quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Friends 15 anos

Esse post é dedicado ao meu amigo Daniel do Peramblogando(http://peramblogando.blogspot.com/).
O mês de Setembro que se inicia marca o aniversário de 15 anos de Friends. Me lembro do Daniel falar sempre e sempre dessa série - só a título de curiosidade em meados dos anos 90 a TV a cabo que hoje atinge a poucas atingia somente alguns (entre eles o Daniel) e Internet nem pensar. Portanto, durante muito tempo para mim Friends era uma série que pelas descrições do Daniel: super bacana de amigos transados que dividiam um andar em New York. Somente alguns anos após pode entrar em contato com a série e realmente era divertida e bem produzida com diálogos inteligentes e bem pensados. Mas nunca consegui ser um super fã de Friends ainda que tenha ficado mais fã de Lisa Kudrow (já a conhecia da série Mad about you) a Phoebe e o Matthew Perry. Mas uma coisa é inegável a idéia da amizade sempre me pega e realmente Friends dava um certo ar de que realmente eramos (e disse eramos ou seja nós que assistiamos e os atores) amigos, visto que a quimica era perfeita. Neste quesito cumpriu com louvor sua função mágica de nos transportar para sua magia.
Friends é, para muitos sem dúvida, a maior comédia da última década. Tenho dúvidas mas algo é certo se não foi a maior esteve entre as 3 maiores: continuo ainda preferindo Mad about you (aliás foi quando me descobri um viciado em séries). Mas sem dúvida é um marco da televisão e revelou seis nomes até então desconhecidos do grande público. Será?
Andei pesquisando e descobri algumas coisas interessantes (aliás este tipo de pesquisa é a cara do Peramblogando -ou seja notícias úteis e inúteis) o passado em série dos atores de Friends:
David Schwimmer – Anos Incríveis (1990) Michael entrou na série na quarta temporada, mas foi só nos anos seguintes que ele teve seu maior destaque. Ele era apaixonado por Karen Arnold, irmã de Kevin, e não saiu da frente da casa da amada até que ela aceitasse voltar com ele. Os dois se casaram alguns episódios depois.
Lisa Kudrow – Cheers (1989) Lisa já fazia ponta em Cheers, como Emily, uma atriz de teatro que destaca-se da Lisa Kudrow que conhecemos por um pequeno “detalhe”, seu cabelo preto e cacheado! Aliás falando de Mad about you eu gosto mesmo é da irmã de Phoebe, Ursula Buffay que trabalhava como garçonete em Mad About You. Depois do sucesso de Friends chegou a rolar até um crossover entre as duas séries. Para quem não sabe Ursula Buffay era exatamente a Phoebe.
Matthew Perry – Second Chance (1987) Essa foi uma série meio obscura e confusa que teve pequena duração ainda que Perry tenha se destacado e assumido o papel de principal ator da série. Passou também por Barrados no Baile em 1990, ele era um veterano de West Beverly. Vivia um personagem complexo que vacilava entre matar o pai ou suicidar.
Matt Le Blanc – Top of the Heap (1991) Outra série bem obscura em que Matt é Matt...aliás ele sempre é Matt é um dos raros casos de sucesso pela limitação. Inclusive algum tempo ele tentou uma nova série que levava seu nome e que mostrava exatamente a luta de um comediante para ser respeitado enquanto tal.
Courteney Cox – Misfits of Science (1985) Misfits of Science contava a história de um grupo de seres humanos com super poderes… Alguém mais lembrou de Heroes? Pois é, Misfits também era de Tim Kring, criador da série de Hiro, Sylar e cia, que pelo visto vem tentando “empurrar” o tema de jovens com superpoderes desde a década de 80! Courteney interpretava Gloria Dinallo, uma jovem com o poder da telecinésia.
Jennifer Aniston – Ferris Bueller (1990) Em Ferris Buller, ela era Jeanie Bueller, a irmã de Ferris (no cinema interpretada por outra Jennifer, a Grey), uma garota atrapalhada que sonhava em subir de status e ser tão popular quanto seu irmão Ferris… Tanto no colégio quanto na sua própria casa! Para quem não ligou a criatura ao criador a série é uma continuação do grande filme de John Huges (veja abaixo post dedicado a ele por ocasião de seu falecimento).

Nenhum comentário: