sexta-feira, 13 de março de 2009

De volta e o judiciário

Falta de tempo + crise de criatividade = 8 dias sem postagem, com quase certeza o mais longo período de não postagem na história desse blog (logicamente que estou abstraindo os períodos de trabalho antropológico de campo, pois nessas épocas fico até 30 dias sem postar por justa causa já que não temos acesso a net as vezes nem mesmo a eletricidade).
Para não dizer que não escrevi nada, essa semana o judiciário justo, o pleonasmo aqui é necessário, até porque Erhlich, Geiger, Gurvitch, Weber, Pontes de Miranda, Boaventura Sousa Santos entre outros já nos mostraram que de justo a justiça só tem mesmo a proximidade linguística (que dizer falar isso eles não falaram - isso é uma leitura livre e licenciosa) absolveu uma série de ...digamos assim tucanos acusados de irregularidades na privatização do sistema telebras. Viva a justiça brasileira sempre lenta, falha e elitista, enquanto isso hoje recebi minha conta Telemar....que dizer Oi...que dizer Oportunity...que dizer qualquer coisa nessa salada ....Para quem não se lembra tal processo adveio da publicação de conversa de vários ministros do governo FHC com o conhecimento e consentimento do mesmo em que eles armavam para que a Telemar fosse vencedora do leilão de privatização. Era a época em que ministro se orgulhava de andar no limite da ilegalidade. Segundo o blog do Fred "com o conhecimento do então presidente Fernando Henrique Cardoso, Mendonça de Barros, Lara Resende, Pio Borges, além de Jair Bilachi (ex-presidente da Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil) e Pérsio Arida (ex-sócio do Opportunity) se articularam para tentar garantir que o Opportunity, que comandava a Telemar, disputasse a compra da Tele Norte Leste.". O melhor mesmo, a cereja do bolo foi a frase de Medonça de Barros comemorando a absolovição "a decisão vai se tornar jurisprudência sobre como deve agir o agente público em todo processo de venda de ativos". Faz sentido.
*****
Já que estamos no campo do Direito e cada vez ando mais por essas searas, tive um artigo que faz um debate sobre a questão quilombola, a constituição federal de 1988 e a relação antropologia e direito aceito para publicação em uma revista acadêmica.
*****
Ainda nesse campo lembram-se do Caso Madoff: Bernard Maddof deu um golpe de US$ 65 bilhões no mundo. Foi preso, pagou fiança de 10 milhões de dolares para ficar em liberdade. Menos de um ano depois de descoberto foi preso de novo. Ontem houve uma audiência e ele saiu de lá algemado até uma cela pequena. O juiz distrital Denny Chin considerou que Madoff poderia fugir, já que é prevista uma pena de 150 anos para ele. Como deve ser ruim morar nestes países atrasados e pouco civilizados.
*****
Para finalizar o ralo que a justiça se encontra vamos a listinha Daniel Dantas (que como bem previu a Revista Carta Capital um dia seria "O Dono do Brasil". A listinha é de autoria de Paulo Henrique Amorim em seu blog
. Desmoralizou o Supremo Tribunal Federal.
. Por extensão, desmoralizou a Justiça brasileira, que só prende ladrão de galinha, como diz o Senador Pedro Simon.
. Desmoralizou o Conselho Nacional de Justiça, que se tornou uma extensão do arbítrio do Presidente Supremo do Supremo.
. Fechou a Abin.
. Desmoralizou a Polícia Federal.
. Desmoralizou o BNDES.
. Desmoralizou a CVM.
. Desmoralizou a Anatel.
. Desmoralizou o Congresso, onde só Pedro Simon se levanta para pôr a mão no câncer.
. Desmoralizou o Congresso, que monta CPIs de fancaria para desqualificar e humilhar os investigadores e beneficiar o investigado.
. Desmoralizou o PiG (*), que se tornou cúmplice do Golpe de Estado de Direita, desfechado quando Dantas entrou em cana.
. Desmoralizou o Presidente da República, que se deixou chamar às falas pelo Supremo Presidente do Supremo; assinou a patranha da BrOi, na esperança (vã) de calar a boca de Daniel Dantas com US$ 1 bilhão; demitiu pessoalmente dois servidores públicos íntegros – Protógenes Queiroz e Paulo Lacerda; e mantém como Ministro da Justiça um subserviente que ratifica, sempre que pode, a tese da defesa de Daniel Dantas: a Operação Satiagraha não presta.
. Por que Dantas tem tanto poder, amigo navegante ?
. Porque ele comprou o Brasil.
. O recibo está nos 12 HDs que a equipe do ínclito delegado Protógenes Queiroz apreendeu atrás da parede falsa do apartamento de Dantas.

Nenhum comentário: