domingo, 14 de março de 2010

O Enigma Marina Silva

Que não sou eleitor de Dilma e muito menos de Serra, os poucos leitores deste blog estão cansados de saber. Que me considero um órfão na atual conjuntura política brasileira idem. Todos os poucos leitores sabem também que no fato (aquilo que Marx chama de infra-estrutura) não vejo diferença entre PSDB e PT, a diferença e a guerra que ambos nos colocaram nos últimos 16 anos é de superestrutura, ou seja, esta no campo da representação do fato (do discurso e de forma vulgar naquilo denominado ideologia) e não no fato propriamente dito. A guerra aqui é pelo discurso autorizado e não por projetos. Tanto é que os empresários, parafraseando o presidente nunca jamais na história deste país ganharam tanto e foram tão aquinhoado pelo saco de bondade do governo. No entanto, exatamente por uma questão de status, de classe, ou seja de superestrutura, continuam estes mesmos empresários financiado o discurso raivoso anti PT. Assim a guerra se explica exatamente pelo fato de que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço.



Por tudo isto tenho me esforçado para votar em Marina Silva. Mais ainda como animal político engajado que sou estou mesmo disposto a fazer campanha por Marina, pelo menos no meu pequeno circulo. No entanto, Marina é um enigma e fica muito difícil para alguém de esquerda apoiá-la. Pois a candidata não se define. Qual o lugar de Marina no espectro ideológico; e não me venham com essa lengalenga que ideologia não existe. Existe sim. Senão existisse não veríamos as Vejas, Folhas, Waacks, Bonners, Kammels, Mainardis e outros. Qual a posição de Marina na miscelânea partidária brasileira. Qual sua posição em relação a um projeto de país. Perguntas como essas são vitais para um apoio engajado a um candidato. Mas Marina não se explica. Normalmente em suas entrevistas tem adotado o tom proposital da indefinição. Ora tal postura não coaduna com a figura de Marina. Ora tem optado por se mostrar uma Marininha Paz e Amor. A história de Marina deveria torná-la tão mítica quanto o Lula mas é imperioso reconhecer Marina não é Lula. E mesmo o Lula só pode ser Paz e Amor porque em 03 eleições anteriores tinha sido Lula.



Preocupa-me essas indefinições de Marina ou mesmo o seu flerte com a direita ideológica. Tanto o é que Marina não se incomoda de ser tratada pelo jornalões ideológicos paulista como uma quinta coluna do candidato do PSDB. Gabeira, por exemplo, não esconde de ninguém que sua função na campanha é abrir palanque para Serra no Rio. Ora como assim? E Marina, Gabeira? Cabe a candidata definir-se logo e espero que se defina pelo seu campo histórico. Mas as perspectivas como essa se tornam cada vez mais remotas. Seu partido o Verde em São Paulo, Minas, Rio e boa parte do nordeste é um partido das elites e de antigos membros dos velhos partidões. Em Sampa foi tomado por uma série de empresários. Ora muitos dizem são empresários sérios e éticos, como os fundadores da Natura, ora, mas desde quando seriedade, ética e ser cumpridor das leis são méritos? Pois bem não bastasse esse flerte todo com a direita. Vemos agora a candidata Marina apresentar um dos seus consultores: Eduardo Giannetti. Giannetti é brilhante. Grande filósofo da economia. No entanto, Giannetti é daquela turma que se considera evoluída e, por isso mesmo dona da verdade, por ter percebido o erro histórico de ser de esquerda. Giannetti como Jabor e outros fazem a alegria da direita carcomida, pois são como provas da evolução da espécie.



Pois bem é esse Giannetti professor do IBMEC que auxiliará Marina? Assim volto a repetir fica difícil apoiar Marina. A candidata precisa se explicar. Concorda ela com Giannetti? Se sim. Tal informação precisa ficar clara. Pois para Giannetti os juros altos são culpa dos consumidores que preferem comprar a poupar ou então os investimentos públicos são “fetiches do capital físico”. Ora a expansão que vejo e sou agora participante do ensino superior público brasileiro não tem nada de fetiche. Por isso sempre insisto existem criticas e criticas. A minha ao governo Lula apesar de duras são sempre à esquerda. Por exemplo, me causa engulho ouvir falar que o estado brasileiro esta inchado. Esta é a maior besteira ideológica da direita. O que é Estado inchado? Por exemplo, Estado inchado é abrir mais de 10 mil vagas para professores universitários? Ou mais de 10 mil vagas para professores dos cefets? Neste sentido sou Lulista que se inche mais e mais o Estado de funcionários públicos concursados e de qualidade. Para Giannetti as políticas monetárias e cambiais devem permanecer intocadas e assim vai. É de Giannetti a seguinte frase na Folha de S. Paulo de hoje “Eu me identifico muito mais com os liberais clássicos, Adam Smith, John Stuart Mill, Alfred Marshall -que, aliás, foi quem trouxe o capital humano para a reflexão em economia.” Outras frases de Giannetti “Vamos ter de enxugar o gasto do governo. E provavelmente pensar mais em crédito para formação de capital do que em crédito para o consumo das famílias. Vamos ter de aceitar algum sacrifício agora para melhorar o futuro.” Ou “O Brasil precisa de um Estado forte, mas enxuto. O que nós temos hoje, para usar expressão do Sérgio Abranches, é um Leviatã anêmico. O Estado brasileiro faz muitas coisas que não deveria e deixa de fazer coisas que deveria.” Nada contra todo este ideário mas é necessário que fique claro que Marina presidente significa a volta das idéias mais ortodoxas do Consenso de Washington. E se assim o for, excelente presidência Marina (que em todo será infinitamente melhor do que a presidencia de Serra ou Dilma) mas não com o meu voto.

2 comentários:

Matheus Braz disse...

Você tem muitas dúvidas a respeito de Marina, então pq você não manda um email para ela com seus questionamentos? Quem sabe ela consegue um tempo para responder ao seu email, mas lembre-se de explica-la q tem um blog e postará tudo aqui(sugestão):

marinasi@senado.gov.br
contatomarinasilva@uol.com.br

Espero q faça isso e se fizer TENHA PACIÊNCIA!!!

Carlos Eduardo disse...

Mateus,

olha que coincidência. Logo após postar aqui no Blog encaminhe este mesmo textoa senadora, explicando-a que tinha publicado aqui. Encaminhei também a alguns amigos apoiadores da campanha.
é isso, pensamos a mesma coisa.
Obviamente se ela respondera resposta será postada aqui.
Abços.