sábado, 27 de março de 2010

Disciplina é liberdade; Compaixão é fortaleza; Ter bondade é ter coragem.

"Minha escola tem gente de verdade... Viver é foda morrer é difícil."

Hoje o dia amanheceu  mais saudoso. O grande lider da Legião Urbana Renato Manfredini Russo se vivo fosse completaria 50 anos. Gostem ou não. Renato foi o maior poeta/trovador urbano da história. E como faz falta a poesia, a verve, a coragem e mesmo a arrogância de Renato.

"E hoje em dia como é que se disse eu te amo".

Na verdade queria escrever em homenagem a este cara. Mas escrever o quê. Tanto já foi dito. Ficar no mesmo. Repetir o que todo mundo disse desnecessário.

"Hoje a tristeza não é passageira (...) quando chegar a noite cada estrela parecerá uma lagrima (...) queria ser como os outros e rir das desgraças da vida(...) é só hoje e isso passa, só me deixe aqui quieto que isso passa, amanhã é um outro dia. Eu nem sei por que que me sinto assim. Vem de repente um anjo triste perto de mim. E essa febre que não passa. E o meu sorriso sem graça. Não me dê atenção. Quando tudo esta perdido, sempre existe uma luz. Quando tudo esta perdido sempre existe um caminho."  

Falar do quão genial era suas letras. Bobagem. Isso é fato, prova disso é o lançamento de um livro,“Como se não houvesse amanhã”, da editora Record (R$ 32). Nele, 20 autores diferentes recriaram, na forma de conto, as canções da Legião Urbana. Falar que se Renato compussese em inglês teria sido o New Bob Dylan é especulação, tal como falar o mesmo de Machado de Assis na literatura de romance. Mas que se a verve se mantivesse na lingua inglês um e outro teriam sido considerados os maiores do mundo em todos os tempos, teriam. Poderia falar de tanta coisa. Mas prefiro ouvir as músicas e deixar vocês com o próprio Renato em frases e pensamentos:

...Quero ter alguém com quem conversar. Alguém que depois não use o que eu disse contra mim...


Tenho saudades de tudo que ainda não vi
Quando Você deixou de me amar aprendi a perdoar e a pedi perdão. Aos 29 anos resolvi viver
 É a verdade o que assombra, o descaso o que condena, a estupidez o que destrói...

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar nos sonhos que se têem
ou que os seus planos nunca vão dar certo
ou que você nunca vais ser alguém...

... Aqui no Brasil, nós somos alegres mas nós não somos felizes. Existe toda uma melancolia e uma saudade que a gente herdou dos portugueses e que a gente ainda nem começou a resolver. A gente não sabe o que é esse nosso país.

 Quando querem transformar
Dignidade em doença
Quando querem transformar
Inteligência em traição
Quando querem transformar
Estupidez em recompensa
Quando querem transformar
Esperança em maldição:
É o bem contra o mal
E você de que lado está?


desde pequenos nós comemos lixo
comercial e industrial
mas agora chegou a nossa vez
vamos cuspir de volta todo o lixo
em cima de vocês!
Somos filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola



Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim, que deve ser?
Vamos fazer nosso dever de casa
Aí então, vocês vão ver!
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema
Com as suas leis!

 Quando se aprende a amar,o mundo passa a ser seu.

 Triste coisa é querer bem a quem não sabe perdoar...

 O céu já foi azul, mas agora é cinza / E o que era verde aqui já não existe mais

 Nunca, Nunca, Nunca deixe alguém te dizer que aquilo que você acredita é babaquice, que de repente o teu sonho não vai dar certo...

 Às vezes nem me preocupo tanto comigo... Mas há pessoas que amo e não quero vê-las sofrer

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.

 Disciplina é liberdade;
Compaixão é fortaleza;
Ter bondade é ter coragem.


Enquanto a vida vai e vem
Você procura achar alguém
Que um dia possa lhe dizer
-Quero ficar só com você
Quem inventou o amor?


E mesmo sem te ver





Desenho toda a calçada
Acaba o giz, tem tijolo de construção
Eu rabisco o sol que a chuva apagou
Quero que saibas que me lembro
Queria até que pudesses me ver
És parte ainda do que me faz forte
Pra ser honesto
Só um pouquinho infeliz



Mas tudo bem
Tudo bem, tudo bem...
Lá vem, lá vem, lá vem
De novo
Acho que estou gostando de alguém
E é de ti que não me esquecerei
Está tudo bem, tudo bem...
uh...uh...

Quem pensa por si só é livre e ser livre é coisa muito séria.

Só para sentir no sangue o ódio que Jesus lhe deu (...) não entendia como a vida funcionava discriminação por causa da sua classe e sua cor.




Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim?

 Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo. Quem roupou nossa coragem? Tudo é dor. E toda dor, vem do desejo de não sentir-mos dor...

Não preciso de modelos
Não preciso de heróis
Eu tenho meus amigos

Este é o nosso mundo.

O que é demais nunca é o bastante,a primeira vez e sempre a ultima chance.

Ainda que eu falasse a lingua dos homens, e falasse a lingua dos anjos, sem amor, eu nada seria.

Sei que às vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas?


vocês dizem que eu tenho a resposta eu não sei qual é a pergunta!

Dissestes que se tua voz tivesse força igual a imensa dor que sentes, teu grito acordaria não só a minha casa, mas a vizinhança inteira.

Um por todos e todos por um

Mas parece que é cada um por si
E Deus contra todos
Tem gente que gosta de machucar os outros

Vamos celebrar a estupidez humana

A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação
Celebrar a juventude sem escolas
Crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar eros e thanatos
Persephone e hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade
Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e sequestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia e toda a afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias:
É a festa da torcida campeã
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos o hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão
Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer da nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso
Com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção

Venha, meu coração esta com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça:
Venha que o que vem é perfeição...



Mentir pra se mesmo é sempre a pior mentira.

Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre, sem saber que o pra sempre, sempre acaba.


Nem os santos tem ao certo a medida da maldade. Há tempos são os jovens que adoecem.

Força Sempre.

Nenhum comentário: