sexta-feira, 1 de agosto de 2008

As eleições municipais



Ontem ocorreu o primeiro debate para as eleições de BH, como nós os belohorizontino gostamos de falar. Que coisa mais chata e morna. Aliás se é para criar regras contra o debate para que faze-lo? Fora isso a mediocridade em termos gerais dos candidatos.
Sob o "debate" em si, algumas palavras. Dos 9 candidatos foram 8, deste destacaremos alguns:
Sérgio Miranda: ficou claro que é o mais preparado, o mais estudioso e conhecedor dos problemas e soluções para a cidade. No entanto, falta ao Sérgio do PDT o fervor do Sérgio de outras épocas, parece sempre deslocado como aliás é sua campanha: deslocada e tímida, quando acordarem pode ser muito tarde. Sérgio realmente é de outra época e foi capaz de usar seu tempo em uma das perguntas para elogiar, por exemplo, a participação e a legitimidade do PCO e de suas propostas (que visivelmente era alvo de chacotas por parte dos jornalistas e de outros candidatos). Por enquanto esse blog continua apoiando por coerência política do Sérgio. Um dias desses conto aqui, uma divertida discussão que dividiu em dois grupos velhos amigos de militância na esquerda, com uma parte inclusive eu defendendo a coerência e o voto no Sérgio e outra parte, os eleitores de Jô Morães apesar do PC do B.
Márcio Lacerda- o prefeito já eleito- pelo menos para a mídia mineira: quem é essa figura exógena a cidade. Pior, nem mesmo midiatico ou bom de comunicação o cara é. Achava que ele era aquela espécie de empresário bom de bico, mas pelo debate de ontem não parece ser o caso. Já começo a acreditar apesar dos apesares ser possível derrotar o imenso poderio financeiro e político do candidato, do prefeito e do governador.
Leonardo Quintão: o perigo mora ai. O Garotinho Jr ao contrário de Márcio é muito bom de mídia, é o jovem, o que deve se apresentar sobre o manto de ser o diferente de todos os que estão ai. Mas no fundo como ficou claro no debate apóia tudo que esta ai, o governo do estado e o governo federal e tudo mais que se pode apoiar e tirar vantagem na confusão ideológica dos dias atuais.
Gustavo Valadares: perdido, totalmente perdido. Fraco. Mais uma vez fica claro como os candidatos do DEM tem dificuldade de defender a ideologia de seu próprio partido. BH continua sentindo falta de um autêntico candidato de direita.
Vanessa Portugal: brava e corajosa. Usou seu tempo para demonstrar que Jô e Larceda são lados diferentes da mesma moeda. Aliás, Vanessa foi vítima de um ataque pérfido e covarde pelo Sr. Teodomiro Braga, poucas vezes vi uma atuação como a desse "repórter", diante da incompetência do Lacerda ele então fez às vezes de principal atacador dessa candidata. A direita não é boba não. Enxerga longe. Ah, tudo porque esse senhor tomou as dores dos demais candidatos quando Vanessa disse que as empresas de ônibus financia a campanha municipal e em troca comanda a política de transporte, o engraçado é que os demais candidatos não se opuseram a declaração da candidata, Valadares até defendeu que haja doações desse setor. Não contente o repórter interrompeu a candidata em sua resposta para questionar a seriedade da mesma.
Jô Morães: a liderança fez bem a Jô, que apesar de não se apresentar de forma arrogante, conseguiu dominar o debate. Além disso, a candidata tem excelente retórica, dessa forma mesmo quando se fazia uma acusação ou pegadinha a ela, a sua resposta invertia a pergunta inicial. Diante da ineficácia de Lacerda e de sua boa retórica Jô pode sim ir longe nessa eleição. De forma resumida, a sensação depois do debate foi a de que Jô já esta lá e alguns dos outros poderá acompanhá-la no segundo turno.
Jorge Periquito: o idiota, o óbvio ululante. O gênio do senso comum. Deverá na fase aguda da campanha ser a boca de aluguel de Lacerda, ou seja aquele que baterá nos candidatos que prejudicarem o prefeito já eleito de BH.

Nenhum comentário: