domingo, 26 de setembro de 2010

Como votarei



Tenho escrito pelo menos um texto semanal aqui para o Blog, sempre aos sábados ou domingo. Nesta semana acabei por antecipar este texto, publicando-o na última quarta-feira.



Encontro-me hoje com tanto assunto, mas ao mesmo tempo sem muita paciência para debatê-los. Poderia falar das eleições em Minas, mas estas andam tão desanimadoras. Fazer o que NE. A candidatura imposta de Hélio Costa patina e, não pdoeria ser diferente, como lembrou um dia desses, meu amigo e colega pesquisador Alexandre Sampaio: seria necessário que minimamente o Hélio tivesse um norte. Ou ele é oposição ou ele é situação, mas fica nesse sopra e morde. Concordo com o Alex este é o pior dos mundos. Pior porque joga no colo de um ilustre poste o governo do Estado. Já disse aqui e alhures que me preocupa demais a morte da política, pois só deste modo posso entender que, primeiro os belo-horizontinos e agora os mineiros colocaram em seus executivos ilustres desconhecidos, na base do só porque os donos do poder mandaram. Uma pena a decisão caso haja mesmo em primeiro turno, perde-se a democracia, perde-se os mineiros que de novo ficarão distante de um necessário e sadio (pois dentro das regras) debate sobre o que queremos para Minas. Já repararam que apesar (e bota a-pesar nisso) de toda a propaganda e censura jamais se teve nestes últimos 08 anos um programa claro de governo. Qual foi a linha deste governo, qual a grande política (e não vale obras, ainda que elas sejam importantes) que restara do período Aécio? Alguns dirão o choque de gestão e o Minas para Resultado. Realmente, e aqui sem entrar no mérito discursório e ideológico destes programas (pois ai mostraria meus descontentamentos) é pouco é muito pouco que um governo seja marcado somente por um ajuste burocrático. Ora tal ajuste em um Estado que possui uma Escola de Elite para Administração Pública é dever de oficio.



Por fim e a muito contra-gosto deverei aderir ao voto útil, ao voto necessário para um segundo turno. Um voto que permita que no segundo turno o candidato Hélio Costa possa efetivamente assumir um compromisso com bandeiras históricas dos movimentos sociais. Fica assim então para Presidente vou de Plínio 50, para governador de Vanessa 16 ou Hélio 15 (aqui toda a torcida para os votos úteis pelo segundo turno, ainda que a tendência seja pelo voto útil para terminar logo “essa chatice” e ai o Anastácia ...) para deputado federal pela coerência, dignidade, honestidade e compromisso com as questões dos direitos sociais e humanos, voto em quem sempre votei, vou de Sérgio MIRANDA 1212, no restante para estadual e nos dois senadores resta o voto na esquerda ideológica, seja PSOL seja PSTU.

Nenhum comentário: