. Sim o vice-presidente eleito do Afeganistão é um poderoso fabricante de opiaceo. E o Afeganistão o responsável por quase toda a produção mundial desta droga.
- Dia 11 de setembro também foi o dia do magistral discurso de Allende a sacada do palácio presidencial. Discurso forte, corajoso, brilhante de um homem que já se decidira por entrar para a história ao resistir com a própria vida no Palácio ante as tropas insurrentes lideradas pelo sanguinário Pinochet.
- Interessante a menos de 01 ano o discurso era de que a Copa do Mundo seria toda bancada pela iniciativa privada. Grande balela, disso todos nós sabíamos. Agora que causa espécie, será que causa mesmo??? é a cara de pau e a voracidade dos empresários do mundo da bola sobre o nosso suado dinheirinho...Inacreditável. Como aliás o silêncio do MPF. Como disse o presidente do Jornal Esportivo O Lance tal silêncio de um órgão tão sério e combativo causa desconforto e estranhamento. Aqui pelo lado das Minas a festa já começou é um tal de reforma da Arena em Sete Lagoas, do Independência em BH sem contar os gastos faraônicos do Mineirão. Aliás como faz um cronista daqui, perguntar não ofende: Se efetivamente se realizarem as reformas tal qual a maquete o novo Estádio Independência será uma Arena maravilhosa no mesmo estilo das londrinas, com torcida ao lado do campo, sentada em cadeiras confortáveis e sem alambrados e com capacidade para cerca de 45 mil torcedores. Se assim o for com todo respeito para que um Mineirão com 60 mil lugares? A diferença é pequena. 90% dos jogos tem menos do que 40 mil torcedores e como o estádio Independência fica na região central....enfim dizem que aqui em Minas nessa brincadeira são mais de meio bilhão de reais....irresponsabilidade....diante de tanta precariedade...irresponsabilidade com dinheiro do estado de Minas Gerais, com dinheiro federal, do BNDES e Caixa Econômica Federal....aliás de novo se perguntar não ofende: se o BNDES e a Caixa vão emprestar cerca de 60 milhões de reais ao América para a reforma do estadinho do Horto, como pagará tal divida o América Mineiro? Afinal com o novo Mineirão Cruzeiro e Atlético continuaram mandando cerca de 80 a 90 jogos no Gigante da Pampulha. Ou seja, querem apostar que em 2015 será editada uma daquelas leis perdoando as dividas contraídas para a realização da copa. De novo nós o populacho vamos pagar a festa dos políticos, da cartolagem, dos desvios de verbas, das ausências de licitações e da gente bonita e graúda da elite. Pois sim senhores se dividirmos o número de jogos da copa pelo número de sede teremos que cada sede teria direito a cerca de 05 jogos. No entanto, como a distribuição não e quantitativa e sim qualitativa. A maioria das sedes terão 03 jogos. Ou seja bilhões investidos para 03 jogos. Sendo que boa parte dos ingressos são reservados para serem vendidos nos países das seleções do jogo, para os patrocinadores e para as agências de viagem. O que restar a preço astronômicos serão vendidos aos nativos. Festa de gente rica e graúda com dinheiro do populacho mirrado e pobre.
-Como o assunto acima é muito indigesto em outro momento trato do Centro Administrativo a maior aberração de verbas públicas que se tem notícias nestas Minas Gerais.

Nenhum comentário: