sexta-feira, 14 de agosto de 2009

John Hughes se foi

A cerca de uma semana penso em escrever esse post. Que trata-se acima de tudo em uma homenagem a minha geração que emulou tardes e tardes assistindo clássicos deste diretor na Sessão da Tarde. No dia 05 de agosto, faleceu de enfarto em New York, John Hughes. Talvez o nome não diga muito, mas "Curtindo a vida a doidado" lhe é familiar? Por isso digo que homenagear Hughes é de certa forma homenagear minha geração e minha digamos passagem da infância a adolescência. A melhor definição do gênio de Hughes foi dada pelo crítico de cinema Ricardo Calil: Hughes era o Antonioni da comédia juvenil. "Mas a real é que ele foi um Antonioni da comédia juvenil, o diretor que transformou as angústias existenciais da adolescência em entretenimento de primeira."
Ele criou alguns dos filmes essenciais do gênero juvenil: “Clube dos Cinco”, “Gatinhas e Gatões”, "Mulher Nota 1.000″, “Antes Só do que Mal Acompanhado” e sobretudo a obra-prima “Curtindo a Vida Adoidado” homenageados e imitados à exaustão.
Enfim desde que soube da notícia lembrei de várias cenas desses filmes e me diverti ao perceber como nossa geração comparada a atual era ingênua. Diria mesmo boba. Nada de net e milhares de informações, nada de ficações a torto e a direito...como era divertido curtir a vida a doidado e isso significava uns beijinhos..oh inocência. Enfim nossa homenagem a Hughes.
Ps1: aqueles eram tempo tão inocentes pré-net, préTv a cabo que estes filmes foram sucesso no Brasil ainda no início dos anos 90, em alguns casos quase 10 anos após a produção.
Ps2: Hughes ficou milionário nos anos 90 quando foi produtor e roteirista da série Esqueceram de Mim, do qual assumo ter assistido no Cinema (de rua que não existe mais, menos mal, que nesse caso depois de um tempo fechado esse antigo cinema se tornará um Centro Cultural do Sesc) Esqueceram de Mim 2 com o ótimo Macaulin Calkin (num sei como escreve o nome dele, mas que o moleque era bom era).

3 comentários:

Daniel disse...

Putz, agora percebo que esse cara foi responsável pela diversão em muitas de minhas tardes... Justa homenagem.

Carlos Eduardo disse...

pois é...quase que te citava nominalmente no post..mas resolvi tirar...mas por isso remeti a questão de geração...

Yuri disse...

Olá....pode enviar o teu e-mail para que possamos conversar sobre a questão do sindicato dos sociólogos?? o meu e-mail é polizmani@yahoo.com.br...sou aluna do curso de ciências sociais....estou terminando o trabalho de conclusão do curso...mande um e-mail e passo os relatos pra ti....obrigada
Céu