sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A versão pelo fato

Retomando e retornando depois de meses a este espaço o textinho abaixo. Espero a partir do ano que vem retomar inclusive de maneira mais organizada e direcionada este espaço.

A imprensa brasileira é muito estranha. Será mesmo?

Bom a imprensa brasileira somente reproduz algo que acontece na imprensa universal. Talvez a daqui por uma série de vicissitudes aja de maneira mais irresponsável. Seja como for, não deixa de ser interessante ver as estripulias da mesma.

Como sou opositor deste governo. Como discordo deste governo que ai está. Sempre a esquerda minha oposição e discordância mas sempre uma discordância muito clara e firme penso que nesta posso dar um pitaco, pois ao contrário de 90% da blogosfera não estou no Fla-Flu não sou nem governo e nem oposição desconstrutiva de direita ao mesmo.

Exatamente desta posição que vejo com um certo ar de graça e com um certo lamentar o comportamento da imprensa, que de fato, não encara os verdadeiros problemas do atual governo, afinal este governo acima de tudo, atende aos interesses dos financiadores desta mesma mídia, mas por uma questão muito mais de rancor e de inveja necessita a todo custo tentar desestabilizar o governo. Bom por detrás deste rancor e da inveja temos algo mais sugestivo a retomada do poder pelo grupo do qual esta mídia faz parte. Dito isto temos duas notícias alvissareiras esta semana:

1- Um lote de vazamentos do Wikileaks aponta para uma série de conversas entre jornalistas brasileiros e embaixadores ou funcionários da Embaixada norte-americana. Os mais apressados aqueles que comem cru saíram desabotadamente e esbaforido a gritar contra os jornalistas os tratando como delatores. Grande bobagem. Embaixador tem como uma de suas funções recolher o máximo possível de dados e neste caso é uma questão óbvia consultar jornalistas. O problema é de duas ordens outras. A primeira é tratar estes jornalistas como formadores de opinião. Bom aqui deveríamos debater se a função de jornalista é ser formador de opinião e dois debatermos se de fato formam opinião. Tirante disto o resto é besteira como aliás boa parte das análises feitas pelos jornalistas formadores de opiniões todos eles em geral muito alienados para usar uma palavra de antigamente. Mais grave me parece são os menos alienados e ai descobrimos, por exemplo, que o jornalista Fernando Rodrigues disse corretamente ao embaixador norte-americano que o TCU é aparelhado pela oposição demo-tucana e não é isento. Ora esta ai uma análise correta a pergunta aqui então não é o encontro entre Rodrigues e o embaixador e sim porque tal informção nunca apareceu em sua coluna na F. de S.Paulo. Eis ai o drama da imprensa brasileira.

2- O segundo fato é a demissão de Orlando Silva, que o Ministério dos Esportes é um foco de corrupção todos sabem. E disto até o reconduzido procurador Geral do MPF um bobalhão que em sua doçura com o atual governo e com o anterior lembra os piores momentos do engavetador Geral da época FHC teve que reconhece e apresentar uma denuncia ao STF. Que para além da corrupção o Ministerio é extremamente mal administrado os muitos exemplos comprovaram. Que a soma disto tudo é motivo justo de demissão idem. Mas é muito grave que no fundo a razão real tenha sido a denuncia de que o Ministro seja Le próprio e para fins pessoais corrupto. Ora esta é denuncia muito séria e sem prova é calunia. Pois bem a imprensa irresponsavelmente alimentou e manteve esta história. E qual seja como se diz no interior, logo após o pedido de demissão do ministro, eu vi. Ninguém me contou eu vi na Globo News um repórter dizendo que as posturas do ministro demissionária desagradavam a CBF e a Fifa e outros lobbys. Ora bolas segundo este jornalista a saída do ministro era comemorado por estes. Ora, ora, ora esta era informação imprescindível de ser dita. Mas o descalabro da mídia chegou a tal ponto que na comemoração de seu feito a saída do ministro se ousa contar inclusive a estratégia. E neste mesmo canal mais tarde a notável Dora Kramer aquela para quem os males brasileiros se iniciaram em 2003 e notável opositora pelas razoes erradas do atual e do governo anterior com cara deslavada disse na mesma Globo News tudo indica que o ministro que saiu seja pessoalmente honesto, dificilmente apareceram provas de seu envolvimento pessoal e coisas do tipo. Ora então porque isto não foi dito as claras pelo órgão que ela trabalha. Seria difícil dizer apesar de pessoalmente limpo, o atual ministro é incompetente e leniente com possíveis corrupções o que o torna passível de demissão. Mas não no fla-flu que virou a mídia é normal se esconder o fato e se dar a versão.

Nenhum comentário: