sábado, 29 de maio de 2010

Músicas, músicas, músicas

Corte quando eu mandar capinar. Samba do Mirere, samba do Mirere, samba do Mirere cajuê...
Esta Elza Soares é metonimica. Qual é, qual é. Tem excelentes profissionais, mas tem aquele metonimicos, por isso não humanos!!! Pelé não jogou futebol Pelé é o Futebol. Elza não interpreta ela é a própria Música. Ponto. Assim, assim, assim. Elza é metonimica pois não é humana é música, tudo em Elza é suingado. Privilegiados nós que podemos ouvir Elza!!!! Desnecessário já que insignificante diante da arte de Elza a BBC ter considerado-a a voz do século.
*****

Ja que suinguei pela enésima vez, aqui neste blog, MPB - Música Preta Brasileira, sempre que ouço novamente me emociono mais uma vez. Disco essencial, se tivesse só produzido este disco Sandra de Sá já mereceria figurar entre as maiores. Mas ela produziu mais outros pertados. Viva o disco MPB. Suingue, balanço, suor, lagrimas, sangue, raça e amor.

Sou criolo preto brasileiro...bora lá para quadra, bora lá pro baile.

Hoje eu peguei pensando em Você. Te amo e não te amo (...) Te amo e nem sei como amo. Doi no coração (...) Te amo e não quero te amar.

Seus olhos /Ao invés de verdes / Deveriam ser vermelhos, incandescentes, Na mão, ao invés de uma rosa
Você deveria ter um tridente /Sua voz é tão suave/ Quando deveria ser mais arrogante /Vadiando na minha cabeça /Não me deixa um só instante /Mas eu vou lhe guardar / Com a força de uma camisa /Me despir do pavor (...)

Um grande disco de amor, de todos os tipos. Por que a sua voz fala tanto para mim, com você tudo fica melhor, se Você perceber (...) vai ser a minha vez de ser feliz. Em uma voz, em um balanço, com um suingue e acima de tudo uma verdade (como p.ex. quando Sandra chega ao choro em uma das interpretações) que torna algo que em outras circunstâncias seria vulgar em algo sublime.
*****

Menos suingue mas a mesma genialidade dos citados acima: Tom Zé -No JARDIM DA POLÍTICA -AO VIVO . Tom Zé é genialmente o maior cronista musical do Brasil. Título reforçado com a saída de Chico Buarque deste ramo. Neste disco, já de um tempo atrás mas sempore atual,  Tom Zé nos brinda com uma aula de filosofia, ciência política e sociologia aplicada ao caso brasileiro. Assim com Tom percorremos o universo do boia-fria, da hiper valorização da alienação da mercadoria em seu significante universal o dolar, passamos pelo marcha partido, pela classe operária e entendemos um pouco de um tal discurso a favor da liberdade. Bravo Tom que No Jardim da Política nos ajuda a entender um pouco da miséria da política nacional.

domingo, 23 de maio de 2010

A ausência de um projeto nacional

Como é sabido ando afastado deste blog, são os deveres de ofício, que nestes meses tem sugado todas as minhas energias. No entanto, penso que estou próximo de voltar a certa normalidade. Quem sabe a normalidade de pelo menos sobrar um tempinho para prosear por aqui no blog. Assim sendo, hoje trago uma visão política que andei matutando nos últimos dias.
Política

Ando cada vez mais – não é desiludido o termo, pois que desilusão já é concessão ao pensamento dominante - impressionado com a ausência de um debate sério sobre um Programa de Desenvolvimento para o país. Percebam temos a julgar pela mídia – que insiste em esconder os demais candidatos – 03 candidatos. Em uma locução: são mais do mesmo. Impressionante qual a diferença real e não cosmética entre Dilma, Serra e Marina, esta última então é a grande decepção do certame (sobre isso já escrevi aqui no Blog) ela realmente anda exagerando, veja que, hoje ela esta a direita do Serra (disse Marina, p. ex essa semana que o maior acerto do presidente FHC foram as privatizações que ela não se oporia a nenhuma ainda que conteste as formas éticas de sua condução). A VERDADE É ESSA. E que me desculpem os que a apóia, lógico que um governo Marina seria infinitamente melhor e mais justo que um governo Serra (PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO CAMPO DOS DIREITOS INDIVIDUAIS, NESTE CASO MARINA É UMA CONSERVADORA ESCLARECIDA, O QUE SE CHAMA DE LIBERAL NOS EUA, por isso em seu governos minorias teriam vez e voz, e mesmo temas tabus poderiam ser debatidos e discutidos), no entanto, estou analisando as falas da candidata e nelas, o programa econômico de Marina se encontra direita de Serra. Assim sendo temos 03 candidatos de um projeto único, o capitalismo de tipo liberal, tudo bem digamos assim os 03 candidatos enterraram as versões mais radicais do neoliberalismo, mas no fundo são todos a favor do desenvolvimento conservador capitalista. Dilma então mereceria um capitulo a parte, que não faremos neste momento. Mas digamos assim Dilma encarna a perfeição, aquilo que os bons e antigos C. Políticos tão bem denominavam de conservadorismo econômico com investimento social.

Estava a refletir sobre isso estes dias e comecei a achar que estava sendo injusto, resolvi pesquisar então e veja, o que achei na Carta Maior: uma matéria onde eles entrevistavam lideranças (do que a Carta Maior – com seu imenso lulismo- considera de esquerda, como o balaio de gato era muito grande e quase todos tinham a mesma opinião demonizadora do Serra e beatificadora da Dilma. Resolvi considerar somente a opinião de lideranças dos últimos 03 partidos de esquerda do país (os grifos são meus).


Ivan Valente (Psol) – Não há, até o momento, uma disputa de projetos, mas sim diferenças tópicas no mesmo projeto político de continuidade, em essência, do modelo neoliberal. A política econômica não está posta em questão, os fundamentos ortodoxos de corte dos gastos públicos, aumento de juros e liberdades totais de movimento de capitais farão parte tanto do programa da candidatura governista quanto da oposição de direita. O monumental impacto do pagamento de juros e amortizações da dívida pública para a área social não serão debatidos.

José Maria de Almeida (PSTU) – O que está em jogo é o controle da administração do Estado, localização que permitirá ao vencedor definir as políticas econômicas, ou seja, qual setor da sociedade será privilegiado com a distribuição dos recursos do país. É preciso registrar que as duas alternativas que se apresentam como favoritas na disputa eleitoral defendem o mesmo modelo econômico para o país. No governo FHC, privilegiaram-se banqueiros e grandes empresários, e no governo Lula também. Para os trabalhadores, como sempre, ficaram as migalhas das políticas sociais compensatórias.

Ivan Pinheiro (PCB) – Deveria estar em jogo um intenso debate sobre os grandes problemas nacionais, uma discussão ideológica, o confronto de projetos, a política externa brasileira, a integração da América Latina, a soberania nacional, a reestatização da Petrobras, a redução da jornada de trabalho, a reforma agrária e outros temas sobre o presente e o futuro do país. Infelizmente, as oligarquias e a mídia podem, com a força que têm, fazer desta eleição um par ou ímpar entre dois projetos de administração do capital, um capitaneado pelo PT e outro pelo PSDB. Há um risco de os candidatos desse campo, que disputam quem é mais eficiente para alavancar o capitalismo brasileiro, ficarem disputando qual mandato de oito anos (FHC ou Lula) apresentaram os melhores indicadores macroeconômicos.



Em minha opinião, as três lideranças de forma sucinta e sem firulas analisam a realpolitik. Vamos a ela, como lembra Ivan Valente em consonância com nossa opinião, não existe projeto alternativo. Existe a disputa pela paternidade e pela continuidade das políticas ortodoxas e ditadas pelo sistema financeiro. Em consonância com Ivan Valente, Zé Maria também reforça nosso sentimento de continuidade e chama a atenção, tal qual também, percebemos neste Fala-flu interminável e chato que virou a net que tamanha virulência neste momento, é necessária mas não pelo confronto salutar de idéias e projetos mas o que se busca é somente uma disputa comezinha pelo poder e suas benesses, que são tantas. E para arrematar, viva o velho Partidão, o outro Ivan o Pinheiro arremata a fala dos dois primeiros reunindo seus argumentos, reforçando-os e indo além ao lembrar que, o momento é mesmo desanimador, pois mesmo que na manutenção da política econômica poder-se-ia discutir pelo menos alternativas de nação, de país.

Para finalizar fica o amargo para nós de esquerda e a dura e necessária reflexão de que perdemos, ao menos momentaneamente a batalha, veja que é motivo de chacota- a verdade é dura- é motivo de chacota qualquer sugestão de uma alternativa, de uma disputa polarizada e ideológica. Aliás ideologia virou palavrório. O governo Lula entrará para a História como o governo que jamais na histõria deste país obteve tantos feitos. E obteve mesmo e são justo alguns dos louros que recebe, entrará para a História e isso não é pouca coisa como o governo que fez a maior inclusão da história (e isso ao contrário do que pensa as Vejas, Globos e Folhas não é algo menor muito pelo contrário) mas entrará também para a história como o governo que incluiu mas manteve a mesma taxa de desigualdade, pois que incluir não é diminuir distância entre classes e entrará sobretudo para nós como o Governo que esmagou e destruiu qualquer possibilidade de um outro modelo, hoje não temos mais discursos, debates, movimentos práticas, nem mesmo temos espaços nos meios modernos de debates. Estamos alijados somos como exilados em nossa pátria. Lula por isso realmente é o maior de todos os tempos, desde que, não insultemos a história e acrescentemos. O maior presidente conservador que tivemos o que não é pouca coisa, com Lula o sonho do bruxo Golbery se completou pena ele não estar vivo para assistir, o seu partido consentido, aquele que segundo Golbery seguraria as massas cumpriu o desígnio.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os convocados do Dunga

Tinha prometido não falar muito de futebol no blog e tenho cumprido. Uma média de um post a cada cinco meses. Volto agora ao tema pois a ocasião merece. Com ando sem tempo, visto que inclusive a ultima postagem foi a quase um mês, vamos sem delongas a lista do Dunga com meus comentários a frente (nestes comentários contém o nome dos que eu convocaria e não foram chamados):



Julio Cesar (Internazionale) – Merecidissimo é um dos melhores goleiros do mundo. No entanto chamo a atenção para algo comum a esta posição J.César vem tendo uma temporada abaixo do esperado tendo aliás falhado feio em alguns jogos.



Doni (Roma) – Discordo totalmente. Aliás nem sei como comentar a convocação de um jogador reserva, principalmente quando este é goleiro e para piorar perdeu a vaga para outro brasileiro. Ou seja nem mesmo a desculpa de perseguição por ser estrangeiro não cola. É a tal da coerência do Dunga que as vezes chega ser incoerente. Levario o Fábio disparado melhor goleiro em atividade no Brasil, aliás já viram como a mídia do eixo Rio-Sampa tenta negar esta obviedade. Mas o Victor também merecia até pela tal coerência que agora sumiu. Dois injustiçados.





Gomes (Tottenham) – Merecidissima, pouco se comenta no Brasil mas Gomes foi eleito duas vezes seguida (dois meses) consecutivo o melhor goleiro da Liga Inglesa. Detalhe na Liga joga o maior , eu disse o maior goleiro e o mais completo que já vi em minha vida Van Der Sar. ALém disso Gomes detém o recorde de goleiro com mais tempo sem tomar gol da Holanda e o de goleiro menos vazado da Europa em uma das temporadas no PSV.Foi bem convocado.



Maicon (Internazionale) – Melhor lateral-direito brasileiro e em ótima fase. Todos os lances vem dando certo. Merecidissima.





Dani Alves (Barcelona) – É bom ala, apesar de não defender tão bem.Merece pois joga em um timaço e se destaca.





Michel Bastos (Lyon) – Nenhum lateral-esquerdo convenceu. Poderia até levá-lo mas como reserva do Marcelo este sim vem jogando muito como meia no Real. Detalhe meia por meia, já que DUnga não chamou lateral esquerda pois ambos os convocados são meias.





Gilberto (Cruzeiro) – Sinceramente, e olha que é a palavra de cruzeirense fanático não levaria. Deve ter sido convocado pela falta de um dono para a posição, pela experiência e pode ser útil no meio





Lúcio (Internazionale) – Zagueirao. Dou o braço a torcer. Não me pergunte porque, pois nem eu sei mas sempre tive uma birra com o Lúcio. Birra mesmo. Mas dou o braço a torcer o homi esta jogando demais na Inter e como J. Cesar e Maicon sempre vai bem na seleção.



Juan (Roma) – Outro que sempre tive birra, continuo meio birrento com ele, tem vários problemas físicos, mas sabe jogar. Para sair do muro e por questão de gosto levaria o Alex do Chelsea que esta na lista stand by do Dunga..





Luisão (Benfica) – Não tem grife, mas é excelente.Zagueiraço.





Thiago Silva (Milan) – É bom, aliás muito bom, pena que acha que é Luizinho e as vezes se perde.





Gilberto Silva (Panathinaikos) – Merecido. Aqui discordo do bairrismo do Eixo sempre pegando no pé do Gilberto, foi fundamental em 2002 se salvou em 2006 e segura a atual seleção. Grande volante. Experiente e com maturidade.





Josué (Wolfsburg) – Dá turma não aceito e pronto.Tem jogadores mais completos,mais preparado, mais raçudo, mais forte, mais tudo. Levaria o Hernanes ou o Giuliano do Inter, Paulo Assunção do Atletico de Madri, ou o Sandro do Inter.





Felipe Melo (Juventus) – Não me empolgo nem um pouco, mas é homem de confiança e na seleção justiça se faça joga bem. Mas lembremos foi considerado um dos responsáveis pela Juventus ficar em setimo na Itália repito setimo seria como-se o Cruzeiro ou o Atletico em um campeonato mineiro de pontos corridos chegassem em setimo...imaginem...





Kleberson (Flamengo) – Dá turma não aceito e pronto. É reserva no Flamengo e não teve uma sequência com Dunga que justifique seu chamado. Ai se o técnico não fosse tão conservador ao invés de mais um volante levaria um meia: Ronaldinho qe nem merecia muito mas é diferenciado ou mesmo o Ganso.



Elano (Galatasaray) – É bom jogador, sabe passar, tem bom chute, bola parada. Foi bem convocado pelo que faz para a seleção.





Ramires (Benfica) – Fez uma temporada impecável pelo Benfica. Joga muito.Craque.





Kaká (Real Madrid) – Apesar da má fase, é indiscutível.





Julio Baptista – Foi reserva durante toda Lega Calcio. Não o chamaria. Na minha opinião, a vaga deveria ser do ALEX TALENTO.Mas voltando a terra poderia ser o Giuliano do Inter o J Wagner do S. Paulo que ninguem comenta mas é meia e joga de lateral esquerdo...





Robinho (Santos) – Ok, qdo estava mal era convocado agora esta bem tem que ir. mas não sou fã nao.





Nilmar (Villarreal) – Boa opção da turma que fez por merecer em campo.





Luis Fabiano (Sevilla) – Na seleção indiscuível.





Grafite (Wolfsburg) – Adriano não merecia mesmo ir. Nisso concordo com o Dunga tudo tem limite. Neste caso chamaria Kleber Gladiador, Tardelli, V. Love, Washgton antes do Grafite. Mas não é de tudo injusto, pelo menos é valente e com vontade. Se Fred estivesse inteiro, seria o nome. Mas os problemas físicos o atrapalharam.

A lista suplementar:





Alex (Chelsea) – Taria na minha lista principal. Destaca-se ainda como zagueiro Miranda e ALex Silva (que voltou) a dupla joga muito no S. Paulo.

Sandro (Internacional) – Bom volante. Outro que taria até na lista principal no lugar do Kleberson ou do Josue.



Marcelo (Real Madrid) – Outro que taria na lista principal.

Carlos Eduardo (Hoffenhein) – Bom jogador. Lembrança justa.

Paulo Henrique Ganso (Santos) – Tá ai a maldita incoerência o chama o cara ou não chama fica em lista de espera. Sei que vou polemizar mas neste caso não chamaria nem ele e nem o Neymar. Campeonato paulista é muito fraco para medir jogador para a Copa. Tem futuro.

Diego Tardelli (Atlético Mineiro) – Ótimo atacante. Outro que estaria na lista principal. Neste caso talvez não estivesse pois perderia a vaga para outro do mesmo nível.

Ronaldinho Gaúcho (Milan) – Outro que estaria na lista principal mas é bom tê-lo como uma carta na manga. Mas como Adriano este fez tudo para não ir.





Em linhas gerais, descordo do esquema do Dunga, do modo dele ver futebol. Mas reconheço em gerla, teve algumas excessões estrnhas aliás, ele é mesmo coerente. E é o tal do negócio de futebol resultado. Gosta num gosto mas o cara realmente ganhou tudo. Por isso mesmo em linhas gerias ele convocou certo. Lógico que certo dentro dos principios e visões dele. Deste modo sendo bem direto. Discordar, discordar mesmo discordo de Doni, J.Batista e Kleberson reservas absolutos, portanto, não poderiam ser da seleção do país e Josue que é muito fraco. Por questão de gosto também não levaria Felipe Melo, Juan e Gilberto mas entendo ele levar. portanto discordar mesmo só de 04 convocados.



Ps: para finalizar continuo meu protesto contra a elitização e privatização do futebol. Como um trabalhador e me incluo nesta - como educador- pode pagar 90 reais em um ingresso no Mineirão para ver o seu time.