domingo, 4 de julho de 2010

Sobre a Copa

Sobre a Copa em poucas palavras. Isso se eu conseguir:

Sobre as semifinais: muito equilibradas, tudo pode acontecer. Se pensarmos em tradição a menos cotada seria a Espanha. No entanto, se pensarmos em termos de elenco (individualmente dizendo) inverte-se e a Espanha seria a mais cotada pelo menos na minha visão. Mas se pensarmos em eficiência, ou seja, um futebol pragmático de 1X0 ou 2X1 seria a Holanda. No entanto, no conjunto, na tática, na técnica e mesmo em valores individuais seria a Alemanha, que tomou em minha opinião e em minhas análises o lugar da Espanha que era a seleção que jogava mais bonito, mais eficiente e com os melhores valores individuais. De todo modo pessoalmente simpatizarei pela Holanda e na outra semifinal vou somente fruir (espero eu) o grande futebol da final antecipada.

Sobre o Brasil: tudo previsível, aliás, quem tem feito as melhores análises do Brasil são os europeus. E sejamos francos para além de uns poucos loucos e fanáticos e dos hipócritas (do marketing) como disse o Tostão a seleção brasileira nem mesmo nos emociona a ponto de sentirmos a eliminação. Justa eliminação, vida que segue pelo menos sem tanta folga desnecessária.

Sobre o Paraguay: foi um azarado do sorteio se tivesse caído na trajetória do Uruguay, sei não acho que o Paraguay teria eliminado tal qual o Uruguay: Coréia, Gana e acho que o Paraguay poderia parar a Holanda. Pena que o caminho foi o mais difícil.
Sobre o Uruguay: sem querer desmerecer, mas para mim o Uruguay só esta onde esta porque teve um caminho fácil e de times sem experiências e que amarelam na hora H.
Sobre o México: outro da turma azarada caiu no grupo do anfitrião o que já era difícil e cruzou com Argentina. Tivesse cruzado com umas outras 10 ou 11 seleções teria passado o México.

Sobre a Argentina: outra do mais do mesmo. Mais que previsível meio-campo e ataque fantástico (olha o banco deles) e defesa sofrível. Ruim, ruim, muito ruim, quase inacreditável ter uma defesa tão ruim. E da serie eu disse(isto antes do mundial) a defesa da Argentina é tão medonha como a do Cruzeiro, mesmo quando joga muito, muito bem toma uns 2 gols e no nosso caso o goleiro salva, no deles nem isso. A única coisa que lamento é a ironia dessa defesa tão ruim. Com isso os idiotas de plantão já começaram a detonar o sistema ofensivo do Maradona. Pena, desde os anãos 60 não víamos uma seleção no maravilhoso esquema 4-2-4 com variação para 4-1-5. Talvez o grande erro do Maradona foi não ter convocado o Cambiasso, estava jogando muito na Inter e poderia ser improvisado na zaga ou mesmo sero tal 1 volante mais fixo.

Sobre Gana: pena que sentiu quando não podia. E não acho (antropologizando) que seja apenas algo simples. Me parece sim que os africanos nestes momentos sentem a carga de comentários negativos. Mas enfim apresentou alguns jogadores interssantissimos: como o Ayew (joga demais, fora do último jogo- suspenso) e mesmo o Gyan que perdeu o penalty.

Sobre o resto: em geral continuo achando uma Copa fraca. Com poucos valores que chamam a atenção mesmo entre os mais fracos. Nesta Copa não teve aquele cara que realmente encanta independente de sua seleção tipo um Hagi, Stoicovich, etc. Meus destaques ficam nestes casos mesmo para o Hamisik da Eslováquia mas já é mesmo o craque do Napoli. Para o Vittek do mesmo time mostrou sem matador. Não sei escrever o nome do camisa 10 da Eslováquia mas me pareceu o único 10, 10 clássico da Copa. E não vi muito alem disso.

Destaques dos times que foram melhor: Villa (se a Espanha for campeã) vai ser o craque da Copa 5 dos 6 gols espanhóis.
Sneider idem pela Holanda, mas sem má vontade não vejo esse futebol todo nele. Mas obvio é o grande armador.
Forlan que já jogava muito chamou a maestria do Uruguay, por um lado é bom ver o Uruguay com maestro (me lembra vagamente devidoa idade –já que o vi jogar fenomenalmente no finzinho da carreira o Príncipe Enzo Fracescolli- mas o príncipe ainda jogava muito mais). E Luis Suarez, outro que no Brasil o pessoal não conhece mas já era a 02 anos o principal jogador do Ajax da Holanda, ou seja, tem qualidade e agora virou o herói da Copa merecidamente.
Alemanha: nossa aqui a coisa complica.
Falar o que do Klose (que não entendo porque desde 2002 a imprensa brasileira tem birra) o cara tem 14 gols em 3 copas, descontando os jogos que ele não fez: tipo nessa Copa suspenso. O cara tem o fantástico score de 14 gols em 17 jogos. Com ele a Alemanha sempre fez os 7 jogos da Copa, vice, 3° e agora de novo entre as quatro primeiras.
Ozil todo cuidado é pouco pois é muito jovem, 21 anos, mas me parece estar nascendo o primeiro grande craque da década. Poderá fazer história. Jogador formidável grande líder da Alemanha campeãs juniores da Europa.
Miller: outro talento fantástico companheiro de Ozil de base. E só um detalhe para quem acompanha os jogos da Globo, quando um daqueles babacas falrem que o Miller nem joga ainda no Bayern desconsiderem os caras da Globo não vêem futebol europeu. O Miller joga tanto que ele é titularissimo do Bauyern (olha ironia para a Globo) foi o que mais jogou na temporada, foi o artilherio do time e olhem só barrou no time titular do Bayern ele mesmo Klose e Mario Gomez (ambos na seleção).
Schwesitager: ta escrito errado não faço a mínima idéia de como escreve mas sei que esse cara joga demais. Demais, já foi para mim o grande nome da Alemanha a 04 anos atrás com apenas 20 ou21 anos, aprimorou nos últimos anos. Foi para o Bayern como não teria posição no meio o Zé Roberto estava jogando demais se deslocou para ser volante. Craque completo.
Ainda destaque menor para Podolski, Khedira todos estes citados aqui com exceção de Klose pasmem com menos de 25 anos, ou seja, podem ainda umas duas copas.



Nenhum comentário: