sábado, 3 de outubro de 2009

Rio 2016

O Rio-2016 e a liberdade de opinião
" Para tristeza dos xiitas, dos que imaginam que os outros sejam tão sabujos como eles são, a discussão em torno da candidatura do Rio para ser sede da Olímpiada de 2016 está sendo exemplar.
Digo e provo.
Eu, por exemplo, sou contra e torço para que daqui a pouco o mundo saiba que a Olímpiada será em Madri, embora deva ser em Chicago.
Terei uma grande surpresa se der Rio, a cidade incomparavelmente mais bonita entre as quatro candidatas, mas num país que nem sequer tem uma Política Esportiva, razão pela qual não merece sediar os Jogos Olímpicos.
Para não falar em superfaturamentos e coisas do gênero.
Mas esta não é posição do Sistema Globo de Rádio ou das Organizações Globo, que apoiam o Rio-2016.
Assim como a "Folha de S. Paulo", ontem, fez editorial apoiando o Rio, mas publicou, em sua primeira página, uma chamada para minha coluna, cujo título era "Nem Rio, nem Brasil".
Se o Rio vencer, não vou ficar triste, e vou me preparar para fiscalizar e cobrar todas as promessas.
Se o Rio perder, não vou ficar feliz, e vou continuar a cobrar uma Política Esportiva que permita, um dia, que o Rio seja sede da Olímpiada.
Comentário para o Jornal da CBN desta sexta-feira, 2 de outubro de 2009."
A passagem acima, é um daqueles raros momentos em que Você para e pensa queria ter escrito algo assim sem por nem tirar. O Juca Kfouri disse tudo. Mas preciso ir além. Uma vez que este blog se posicionou contra a candidatura do Rio e inclusive dedicamos alguns posts a respeito. Aliás faço um reparo, ao contrário do Juca, inesperadamente fiquei muito chocado e chateado- é verdade- não escondo fiquei pessoalmente chateado com a vitória do Rio. Explico, na quinta-feira (um dia antes da escolha) recebi uma carta (através de e-mail) da pró-reitora de pesquisa da UEMG que em um texto lacônico comunicava aos professores bolsistas desta instituição que devido a grave crise financeira o Governo de Minas Gerais determinara o corte das bolsas de pesquisa e extensão. Rápida passagem - os mineiros não se cansam de ver, ler e ouvir o governo de Minas canta em prosa e verso sua competência administrativo-financeira através do seu maldito choque de gestão. Como assim agora falta dinheiro (no caso bolsas de 500,00 reais para professores mestres). Só não falta dinheiro para publicidade mentirosa e para a obra faraônica tão bem denominada neveslandia de 1 bilhão, disse 1 bilhão de reais (Vc já leu a respeito aqui no Blog).Entendem a ironia - não vou aqui nem entrar nas questões sócio-políticas pois já encaminhei minha ira aos que devem recebe-la - no mesmo dia o Sr. Governador do Estado de Minas Gerais o privatista neo-liberal e mauricinho Aécio Neves assinara um Decreto liberando 22 milhões de reais para obras no Estádio Arena do Jacaré em Sete Lagoas (já escrevi sobre isto aqui no blog), estádio este que funcionará durante as reformas do Mineirão. PERCEBEM O MOTIVO DA MINHA TRISTEZA, DE VERDADE DÁ VONTADE DE CHORAR, NÓS PROFESSORES SOMOS TRATADOS COMO MOLEQUES E OS EMPREITEIROS...É ISSO A FARRA VAI LONGE COM O NOSSO DINHEIRO RIO 2016, COPA DO MUNDO ....
*************
No entanto, como sei separar as coisas entendo o choro do Lula. Entendo essa sua vitória pessoal. Entendo o genuíno sonho dele de nos transformar em um país respeitado internacionalmente, entendo e louvo a sua atitude no sentido do verdadeiro Jesus, o de Nazaré e não o Cristo das Igrejas de ao tomar um tapa na cara, dos mais feios e medíocres que já vi ao ser vaiado - injustamente diga-se de passagem - já que salvara o Rio 2007 do fiasco tenha dado o outro lado da face e mostrado sua grandeza ao lutar pelo Rio. Feito o elogio para que não se esqueçam continuo um anti-lulista de esquerda.
*************
Estou com o professor Zimerman da Unicamp que disse "Eu entendo a opção do governo brasileiro como meio de propaganda, de projetar uma imagem mais favorável do próprio Rio, das repercussões econômicas para o turismo. Mas o custo é muito elevado (...) O Brasil tem outras prioridades e carências sociais para serem resolvidas, como educação, saúde, esporte para todos, habitação. (...) O professor da Unicamp cita ainda a poluição da Baía de Guanabara, onde serão realizadas provas de iatismo. “Por que não despoluir para o cidadão comum? Vamos despoluir temporariamente para provas de vela?”
**************
Já que somos olimpicos, que tal esse e-mail:
From: Tati Neiva
Date: 2009/10/1Subject: Brasileriro Senior de Judo:
Caras (os) amigas (os),
Como todos sabem, venci a seletiva para representar Goiás no Campeonato Brasileiro Sênior que acontecerá em Vitória-ES entre os dias 16 e 18 de outubro de 2009. Sei que Sozinha não vou conseguir reunir todos os recursos necessários para custear todas as despesas dessa viagem. Assim sendo, estou buscando ajuda com vocês. Acredito que se cada um colaborar com o que puder, sei que posso ir à essa importante competição. Quem puder ajudar vou ficar imensamente grata.
Os meus dados bancários são:
Caixa Econômica Federal
Agência: 2079 op. 013
Conta Poupança: 650575-7
Não esta sendo nada fácil fazer está campanha, porém a única forma que achei de participar deste campeonato. Como todos sabem, a busca por patrocínios é muito difícil e desleal, muitas das vezes que corri atrás só recebi não como forma de ajuda. Então AMIGAS (OS), porém foi à única maneira que achei para seguir em frente com meus objetivos.
Desde já, obrigado a todas (os),
Tatiana Pereira Neiva
************
É isso ai nós vamos gastar rios de dinheiro (e esse não é o problema e sim seus desvios, superfaturamentos, trambiques e malandragens de todas as ordens) para os outros fazerem a festa. Poderá um país que não subvenciona uma judoca de nível internacional!!!!Pior no Brasil existe uma bolsa atleta no valor de 750,00 reais. Isso mesmo esse vultuoso valor. Ficou assustado. Fica não bobinho o pior é que para receber tal quantia por um ano Você precisa ser um atleta de elite, ou seja, em alguns casos ser campeão brasileiro. Qualquer explicação só atrapalharia a informação.
*************
Agora nos resta o trabalho hercúleo e quase impossível de fiscalizarmos os gastos de ambas as farras. Algo em geral difícil mas neste caso praticamente impossível com o declarado conflito de interesse entre mídia e empresas promotoras, que na verdade são as mesmas, pasmem!!!! Tudo tende a piorar. Com excessão da ESPN que pratica jornalismo e, somente jornalismo, todos os demais órgãos de imprensa confundiram jornalismo, com promoção e torcida. Como é parte da farra dificilmente irá denunciar os seus excessos.

Nenhum comentário: