domingo, 13 de setembro de 2009

estarrecedoras

Eis o Brasil em alguns números e uma notinha sobre o mundo da net:
- A revista The Economist gosta de inovar em suas análises. Desta vez a Revista pesquisou em cerca de 80 países quanto custa o Big Mac (sanduba ruim a bessa vendida na loja Mc Donalds...se bem que não sou boa fonte deve ter uns belos 8 anos que não como um...ainda bem...) e depois dividiu o preço do sanduba pelo salário médio. Eis que em São Paulo precisa-se trabalhar, em média, 40 minutos para se comprar um Big Mac (um pouco acima da média tomada em 73 cidades do mundo). Em Tóquio, labuta-se 12 minutos…e na Cidade do México, mais de 2 horas. Em todas as cidades pesquisadas da Europa Ocidental (excessão de Budapeste), dos EUA, Japão, Austrália, Canada trabalha-se menos de 20 minutos por um Big Mac.
- Segundo o IPEA, Instituto de Pesquisas Aplicadas uma tonelada de minério de ferro é vendida em média no mercado internacional por 60 dólares. Isso mesmo. 60 DÓLARES. Toda o desgaste sócio-ambiental e cultural por míseros 60 dólares. Segundo o mesmo IPEA com esse valor não é possível comprar um tênis de boa marca, ainda segundo o IPEA o principal comprador desta matéria prima brasileira é a China, no entanto, cada vez mais ela nos exporta produtos manufaturados. Essa história Vocês já conhecem o enredo. Vende barato compra caro. Segundo IPEA devemos investir mais em ciência e tecnologia.
- O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Candido Mendes (RJ) compilou diversos dados sobre violência. No o Rio de Janeiro, onde a taxa de homicídios de jovens negros entre 22 e 25 anos atinge picos de 400 por 100 mil habitantes. GENOCÍDIO. Estão genocidando os jovens negros neste país. Cade o MPF para cima dos poderes públicos constituídos que permitem tal barbárie. Ainda segundo o estudo este índice é oito vezes superior à taxa de homicídio juvenil no Brasil (51,5 por 100 mil habitantes). O que completo eu já é absurda.
- Mais uma do IPEA uma em cada quatro mortes por homicídio na cidade do Rio entre 2003 e 2006 foi de responsabilidade das forças policias (militar e civil). Quando um PM mata uma pessoa, o caso é classificado como “auto de resistência”.
- Segundo a UNESCO existem no Brasil cerca de 190 idiomas. Viva a nossa multiculturalidade e nossa pluralidade. No entanto a notícia ruim do Atlas de Línguas em Risco no Mundo é que a diversidade lingüística no Brasil que é das maiores do mundo também esta entre as mais ameaçadas: rivalizamos com a Índia (196 línguas em risco) e os Estados Unidos (192).
-Outra da The Economist: existem no mundo cerca de 1,4 bilhões de miseráveis; aqueles que vivem com menos de 1,25 dolares e cerca de 1 bilhão de internautas.

Nenhum comentário: